sábado, 31 de maio de 2014

31 de Maio - Dia Mundial sem Tabaco

Se parar de fumar agora...
• após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal
• após 2 horas não há mais nicotina no seu sangue
• após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza
• após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor
• após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação sanguínea melhora
• após 10 anos o risco de sofrer infarto do coração será igual ao de quem nunca fumou, e o risco de desenvolver câncer de pulmão cai à metade.
• após 20 anos o risco de desenvolver câncer de pulmão será quase igual ao de quem nunca fumou.

Quanto mais cedo você PARAR DE FUMAR menor o risco de adoecer. Quem NÃO fuma aproveita MAIS a vida!

Quer parar de fumar? 
Participe do Nosso Grupo de Tabagismo. Marque a entrevista com a enfermeira da sua equipe, e nós o convocaremos para o grupo.
Depois da avaliação da enfermeira escolheremos o melhor tipo de tratamento, seja ele por reposição de nicotina (Chicletes, pastilhas ou adesivos) ou com a introdução de medicação antidepressiva (Bupropiona) para auxiliar no abandono à nicotina.

Campanha SEM TABACO, houve verificação do nível de monóxido de Carbono nos pulmões, entrevistas do tabagismo e um bate-papo sobre os malefícios do cigarro e meios para se parar de fumar.





quinta-feira, 29 de maio de 2014

Cartão Nacional do SUS



O Cartão Nacional de Saúde é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. 
Procure à unidade munido de seu RG e CPF, quanto às crianças menores de 16 anos, traga a Certidão de Nascimento. Ele é necessário para solicitar consultas e procedimentos no SISREG, Ultrassonografias, realizar o exame citopatológico (Preventivo) etc. 
NÃO PERCA TEMPO, FAÇA O SEU CARTÃO NACIONAL DO SUS.



Leia mais: Portal da Saúde - Ministério da Saúde

terça-feira, 27 de maio de 2014

Campanha Nacional de Doação de Leite Materno

O ministro da saúde, Arthur Chioro, lançou nesta quinta-feira (22), no Rio de Janeiro, a campanha nacional de doação de leite humano 2014. Com o slogan Quando você doa leite materno, doa vida para o bebê e força para a mãe”, a campanha deste ano tem como meta aumentar em 15% o volume de leite coletado no Brasil, ampliando o número de bebês beneficiados. Em 2013, o total coletado foi de 174.493 litros.“Faço um apelo às mulheres que passam pela experiência da maternidade e produzam leite, que procurarem um dos postos de coleta. Esta voluntária está fazendo um gesto de amor e solidariedade em benefício a outras mães que, infelizmente, não conseguem amamentar”, afirmou o Chioro.O Brasil reduziu em 77% a taxa de mortalidade na infância (menores de cinco anos), de acordo com o relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). No período de 1990 a 2012, o número de óbitos passou de 62 a cada mil nascidos vivos  para 14 mortes, nesta faixa etária. Com isso, o Brasil alcançou o índice de redução definido pelas metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM 4), em relação à mortalidade na infância, três anos antes do prazo estabelecido.
Leia mais em: Portal da Saúde - Ministério da Saúde

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Dia Nacional do Combate ao GLAUCOMA

Glaucoma é uma doença que acomete os olhos e é provocada pela elevação da pressão ocular. É uma doença que não tem cura e quando não é tratada pode levar à cegueira.
SINTOMAS: 
A doença pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma. Os sintomas só aparecem na fase mais avançada, quando a pessoa começa a esbarrar nas coisas, pois está perdendo a visão periférica (vê bem o que está na sua frente, mas não enxerga o que está dos lados). 
PREVENÇÃO: A melhor maneira de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Sendo uma doença crônica e sem cura, ele pode ser controlado com o uso de medicamentos apropriados que normalizam a pressão intra-ocular e impedem que a doença avance provocando a perda da visão.
Leia mais emBVS- Biblioteca Virtual em Saúde - Ministério da Saúde

domingo, 25 de maio de 2014

POSTO DE IDENTIFICAÇÃO CIVIL PARA MORADORES DE RUA


Cidadania para todos.

Parceria entre o Detran-RJ e a Defensoria Pública do #RJ oferece atendimento especializado para identificação civil de moradores de rua e pessoas em vulnerabilidade social. Unidade fica no Méier, na Zona Norte do Rio. Saiba mais: http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=2086416

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Queimaduras

Causas:

Agentes físicosTérmicos: líquidos quentes, gordura quente, ferro quente, vapor e através do fogo;Elétricas: corrente de baixa voltagem (eletrodomésticos), alta tensão e raio;Radiantes: resultam da exposição à luz solar ou fontes nucleares.
Agentes químicosSubstâncias químicas industriais, produtos de uso doméstico, como solventes, soda cáustica, alvejantes ou qualquer ácido ou álcalis.
Agentes biológicosSeres vivos: como por exemplos, taturanas, “água viva”, urtiga.

O que fazer:

Queimaduras térmicas
Causadas por líquidos e objetos quentes, vapor e fogo: Esfrie a área queimada com água fria (não use gelo, pois pode agravar a queimadura). Cubra a área com um pano limpo. Remova imediatamente: anéis, pulseiras, relógios, colares, cintos, sapatos e roupas, antes que a área afetada comece a inchar.

Queimaduras químicas
Causadas por contato com produtos químicos, como ácidos:

Enxágue o local por, pelo menos, 20 minutos em água corrente.
Remova imediatamente: anéis, pulseiras, relógios, colares, cintos, sapatos e roupas, antes que a área afetada comece a inchar.

Remova resíduo de roupa contaminada pelo produto, prevenindo queimadura em outras áreas.
No caso dos olhos terem sido afetados: enxágue abundantemente em água corrente até ajuda médica. Se usar lentes de contato, removê-las imediatamente.

Queimaduras elétricas
Causadas por corrente de baixa voltagem, como eletrodomésticos, alta tensão e raio:

Não toque na vítima.
Desligue a corrente elétrica.


quarta-feira, 21 de maio de 2014

A CAMPANHA CONTINUA

Fazem parte do grupo prioritário crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. Estes são os públicos mais vulneráveis a desenvolver a forma grave da doença.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Carioca Digital



CARIOCA DIGITAL é um portal único onde você pode acessar todos os serviços online oferecidos pela prefeitura do Rio de Janeiro. Basta fazer o seu cadastro para contar com inúmeras facilidades, sem filas, nem burocracia. 

Saiba mais sobre a agenda em espaços culturais da Prefeitura. Acesse o boletim de seu filho, se ele estuda na rede municipal. Verifique seu prontuário eletrônico no SUS. 
Solicite qualquer serviço da Central de Atendimento do Cidadão. Consulte o status de seu automóvel. Confira seus créditos no programa Nota Carioca.
Acesse: http://carioca.rio.rj.gov.br/

FAÇA SEU CADASTRO E APROVEITE MAIS ESSE SERVIÇO.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Grupo de Gestantes

Realizado hoje, dia 16/05/2014 às 10h. Grupo voltado para gestantes realizado pela Enfermeira Carla Gomes da Equipe Ribeiro Couto. A conversa foi sobre as fases da gestação, os mitos, o 
uso de substâncias teratogênicas e etc.









quinta-feira, 1 de maio de 2014

VENHA, AINDA DÁ TEMPO!


A vacinação contra a gripe continua! Confira o público-alvo:

► Pessoas com 60 anos ou mais 
► Mulheres no período pós-parto (45 dias)
► Crianças de 6 meses a menores de 5 anos 
► Gestantes
► Pessoas com doenças crônicas