terça-feira, 26 de novembro de 2013
sábado, 16 de novembro de 2013
ATUALIZAÇÃO DO CADASTRO DEFINITIVO
Não esqueçam de atualizar seus cadastros na Unidade. O cadastro definitivo é importante para marcações de consultas, exames, condicionalidades do Programa Bolsa Família e etc.
Forneça o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) ou no caso das crianças menores de 16 anos que não possuem o documento, o número da DNV (Declaração de Nascido Vivo) ao seu AGENTE DE SAÚDE, ou na recepção da Unidade. Contamos com a ajuda de vocês.
domingo, 10 de novembro de 2013
ESPOROTRICOSE
O QUE É A ESPOROTRICOSE?
É uma micose causada pelo fungo Sporothrix schenckii, que atinge animais e seres humanos e é encontrado na natureza, principalmente em plantas ou em terra rica em matéria orgânica.
COMO É TRANSMITIDA?
Geralmente através de ferimentos com espinhos, contato com terra, bicadas de aves, arranhões ou mordidas de gatos infectados.
PRINCIPAIS SINTOMAS:
No ser humano: Em geral, fica restrita à pele, onde se observa primeiramente uma lesão parecida com uma picada de inseto. Esta pode desaparecer espontaneamente ou aumentar de tamanho, mas podem surgir outras lesões, próximas à primeira. É comum ocorrer aumento de tamanho e dor nos gânglios linfáticos (íngua).
No gato: Manifesta-se através de lesões na pele que, em geral, têm crostas e são úmidas. Inicialmente, parecem ferimentos provocados por brigas. Os gatos geralmente contraem a doença durante o acasalamento ou disputando o território. Existe tratamento, que não deve ser interrompido.
No cão: Na maioria das vezes, surgem discretas lesões de pele.
COMO EVITAR A DOENÇA:
- Usar luvas na prática da jardinagem e quando manusear gatos doentes;
- Tratar e isolar os animais doentes e desinfetar o local com água sanitária;
- Os animais mortos devem ser cremados para evitar que pessoas e outros animais sejam infectados;
- Machos e fêmeas devem ser castrados, com o objetivo de diminuir suas saídas à rua.
Fonte: http://www0.rio.rj.gov.br/ijv/esporotricose.shtm
PARA MAIS INFORMAÇÕES: Centro de Controle de Zoonoses Paulo Darcoso Filho - Santa Cruz