Nos últimos dias tem sido veiculada pela mídia a importância da vacinação contra a febre amarela, gostaríamos de salientar que não existe nenhum caso confirmado da doença em animais ou humanos no município do Rio de Janeiro. A vacinação tem ocorrido desde março de 2017 e está incluída no calendário vacinal da cidade, não havendo necessidade de correria, em razão da disponibilidade da vacina por todo o ano. O objetivo é vacinar toda a população acima de 9 meses até 59 anos de idade.
A vacina da febre amarela tem contraindicações importantes que serão rigorosamente seguidas pelos profissionais de saúde, para reduzir os riscos de ocorrência de reações adversas nas pessoas que receberem o insumo. Ela não é recomendada para gestantes, idosos, crianças menores de nove meses e pessoas com alergia a algum componente da vacina e a ovo e derivados. Pacientes em terapias imunossupressoras, portadores de doenças autoimunes, transplantados de medula óssea, com histórico de doença do timo e com problemas neurológicos de natureza desmielinizante, como Síndrome de Guillain-Barré e ELA, também não devem tomar a vacina.
Todo usuário que comparecer para vacinar, terá que ser orientado e assinar o termo esclarecimento sobre a vacinação. Lembramos que, a cidade do Rio não é área de ocorrência da doença e a vacinação no município é preventiva.
0 comentários:
Postar um comentário