CSF LOURENÇO DE MELLO

Rua Coronel Tito Porto Carrero, Paciência - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 23580-010 | ☎ Telefone: (21) 3427-7068/3427-5844
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Stéphanie Dantas | CNES 6572014 - ESF: 04 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

terça-feira, 29 de março de 2016

Mitos e verdades - Gravidez e o pós parto

Mitos e verdades - Gravidez e o pós parto

O período da gestação e do pós-parto, também chamado de puerpério, pode trazer muitas dúvidas às mamães, principalmente para as de primeira viagem. As crenças populares também ajudam a aumentar os mitos que envolvem a gestação, das mais inofensivas, como prever o sexo do bebê pelo formato da barriga, até escolhas alimentares que interferem na amamentação.

Com ajuda da Coordenação – Geral de Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde, o Blog da Saúde explicar melhor ou desmente algumas desses mitos que cercam a chegada do bebê.
• Se a grávida passa vontade, o bebê nasce com a cara da comida. O desejo de comer coisas estranhas é comum na gravidez. Não há risco do bebê nascer com problemas caso você passe vontade. Em virtude das modificações e adaptações que ocorrem no corpo de uma mulher grávida, é comum apresentar desejos ou aversões por determinados alimentos.
• Mulher grávida precisa comer por dois.
De maneira geral, a recomendação é de que a mulher grávida mantenha uma alimentação balanceada e saudável, com preferência para alimentos naturais, não processados ou industrializados, rica em fibras, vitaminas e minerais e pobre em gorduras, além de ingerir bastante líquido.
• Dormir de bruços machuca o bebê, e dormir sobre o lado esquerdo é melhor. A mulher grávida pode escolher a posição em que se sinta mais confortável para dormir, inclusive a posição conhecida como “de bruços”. No entanto, quando a mulher se deita de lado, principalmente do lado esquerdo, o fluxo sanguíneo que chega ao bebê é facilitado.
• A mulher que fez uma cesariana não pode ter parto normal na gravidez seguinte.A frase que diz “uma vez cesárea, sempre cesárea” não é mais verdade. De acordo com as evidências científicas atuais, a mulher que foi submetida a uma cesariana pode sim ter parto normal na gravidez subsequente, pois os riscos de complicações de um parto normal são inferiores aos demais riscos que estão relacionados a cirurgias sucessivas (exemplo: lesão de órgãos internos, alterações placentárias, hemorragias, infecções, entre outros).
• A mulher não pode lavar a cabeça desde no primeiro dia após o parto.Não há razoes médicas para que a rotina de higiene pessoal seja alterada após o parto.
• O bebê provoca rachaduras no peito da mãe quando arrota sobre ele. Escoriações e fissuras em mamilos e aréolas são causadas, principalmente, porque a técnica de amamentação não está adequada (o bebê não está pegando de forma correta). Para resolver, é necessário o apoio da equipe de saúde e realizar a correção.
• A mulher grávida pode fazer tratamento odontológico? É importante e saudável cuidar da saúde bucal durante a gravidez. Há, inclusive, anestésicos locais e antibióticos que podem ser usados durante a gravidez se forem necessários.
• Enquanto a mulher estiver amamentando não existe chance de engravidar. Em virtude das modificações hormonais relacionadas à amamentação, é possível que a mulher não consiga identificar o retorno da ovulação e engravide mesmo antes de apresentar ciclos menstruais novamente. Por essa razão, é de extrema importância o acompanhamento na unidade de saúde para o planejamento reprodutivo.
• O cabelo cai em maior quantidade depois do parto? Em virtude das mudanças hormonais que ocorrem durante a gravidez, há um maior crescimento do cabelo; após o parto, esses novos fios começam a cair, aparentando uma maior quantidade de queda. Em geral, é um processo normal, mas, em caso de dúvidas, é importante procurar a unidade de saúde.
Fonte: Blog da Saúde

segunda-feira, 28 de março de 2016

Conselho Comunitário

Conselho Comunitário

O intuito do Conselho Comunitário é ouvir os usuários e os profissionais para que juntos possam ser realizadas as melhorias necessárias, e consequentemente ofertar um serviço de qualidade em sintonia com as necessidades da comunidade. Essas reuniões são espaços coletivos, ricos em interações, conflitos, jogo de interesses, mas também em diálogo onde outros conhecimentos e saberes estão sendo construídos. Isso conduz a um processo de democratização da gestão e do conhecimento do processo saúde-doença, onde as ações são pactuadas e compartilhadas com a comunidade e as equipes. Espaços coletivos são ricos em interações e conflitos, com trocas de conhecimentos e saberes. Isso, qualifica a assistência em saúde; amplia os espaços de acolhimento dos coletivos sociais e gera momentos de interação entre os profissionais da ESF e o usuários.

Nossos próximos encontros:
(Clique para ampliar a imagem)
VENHA PARTICIPAR E NOS AJUDAR A PROPORCIONAR UM MELHOR SERVIÇO DE SAÚDE!

sábado, 26 de março de 2016

Escolha bem o chocolate

Escolha bem o chocolate


Escolha um chocolate mais saudável, como as opções com alto teor de cacau, por exemplo. O cacau é um alimento considerado atualmente muito saudável com vários benefícios, temos algumas outras vitaminas, alguns minerais, mas, principalmente, flavonoides que são os antioxidantes que vão ajudar a manter as artérias. Alguns trabalhos mostram benefícios para o coração, estresse, pra memória também, atuando na ansiedade. Quanto mais amargo acima de 70%, mais saudável ele vai ficar.

Mas não basta só ficar atento à qualidade nutricional do ovo chocolate. A nutricionista do Hospital Federal Cardoso Fontes, Maria Valéria Fontoura, conta que comer demais também pode ser prejudicial à saúde. "Não comer tudo de uma vez porque pode ter uma intoxicação, uma diarreia porque o chocolate já vem com muito leite, muito açúcar, então a acne também, espinha. Pessoas com açúcar alto, diabéticos vão ter um aumento desse açúcar, muitas vezes, vão precisar de mais remédios ou de mais insulina, isso não é legal, não faz bem. Então, sempre tentar consumir uma quantidade menor”, alerta.

O excesso de gordura e açúcar dos chocolates pode provocar doenças crônicas como diabetes e obesidade. Para saber sobre a política do Ministério da Saúde desenvolvida par a combater essas doenças, acesse a página do ministério. O endereço é www.saude.gov.br

quinta-feira, 24 de março de 2016

Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Dia Mundial de Combate à Tuberculose


Hoje é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, fizemos sala de espera com os usuários a fim de orientar sobre a doença, como se prevenir, como se tratar, mitos e verdades e muito mais. Além de reforçarmos as buscas ativas dos pacientes sintomáticos respiratórios.
Sobre a Tuberculose:

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Pessoas com HIV/AIDS, diabetes, insuficiência renal crônica, desnutridas, idosos doentes, alcoólatras, dependentes de drogas e fumantes são mais propensos a contrair a tuberculose.

De acordo com o Ministério da Saúde, os sinais e sintomas mais frequentes são:
- Tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue;
- Cansaço excessivo e prostração;
- Febre baixa geralmente no período da tarde;
- Suor noturno;
- Falta de apetite;
- Emagrecimento acentuado;
- Rouquidão.


Alguns pacientes, entretanto, não exibem nenhum indício da doença, enquanto outros apresentam sintomas aparentemente simples, que não são percebidos durante alguns meses. Pode ser confundida com uma gripe, por exemplo, e evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas.

A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo.

Prevenção e tratamento
A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

terça-feira, 22 de março de 2016

Não poderá ir à consulta? Nos avise

Não poderá ir à consulta? Nos avise

Nós, da Clínica da Família Lourenço de Mello, observamos que muitos pacientes são encaminhadas para exames e consultas médicas, mas acabam não comparecendo aos procedimentos e essas vagas, algumas vezes tão difíceis de serem conseguidas, são desperdiçadas.
Solicitamos a todos os pacientes que, quando não puderem ir à consulta marcada, nos avisem com pelo menos 48 horas de antecedência, pois assim teremos como passar as vagas para outros pacientes.

Entre em contato conosco pelos números: 3427-5844 ou 3427-7068 ou pelo e-mail: cfloumello@gmail.com.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Vacinação Contra o HPV #OrgulhoSUS

Vacinação Contra o HPV #OrgulhoSUS

Nessa semana, nos empenhamos para vacinar nas quatro escolas (públicas e privada) adscritas na nossa área de abrangência; Realizamos a vacinação das meninas de 9 a 13 anos contra o HPV e damos orientações sobre a doença.
Agradecemos o apoio das escolas: Escola Municipal Ribeiro Couto, Escola Municipal Espanha, Escola Municipal Dr. José Antônio Ciraudo e Colégio Cristo Rei.
Agradecemos também, aos pais que nos deram autorização para a realização do procedimento.
#OrgulhoSUS é se prevenir contra o Câncer de Colo de útero.


Avaliação domiciliar #OrgulhoSUS

Avaliação domiciliar #OrgulhoSUS

A técnica de enfermagem Camylla e a ACS Janete foram até a casa do nosso usuário a fim de avaliar e realizar o curativo.

Para elas, #OrgulhoSUS é cuidado domiciliar.

Visita Domiciliar com a Téc. de Enfermagem #OrgulhoSUS

Visita Domiciliar com a Téc. de Enfermagem #OrgulhoSUS



A técnica de enfermagem Giselle faz visitas domiciliares a fim de esclarecer dúvidas, regularização de situação vacinal, orientações de promoção e prevenção da saúde, dentre outras ações em domicílio.
Para ela, #OrgulhoSUS é atendimento em todos os locais.

Parceria: CF Lourenço de Mello e E.M. Ribeiro Couto #OrgulhoSUS

Parceria: CF Lourenço de Mello e E.M. Ribeiro Couto #OrgulhoSUS


A Gerente Stéphanie juntamente com a Diretora Cláudia e outros profissionais da Escola Municipal Ribeiro Couto, tiveram como compromisso no Dia do Orgulho SUS de "Trabalhar em parceria", reforçando o trabalho em equipe da SMS/SME.

domingo, 20 de março de 2016

Blog e outras redes sociais

Blog e outras redes sociais

O Blog e as outras redes sociais da unidade foram criados a fim de proporcionar informações de saúde, da unidade e serviços aos usuários. Essas informações são atualizadas, seguindo manuais, protocolos e circulares da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e do Ministério da Saúde.
 Além disso, serve para alertar, avisar e convidar aos pacientes dos nossos grupos, nossas atividades e deixá-los sempre cientes do que está  acontecendo na unidade.
O Blog e as redes sociais contam com a ajuda de todos os profissionais da unidade, sejam com uma foto ou com uma ideia de postagem.

A Gerente Stéphanie e o Blogueiro ACS Maycon enfatizaram seus objetivos que são, respectivamente: Acesso às informações e Mais informações de qualidade. Para eles, isso é #OrgulhoSUS.



sábado, 19 de março de 2016

Twittaço #OrgulhoSUS participe também.

Twittaço #OrgulhoSUS participe também.

A próxima segunda-feira é o Dia do Orgulho SUS! A data será marcada por diversos eventos por toda a cidade, organizados pelas unidades de saúde da SMS, e pelo Twittaço. Para participar, basta publicar sobre a data no Twitter, no dia 21, com a hashtag ‪#‎orgulhosus‬!






A SMS comemora, no dia 21 de março, a segunda edição do Dia do Orgulho SUS. A data foi criada por iniciativa do Conselho Municipal de Saúde, inspirada em uma ação iniciada na Inglaterra, o Change Day. A campanha de mobilização, que vai desta segunda-feira, 14, até o dia 23, faz parte de um movimento global e voluntário em prol dos sistemas de saúde e busca marcar o compromisso de cada um para tornar a saúde pública melhor.

A campanha de 2015 consistiu em perguntar aos funcionários e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município do Rio qual o compromisso de cada um por um SUS melhor. Em resposta, mais de 3,8 mil fotos foram publicadas no Instagram com compromissos para melhorar nosso sistema de saúde. Neste ano, a SMS pretende aumentar esses números, contando ainda mais com a participação de profissionais que atuam no SUS e usuários, que podem participar compartilhando uma foto ou vídeo no Instagram com a hashtag #orgulhosus, explicando quais ações cada um faz no dia a dia para tornar o SUS melhor.

Além disso será disponibilizada na página de Facebook e do Twitter da SMS o Twibbon #orgulhosus. Assim, todos podem trocar a foto de perfil no Facebook e Twitter para mostrar o apoio à campanha. A página da SMS no Facebook pode ser acessada pelo endereço página http://www.facebook.com/SecretariadaSaudeRJ. No Twitter, o endereço é http://www.twitter.com/Saude_Rio.

No ano passado, a campanha #orgulhosus alcançou mais de 20 mil pessoas no Facebook e no Twitter. No Google não foi diferente: em apenas sete dias, foram mais de 11 mil menções ao termo "Dia do Orgulho SUS", e 5,1 mil à hashtag #orgulhosus. Um twittaço garantiu o terceiro lugar nos trending topics do Twitter no Rio de Janeiro – isso significa que o Orgulho SUS foi o terceiro assunto mais discutido pelos cariocas nas redes sociais naquela data.



Como participar:

1 - Compartilhar as fotos com a hashtag #orgulhosus nas redes sociais, explicando o que faz no dia a dia para melhorar e fortalecer o SUS;

2 – Trocar a foto do perfil utilizando a ferramenta "Twibbon", que será disponibilizado na página http://www.facebook.com/SecretariadaSaudeRJ;

3 – Realizar eventos e ações nas unidades de saúde para promover o Dia do Orgulho SUS;

4 – Divulgar nas redes sociais essas ações e a importância do Dia do Orgulho SUS;

5 - Fazer um twittaço no dia 21 com a hashtag #orgulhosus.

sexta-feira, 18 de março de 2016

Dia do Orgulho SUS "Change Day"

Dia do Orgulho SUS "Change Day"

A médica da Estratégia de Saúde da Família e do Programa MAIS MÉDICOS para o Brasil, Drª Mariangel Camacho é especialista em Saúde da Família, e valoriza todo o trabalho da Reforma da Atenção Primária à Saúde. Ela acredita que, o vínculo com o usuário é um fator determinante para o amadurecimento do autocuidado.
Esse relacionamento médico-paciente baseado no vínculo fortalece a corresponsabilização.
Para a Drª Mariangel, #OrgulhoSUS é mais cuidado para ela e para vocês.

Foto:

Além de profissional, a Drª Mariangel é usuária do SUS.

Atividade Física (Ginástica - Academia Carioca)

Atividade Física (Ginástica - Academia Carioca)


Grupo de ginástica e a Educadora Física Vivian, que acontece todas as quartas-feiras às 08:00 horas da manhã.
Para elas, #OrgulhoSUS é fazer atividades físicas e manter uma vida saudável.

quinta-feira, 17 de março de 2016

Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)

Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)

O fisioterapeuta do NASF, Dr. Fernando Marotta veio à unidade para atender algumas demandas das equipes, incluindo fazendo visitas domiciliares para avaliação dos pacientes que não podem se locomover. Dando orientações, identificando as necessidades do atendimento e fazendo o agendamento (se necessário).
Foto: 



O que é NASF?

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

Atualmente regulamentados pela Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (eSF), as equipes de atenção básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais) e com o Programa Academia da Saúde.

Esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares, permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde.

GRUPO DE DIABÉTICOS

GRUPO DE DIABÉTICOS

Realizado grupo para os diabéticos com orientações sobre saúde bucal, escovação, complicações, principais cuidados e avaliação odontológica.
#OrgulhoSUS é cuidar dos nossos usuários.

Fotos:




quarta-feira, 16 de março de 2016

Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso (PADI)

Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso (PADI)

A Prefeitura do Rio lançou, em agosto de 2010, o Programa de Atenção Domiciliar ao
Idoso (PADI), que oferece assistência em casa, prioritariamente, a pessoas com 60 anos ou mais de idade. O serviço é prestado aos portadores de doenças que necessitem de cuidados contínuos que possam ser feitos na residência. O PADI cuida de pessoas com doenças crônicas agudizadas, portadores de incapacidade funcional provisória ou permanente, pacientes oriundos de internações prolongadas e/ou recorrentes, com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção, pacientes em cuidados paliativos e outros agravos passíveis de recuperação funcional. Os principais benefícios são a aceleração da recuperação, a redução do tempo médio de internação hospitalar, a liberação dos leitos hospitalares para outros pacientes, a independência funcional, a melhora na capacidade de se cuidar e de ser cuidado no ambiente domiciliar.

As equipes são compostas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de
enfermagem, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas
ocupacionais. As equipes estão instaladas nos hospitais municipais Miguel Couto, Salgado Filho, Paulino Werneck, Lourenço Jorge, Pedro II e Francisco da Silva Telles, onde realizam a busca ativa nas enfermarias, com o intuito de identificar os pacientes com perfil para atendimento domiciliar.

Pessoas que necessitem do atendimento domiciliar prestado pelo PADI, mas que não
estejam internadas nos hospitais citados acima, poderão ter acesso ao PADI, procurando a unidade de saúde mais próxima de sua residência, que avaliará a necessidade e incluirá o paciente no Sistema de Regulação – SISREG.

Coordenação do PADI:
Girlana Marano
Germana Périssé
E-mail: gpi.smsdc@gmail.com
Tel.: 3971-1960

Visita Domiciliar do PADI à casa da Dona Elza:


Enfermeiro Leonardo, Nutricionista Lais e ACS Deni #OrgulhoSUS

terça-feira, 15 de março de 2016

GRUPO DE TABAGISMO

GRUPO DE TABAGISMO

Quer parar de fumar? Participe do nosso grupo de tabagismo. Converse com seu Agente Comunitário de Saúde e solicite uma entrevista. Depois desta avaliação escolheremos o melhor tipo de tratamento, seja ele por reposição de nicotina (chicletes, pastilhas ou adesivos) e/ou com a introdução de medicação antidepressiva (bupropiona) para auxiliar no abandono à nicotina. O grupo tem a terapêutica voltada para trabalhos/encontros em grupos, mas sempre respeitando a individualidade de cada usuário. Realizado pelas Técnicas em Saúde Bucal Jaqueline e Gizelle.


Grupo de hoje:

sábado, 12 de março de 2016

Orgulho SUS

Orgulho SUS

Inspirada em uma ação iniciada na Inglaterra, “o change day - o dia da mudança”, o Dia do Orgulho SUS faz parte de um movimento global e voluntário em prol dos Sistemas Públicos de Saúde, e busca marcar o compromisso de cada cidadão para tornar a saúde pública ainda melhor. Um momento de celebração do SUS como patrimônio público, como bem comum, o que envolve sociedade civil, trabalhadores, gestores, Centros Formadores e outras instituições da Saúde. É, também, um momento de reflexão sobre o SUS que fazemos, sobre nossa prestação de serviços a população, e de como podemos contribuir para alcançar sempre melhores resultados.



Em 2016 os trabalhos começam no dia 14 de Março, segunda-feira, e terminam no dia 23 de Março, quarta-Feira, com uma Programação ampla e diversificada.

O Dia 21 é o dia “D” em que se espera o maior número de manifestações com registros nas redes sociais e em outras mídias.

Qual o seu compromisso por um SUS melhor?

Quais são as ações que você desenvolve no dia a dia para termos um SUS melhor?

Escolha um compromisso, escreva, tire uma foto, grave um vídeo (até 15 segundos) e poste usando a hashtag #orgulhosus. Podem ser pequenas ações, projetos ou novos compromissos!

APLICATIVO ONDE SER ATENDIDO

APLICATIVO ONDE SER ATENDIDO

“Onde ser atendido” foi criado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio, essa ferramenta mostra aos usuários do SUS a unidade de saúde mais próxima, os endereços, dicas para chegar ao local e conta
com as opções SITUAÇÃO NORMAL (encaminha o paciente para sua unidade de atenção primária de referência) e EMERGÊNCIA (encaminha o usuário ao serviço de urgência/emergência mais próximo). O aplicativo está disponível para celulares – sistemas Android e IOS – o aplicativo “Onde ser Atendido – Rio” informa ao usuário a sua unidade de saúde de referência no Rio de Janeiro. O serviço já era oferecido online (http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/onde-ser-atendido). Baixe no seu celular. Fotos:

sexta-feira, 11 de março de 2016

A prevenção é o melhor remédio - Mês da Mulher

A prevenção é o melhor remédio - Mês da Mulher

De acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), teremos cerca de 57.120 casos novos de câncer de mama e 15.590 novos casos de câncer do colo do útero em 2014. O número de mortes por câncer de mama para este ano é estimado em 13.345. O câncer do colo do útero deve matar 5.160 brasileiras. Sua incidência é maior nas regiões norte e nordeste do Brasil. A doença é típica de países pobres ou em desenvolvimento.

Fatores de risco do câncer do colo do útero
Início da atividade sexual antes dos 18 anos de idade, pluralidade de parceiros sexuais, tabagismo, higiene precária e uso prolongado de contraceptivos orais. Os vírus do tipo HPV (Papilomavírus Humano) desempenham papel importante na transformação das células cervicais em células cancerosas, particularmente o HPV 16 (50%) e o HPV 18 (20%). A transmissão do papilomavírus humano (HPV) está diretamente associada ao sexo desprotegido e a troca frequente de parceiros.

Prevenção do papanicolaou
O rastreamento através do exame do papanicolaou continua sendo o melhor método preventivo. A recomendação atual é que ela comece aos 25 anos. A coleta de material para o exame inclui amostras de células da região externa e interna do colo do útero. A eficácia do exame depende da observação de certos cuidados. A mulher deve evitar manter relações sexuais, usar duchas, medicamentos vaginais ou anticoncepcionais locais nos dois dias anteriores ao exame.

Frequência do Exame
Um por ano, nos dois primeiros anos. Se ambos os resultados forem negativos para displasia ou neoplasia, o exame pode ser feito a cada dois anos. Ele deve ser feito por toda mulher sexualmente ativa, ou que já manteve relações sexuais, depois dos 25 anos. A presença de distúrbios como menstruação muito longa, sangramentos vaginais no meio do ciclo ou depois de relações sexuais pode exigir a frequência maior do exame, a critério medico. Dor e sangramento durante a relação sexual são os principais sintomas, quando o tumor já está em estágio invasivo de desenvolvimento.

Fatores de risco do Câncer de Mama
Estímulos endócrinos como o excesso de estrogênio em circulação no sangue, de origem orgânica ou provocado por exposição a fatores do meio ambiente – como a exposição a pesticidas, plásticos, poluição – aumentam o risco da doença, bem como a idade e herança genética. História de um parente de primeiro grau com câncer de mama antes dos 50 anos, por exemplo, pode indicar predisposição genética familiar associada à mutações em determinados genes.Mulheres que tiveram a primeira menstruação (menarca) precocemente (antes dos 12 anos) e entraram tardiamente na menopausa (depois dos 50 anos), também correm mais risco, assim como aquelas que engravidaram após os 30 anos, ou não tiveram filhos, e fizeram reposição hormonal na menopausa por mais de cinco anos.

Outros fatores de risco importantes são o consumo diário de bebida alcoólica, acima de 30 gramais (o equivalente a dois drinks de bebida destilada); o peso excessivo, especialmente após a menopausa e o sedentarismo. A atividade física e o aleitamento são considerados os principais fatores de proteção contra o câncer de mama.
Métodos de rastreamento

A melhor forma de prevenir o câncer de mama é cultivar hábitos saudáveis de vida, que inclua dieta pobre em alimentos gordurosos, atividade física regular, pouca ingestão de bebidas alcoólicas e nenhum cigarro. Outra forma de prevenção é o rastreamento e identificação da doença nas etapas iniciais, quando são seguras as chances de cura.

O autoexame, o exame clínico das mamas, feito por um profissional treinado e a mamografia periódica são os procedimentos recomendados para a detecção precoce da doença

Autoexame: como fazer

Os médicos recomendam o autoexame a partir dos 20 anos de idade . A periodicidade deve ser mensal e o ideal é fazer a palpação das mamas entre o quarto e o sexto dias após o fim do fluxo menstrual. Mulheres que não menstruam devem fixar uma data para fazer a avaliação.
O autoexame não substitui o exame clínico de rotina, que deve ser feito a cada dois anos. Mas, a mulher pode descobrindo alterações em sua mama, fazendo o autoexame, o que contribui para a prevenção. A presença de um nódulo mamário não indica, obrigatoriamente, neoplasia maligna e as mamas nem sempre são iguais, advertem os médicos para evitar confusão na prática preventiva.

De acordo com os especialistas, as mulheres devem fazer a apalpação dos seios em frente ao espelho e deitadas ou durante o banho, observando o seguinte:

Em frente ao espelho: deformação ou alteração no formato das mamas, abaulamentos ou retrações e feridas ao redor do mamilo.

No banho ou deitada: presença de caroços nas mamas ou axilas, secreção nos mamilos.

Primeira mamografia
É o único exame capaz de detectar uma lesão cerca de cinco anos antes desta tornar-se palpável, ainda na fase de microcalcificação. O aperfeiçoamento das máquinas, obtido nos últimos anos, aumentou muito a confiabilidade das imagens registradas. Os mamógrafos digitais, mais recentes, calculam inclusive a densidade das glândulas mamárias para chegar a melhor imagem possível. O uso da mamografia, associado ao ultrassom, garante 97% de acerto nos diagnósticos de câncer de mama.


sábado, 5 de março de 2016

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

No dia 04/03/2016, foi realizado na Escola Municipal Ribeiro Couto uma palestra ministrada pelas Técnicas em Saúde Bucal Gizelle e Jaqueline e os Agentes de Saúde Denivalda e Maycon sobre o Aedes aegypti.
A palestra teve como objetivo informar as crianças sobre os cuidados básicos para evitar a infestação do mosquito, tratamento e apresentar as 4 doenças cujo o vetor é ele: Dengue, Febra Amarela, Febre Zica e Chicungunha. Com o auxílio de um vídeo educativo com linguagem acessível a eles.

FOTOS:

















Infográfico

7 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
1,293,607 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
10.235 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde na Escola
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Coronel Tito Porto Carrero - S/Nº - Paciência

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3427-5844 ou 3427-7068

Tecnologia do Blogger.