CSF LOURENÇO DE MELLO

Rua Coronel Tito Porto Carrero, Paciência - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 23580-010 | ☎ Telefone: (21) 3427-7068/3427-5844
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Stéphanie Dantas | CNES 6572014 - ESF: 04 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

24/02/2017 - Integração Saúde-Educação

24/02/2017 - Integração Saúde-Educação

A gerente Stéphanie realizou uma reunião com representantes da direção das três escolas municipais (Anderson, Janete e Mirian) que temos na nossa área. O encontro teve o objetivo de planejar as ações onde haja a integração das instituições em parceria mútua.

Ao longo dos anos estivemos juntos em diversas ações (a pedido de ambas as partes). E, esse diálogo entre os profissionais foi com a intenção de melhorar as ações do PSE que já são bem estruturadas, mas temos a finalidade de  melhorar e otimizar o trabalho visando amplificar esse vínculo e os serviços ofertados a população em geral, disseminando informações de saúde.


Foto:

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

23/02/2017 - Bloco da Saúde "Unidos da Lourenço"

23/02/2017 - Bloco da Saúde "Unidos da Lourenço"

Hoje nós realizamos o Bloco da Saúde "Unidos da Lourenço" pela nossa área de abrangência. Contamos com a participação da nossa gerente Stéphanie, nossa educadora física profª Vivian, das alunas da Academia Carioca, a drag queen Abigail Brasil, nossos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Vigilância em Saúde.

O objetivo desse bloco foi promover o cuidado nesse carnaval, principalmente no aspecto referente ao uso de preservativos. Orientamos, distribuímos camisinhas - masculinas e femininas -  (inclusive para os motoristas) e panfletos informativos.

Você já sabe, mas não custa lembrar: use protetor solar, se hidrate, se for dirigir não beba, se for beber chame um táxi ou vá de ônibus, use os banheiros químicos, use sempre camisinha e curta bastante. Faça um carnaval mais divertido e seguro para você e para os outros.

Fotos:



 












terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

21/02/2017 - Não bata. Eduque.

21/02/2017 - Não bata. Eduque.

 
Recebemos em nossa unidade a equipe da Fundação Xuxa Meneghel para falar sobre o projeto "Não bata. Eduque!" junto com a equipe da RAP da Saúde, onde foi realizada uma conversa com todos os profissionais sobre a importância desse assunto e falado também sobre os meios alternativos à violência doméstica (física e psicológica), muitas vezes, caracterizada como "apenas um tapinha".

Foi um bate-papo com perguntas, indagações, dúvidas, troca de conhecimento e muita interação.Quanto ao objetivo do projeto que é reduzir a violência contra as crianças, estudos canadenses constatam que, aqueles que sofreram algum tipo de agressão na infância, como bofetadas ou empurrões, apresentaram uma probabilidade maior de desenvolverem obesidade (31% contra 26%), artrite (22,5% contra 20%) e doenças cardíacas (9% contra 7%) do que aqueles que foram educados sem nenhum tipo de violência.

Fotos:
 





Dicas importantes:
1. Se acalme - Respire fundo antes de chamar a atenção de seu filho ou filha. Evite discutir os problemas enquanto estiver com raiva, porque nesses momentos podemos dizer coisas inadequadas para a aprendizagem das crianças, que podem magoá-las tanto quanto nos magoariam se fossem dirigidas a nós.

2. Sempre tente conversar com as crianças, mantendo abertos os canais de comunicação - Entender porque algo está acontecendo ao conversar com a criança é o primeiro passo para encontrarem a solução juntos.

3. Seja o exemplo - É preciso que você mantenha um comportamento que possa ser seguido pela criança. Por exemplo, beber suco diretamente da garrafa irá ensiná-lo que esse é um comportamento adequado. Assim como falar mal das pessoas depois de encontrá-las. Seu filho aprenderá muito mais com o seu exemplo do que com o que você diz a ele sobre o que é certo ou errado.

Isso vale também para os pequenos atos de higiene do cotidiano: escovar os dentes, lavar as mãos antes de comer, etc. É mais fácil para a criança criar e manter essa rotina se você também a realiza.

4. Jamais recorra a tapas, insultos ou palavrões - Como adultos não queremos ser tratados assim quando cometemos um erro. Então não devemos agir assim com nossos filhos. Devemos tratá-los da maneira respeitosa como esperamos ser tratados por nossos colegas, amigos ou pessoas da família, quando nos equivocamos. Precisamos compreender que as crianças são seres humanos como nós adultos.

5. Não deixe que a raiva ou o stress acumulados por outras razões se manifestem nas discussões com seus filhos - Seja justo e não espere que as crianças se responsabilizem por coisas que não lhes dizem respeito.

6. Converse sentado, somente com os envolvidos na discussão - Isso contribui para uma melhor comunicação. Mantenha a calma e um tom de voz baixo, segure as mãos enquanto conversam. O contato físico afetuoso ajuda a gerar maior confiança entre pais e filhos e acalma as crianças.

7. Considere as opiniões e ideias dos seus filhos - Muitas vezes as explicações sobre o ocorrido não são nem escutadas pelos pais. É importante ouvir o que as crianças têm a dizer. Tome decisões junto com eles, comprometendo-os com os resultados esperados. Se o acordo funcionar, dê parabéns. Se não funcionar, avaliem juntos o que aconteceu para melhorarem da próxima vez. A conversa é fundamental.

8. Valorize e elogie as atitudes positivas - Ela colocou a roupa suja no cesto de roupas, fez um desenho para você, amarrou o calçado sozinha ou colocou no lugar algo que você pediu? Elogie. Todas essas pequenas coisas são frutos de um esforço da criança, e o elogio é um estímulo.

9. Busque expressar de forma clara quais são os comportamentos que não gosta e te aborrecem - Explique o motivo de suas decisões e ajude as crianças a entendê-las e cumpri-las. As regras precisam ser claras e coerentes para que as crianças possam assimilá-las.

10. "Prevenir é melhor do que remediar, sempre" - Criar espaços de diálogo com as crianças desde pequenos colabora para que dúvidas e problemas sejam solucionados antes dos conflitos. Integrá-las nas atividades do dia a dia evita que tentem chamar a atenção de outras formas.

Se precisa fazer compras e terá que levar seu filho pequeno, você pode deixá-lo ajudar nas compras, conversando com ele sobre o que está comprando. Peça para ele falar o que acha de um determinado produto. Se for uma criança mais velha, ela pode ter maior mobilidade e ir pegar outros produtos enquanto você está em outro setor do supermercado.

11. Peça desculpas, todos erramos - Caso tenha errado e se arrependido, peça desculpas às crianças. Elas aprendem mais com os exemplos que vivenciam do que com os nossos discursos.

12. Procure compreender a criança e saber o que esperar dela - Uma criança de um ano e meio já consegue se alimentar sozinha e este é um comportamento que deve ser estimulado pelos pais e educadores. Mas é preciso paciência e, ao invés de se irritarem com a possível "lambança" que a criança irá fazer, estimule-a a se alimentar por conta própria. Plástico ou jornais embaixo da cadeira que a criança está comendo torna mais fácil a limpeza do local depois da refeição.

13. Deixe as consequências naturais do comportamento inadequado acontecerem ou aplique consequências lógicas - Consequência natural: a criança está brincando de maneira violenta com seus brinquedos. Você a avisa que ele pode se quebrar, mas ela continua a brincar da mesma maneira até que ele finalmente se quebra. Logo em seguida ela pede para você comprar outro. Neste momento, você deve relembrá-la do aviso que lhe foi oferecido e negociar com ela esta nova compra.

Consequência lógica: a criança não cumpre com o que foi acordado com os pais sobre xingar os irmãos. Ela, então, ficará no "cantinho do castigo" o tempo adequado para a sua idade.

Importante: consequências são diferentes de punições. Estas últimas machucam as crianças, física e emocionalmente, deixando-as com raiva, inseguras e tristes. Já as consequências ensinam. Mas é preciso ter cuidado para não submeter a criança a situações de perigo.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

17/02/2017 - Reunião Projeto "Não bata. Eduque"

17/02/2017 - Reunião Projeto "Não bata. Eduque"


Reunião realizada no nosso Centro de Cultura e Ideias com a gerente da clínica Stéphanie, o supervisor da RAP da Saúde na unidade Bruno, o dinamizador Breno e a Coordenadora Nacional da Rede "Não bata. Eduque".

A conversa teve finalidade de expor os ideiais do Projeto "Não bata. Eduque". Além disso, foi conversado sobre a exposição de biombos pela unidade sobre o tema. A data final dessa mostra educativa está prevista para o dia 06/03. Venha conferir.


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

16/02/2017 - Carnaval da alegria (aqui mosquito não se cria)

16/02/2017 - Carnaval da alegria (aqui mosquito não se cria)

A Coordenadoria Geral de Atenção Primária da AP 5.3 convida a todos os moradores de Paciência, Santa Cruz e Sepetiba para no dia 22/02 às 08 horas da manhã para comemorarmos o carnaval juntos.
Nosso encontro será na Praça do BRT Santa Cruz (Praça do Ringue) e contaremos com a participação especial da bateria do G.R.E.S. Acadêmicos de Santa Cruz.


sábado, 11 de fevereiro de 2017

11/02/2017 - Mobilização contra as ARBOVIROSES (Dengue, Zika e Chikungunya)

11/02/2017 - Mobilização contra as ARBOVIROSES (Dengue, Zika e Chikungunya)

Hoje, nossos Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Vigilância em Saúde e um grupo de jovens voluntários percorreram o nosso território enfatizando a importância de combatermos os criadouros do Aedes que é responsável pela transmissão das arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya).

Conversamos com os moradores, pedestres e comerciantes locais, reforçando que combater o mosquito é uma missão de todos nós. Vale ressaltar que o Aedes aegypti já foi erradicado uma vez, logo podemos fazê-lo novamente.

É recomendado pelo Ministério da Saúde que uma vez a cada semana, por pelo menos 10 minutos, cada cidadão vistorie seu domicílio/comércio a fim de detectar e eliminar possíveis criadouros.

Nos casos de terrenos baldios, ligue para a Central 1746 e faça sua denúncia.

Fotos:
 
















11/02/2017 - Reunião de pais da Educação Infantil

11/02/2017 - Reunião de pais da Educação Infantil

Hoje, a gerente da unidade Stéphanie, o Agente de Vigilância em Saúde (AVS) Sidnei e o Agente Comunitário de Saúde (ACS) Maycon participaram da reunião de pais dos alunos da educação infantil na Escola Municipal Ribeiro Couto com a finalidade de elucidar sobre as arboviroses.

A gerente Stéphanie que também é enfermeira sanitarista e especialista em saúde da família abordou os sintomas, as diferenças entre as doenças e o manejo clínico.

O AVS Sidnei falou sobre os criadouros mais comuns, ciclo de vida do mosquito e eliminação dos focos.

O ACS Maycon conversou sobre o APP da Prefeitura "Aqui Mosquito Não Se Cria" e como o mesmo pode auxiliar na vistoria dos domicílios.

Fotos:












sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

10/02/2017 - Caminhada contra o Aedes (parceria com a E.M. Ribeiro Couto)

10/02/2017 - Caminhada contra o Aedes (parceria com a E.M. Ribeiro Couto)

Em parceria com a Escola Municipal Ribeiro Couto, nosso Agente de Vigilância em Saúde Sidnei com uma equipe de Agentes Comunitários de Saúde (CristinaMayconRejane e Rosimeri) realizaram uma caminhada contra o Aedes Aegypti pelo nosso território a fim de promover o protagonismo das nossas crianças na prevenção e eliminação de possíveis criadouros do mosquito e intensificando o nosso trabalho educativo na comunidade.










Infográfico

7 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
1,293,607 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
10.235 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde na Escola
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Coronel Tito Porto Carrero - S/Nº - Paciência

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3427-5844 ou 3427-7068

Tecnologia do Blogger.