Hepatite B:
O principal mecanismo de transmissão da hepatite B é a prática de relações sexuais sem preservativos. A doença, entretanto, também pode ser transmitida por seringas e agulhas contaminadas, e por objetos de uso pessoal, como alicates de unha, barbeadores, escovas de dentes etc. A transmissão por transfusão de sangue e seus derivados é cada vez mais rara, por conta das normas de controle de qualidade da Anvisa(Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Hepatite C:
A hepatite C foi descoberta recentemente, e ainda não se sabe tudo sobre sua transmissão e prevenção. Inicialmente, sua principal via de transmissão era a transfusão de sangue e seus derivados. Esta via, porém, teve sua importância reduzida já que, desde 1993, foi implantado o controle de qualidade do sangue utilizado nas redes pública e privada. As pessoas que foram submetidas a transfusões antes de 1993 devem procurar uma unidade de saúde para fazerem o teste de detecção da hepatite C.
A transmissão da hepatite C se dá principalmente pelo uso de drogas intravenosas (seringas e agulhas) e aspiradas (canudos e cachimbos). Ela ocorre também por instrumentos de manicure, cirúrgicos e odontológicos não esterelizados ou esterelizados inadequadamente. Também pode ser transmitida através de relações sexuais sem o uso de preservativos.
Exame para detecção de hepatites virais:
As hepatites B e C são doenças silenciosas. Podem evoluir por muitos anos sem manifestar problemas aparentes. Os sintomas geralmente surgem já num estágio avançado. Assim, quanto mais cedo o caso for descoberto, maiores as chances do quadro não se agravar. Não espere os sintomas aparecerem. Faça gratuitamente os testes para as hepatites B e C na clínica de saúde da família mais próxima de sua residência.
Prevenção e proteção:
•Não compartilhe agulhas, seringas, canudos e cachimbos relacionados ao uso de drogas.
•Tenha sempre seu material individual de manicure(alicate, afastador de cutícula e pau de laranjeira) e seu próprio barbeador.
•Observe a esterilização adequada de materiais odontológicos e cirúrgicos.
•Exija sempre seu material descartável.
•Exija sempre seu material descartável.
•Use preservativos(camisinhas) em todas as relações sexuais.
IMPORTANTE: As gotículas de sangue que contaminam os objetos podem ser invisíveis aos nossos olhos.
Vacinação:
A vacina contra a hepatite B está disponível gratuitamente nas unidades de saúde da Prefeitura e faz parte do calendário de vacinação do Ministério da Saúde . Pessoas com risco elevado de se infectar, como profissionais de saúde e usuários de drogas, além de outras categorias, também devem ser vacinadas. É importante que as três doses sejam aplicadas para que a proteção seja realmente eficaz.
Contra a hepatite C ainda não há vacina, mas já estão sendo realizadas pesquisas para seu desenvolvimento.
Fonte: Cartilha "Preserve a vida, começando pela sua. Hepatites Virais: PROTEJA-SE!"
0 comentários:
Postar um comentário