O que é . . . SAÚDE DA FAMÍLIA
Série O que é?
A partir de hoje, nós do blog da Clínica de Saúde da Família Lourenço de Mello, inauguramos uma nova seção do blog. A série "O que é?" foi criada com o objetivo de responder as principais perguntas que a gente recebe diariamente.
Hoje, começamos com a pergunta "O que é Saúde da Família?"
Saúde da Família
A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de mudança do modelo assistencial em unidades básicas de saúde, que acontece a partir da implantação de equipes compostas por diversas categorias profissionais.
Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma certa área geográfica. As equipes atuam com ações de
promoção da saúde,
prevenção,
recuperação,
reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e
manter a saúde desta comunidade.
A responsabilidade em acompanhar as famílias coloca para as equipes de saúde da família a necessidade de ultrapassar os limites classicamente definidos para a atenção básica no Brasil, que, em resumo, acontecia apenas pela procura do paciente por atendimento médico em hospitais. É a capacidade de produção de resultados positivos nos indicadores de saúde e de qualidade de vida da população assistida, que faz com que a Estratégia de Saúde da Família tenha sido posta em prática no país.
Equipes de Saúde
O trabalho das equipes de Saúde da Família é o elemento principal, para uma comunicação permanente e troca de experiências e conhecimentos entre os integrantes da equipe e desses com o saber sobre a população do Agente Comunitário de Saúde.
As equipes são compostas, no mínimo, por um médico de família, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e 6 agentes comunitários de saúde. Quando ampliada, conta ainda com: um dentista, um técnico em saúde bucal e um auxiliar de saúde bucal.
Cada equipe se responsabiliza pelo acompanhamento de, no máximo, 4 mil habitantes, sendo a média recomendada de 3 mil habitantes de uma determinada área, e estas passam a ter co-responsabilidade no cuidado à saúde.
A atuação das equipes ocorre principalmente nas unidades básicas de saúde, nas residências e na mobilização da comunidade, caracterizando-se por:
1 - Intervir sobre os fatores de risco aos quais a comunidade está exposta.
2 - Prestar assistência integral, permanente e de qualidade.
3 - Realizar atividades de educação e promoção da saúde.
E, ainda:
4 - Estabelecer vínculos de compromisso e de co-responsabilidade com a população.
5 - Estimular a organização das comunidades para exercer o controle social das ações e serviços de saúde.
6 - Utilizar sistemas de informação para o monitoramento e a tomada de decisões.
7 - Atuar por meio de parcerias feitas com diferentes segmentos sociais e institucionais, de forma a agir em situações que vão além das questões específicas dos problemas de saúde e que têm efeitos determinantes sobre as condições de vida e saúde dos indivíduos-famílias-comunidade.