CSF LOURENÇO DE MELLO

Rua Coronel Tito Porto Carrero, Paciência - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 23580-010 | ☎ Telefone: (21) 3427-7068/3427-5844
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Stéphanie Dantas | CNES 6572014 - ESF: 04 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

GRUPO DE GESTANTES

GRUPO DE GESTANTES

O grupo de gestantes acontece periodicamente, sendo as gestantes convidadas pelos ACS (Agentes de Saúde), e tem objetivo de conversar com as gestantes da área a fim de falar sobre a  gestação e seus cuidados (clínico e odontológico), o parto, puerpério (período pós-parto), a amamentação e os cuidados com o recém nascido.
Os grupos têm sido de grande ajuda para as mamães de primeira viagem e até mesmo as mais experientes.
Contamos com a presença de todas as gestantes.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

GRUPO DE PLANEJAMENTO FAMILIAR

GRUPO DE PLANEJAMENTO FAMILIAR

     A Política Nacional de Planejamento Familiar é concebida hoje, pelo Ministério da Saúde, como Política da Vida Sexual e Reprodutiva, com o propósito de acolher pessoas que têm vida sexual ativa e não estão, necessariamente, planejando uma família. A Atenção à Vida Sexual e Reprodutiva tem como base a Constituição Brasileira de 1988 e a Lei do Planejamento Familiar de 1996, além do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.
    O acesso à informação e a facilidade de obtenção de meios contraceptivos sob orientação médica ou de enfermagem adequada é a única maneira de preservar a saúde da mulher, evitando gestações indesejadas, diminuindo o número de gestações de alto risco, abortos inseguros e consequentemente reduzindo a mortalidade materna e infantil.
    A prescrição dos métodos contraceptivos é de responsabilidade dos profissionais médico e do enfermeiro.
    A orientação/aconselhamento com relação à contracepção constitui de informação correta, completa sobre todos os métodos contraceptivos disponíveis pelo Ministério da Saúde e de acordo com as necessidades do usuário.
     

Métodos contraceptivos:
(Protocolo de Enfermagem/RJ)
Métodos comportamentais:
- Método Ogino-Knaus (tabelinha, ritmo ou calendário);
- Método da temperatura basal corporal;
- Método de Billing ou do muco cervical;
- Método sinto-térmico;
- Contracepção de emergência;
- Contracepção cirúrgica: Como a laqueadura e a vasectomia são métodos definitivos, sua indicação deve obedecer aos critérios pré-estabelecidos, respeitando a legislação vigente: Lei nº. 9.263, de 12/01/96. Tanto o profissional médico(a) quanto enfermeiro(a) poderão indicar tal procedimento.

Segundo a Lei do Planejamento Familiar nº 9.263 de 12/01/96, Art. 10°, somente é permitida a Esterilização Voluntária nas seguintes situações:
I - em homens e mulheres com capacidade civil plena e maiores de vinte e cinco anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de sessenta dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico, período no qual será propiciado à pessoa interessada acesso a serviço de regulação da fecundidade, incluindo aconselhamento por equipe multidisciplinar, visando desencorajar a esterilização precoce;
II - risco à vida ou à saúde da mulher ou do futuro concepto, testemunhado em relatório escrito e assinado por dois médicos.


O GRUPO DE PLANEJAMENTO FAMILIAR INICIA TODAS AS PRIMEIRAS
                     QUINTAS-FEIRAS DE CADA MÊS ÀS 16:00H
  

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

TESTE, TRATE, VIVA MELHOR!

TESTE, TRATE, VIVA MELHOR!

Nesta semana de 01 a 06 de dezembro na Clínica estarão realizando coleta de sangue para os exames de HIV/AIDS e sífilis. De segunda-feira(01/12) à sexta-feira(06/12) as coletas serão feitas de 08:00 às 16:00h. E no sábado, último dia da campanha, será de 08:00 às 12:00h.

POR QUE FAZER O TESTE DE HIV/AIDS?Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais cedo começa o acompanhamento e o tratamento da pessoa infectada e a possibilidade de ter mais qualidade de vida. Gestantes também devem fazer o teste, pois, caso infectadas, poderão começar o tratamento para evitar que o bebê seja contaminado.
QUEM DEVE FAZER O TESTE?Todas as pessoas sexualmente ativas que tenham tido relação sexual sem o uso de preservativo e/ou tiveram algum outro comportamento de risco (uso de seringas
Vale lembrar que o HIV não tem cura e que não existe grupo de risco, mas sim, comportamento de risco.
O HIV PODE SER TRANSMITIDO:
  • Por relações sexuais - vaginais, anais e orais - sem o uso de camisinha;
  • Pelo uso compartilhado de agulhas e seringas;
  • De mãe para filho na gravidez, no parto e na amamentação.
O HIV NÃO É TRANSMITIDO:
  • Pelo beijo;
  • Pelo toque, abraço ou aperto de mão;
  • Pelo compartilhamento de toalhas, copos, pratos e talheres;
  • Pelo suor, pela lágrima, pela saliva (fluido oral) e pela urina.
O QUE FAZER EM CASO DE POSITIVO?
Você será encaminhado para a sua unidade de referência para realizar exames posteriores que determinarão o seu tratamento. Quanto antes for a descoberta, mais fácil será o seu tratamento e você poderá evitar transmissão do vírus para outras pessoas.
  • TESTE DE SÍFILIS
O QUE É SÍFILIS?
É uma doença sexualmente transmissível que se manifesta em diferentes estágios. No início, as características mais marcantes são o surgimento de pequenas feridas nos órgãos sexuais e ínguas (caroços) na virilha. Depois disso, podem surgir complicações graves, como cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos, podendo inclusive levar à morte.
COMO TRANSMITE?
A sífilis pode ser passada de uma pessoa para outra por meio de relações sexuais desprotegidas (sem preservativos), e durante a gestação e o parto (da mãe infectada para o bebê).
COMO SE PREVENIR?O uso de preservativo é a melhor maneira de prevenir a sífilis. Além disso, o tratamento da gestante e de seu(s) parceiro(s) previne a contaminação do bebê.

OBSERVAÇÃO: O ANONIMATO DO RESULTADO DO TESTE É GARANTIDO!




segunda-feira, 24 de novembro de 2014

DIA D - 29/11/2014 ÀS 08:00 ÀS 17:00

DIA D - 29/11/2014 ÀS 08:00 ÀS 17:00


DIA 29 DE NOVEMBRO DE 08:00h ÀS 17:00h
Campanha de vacinação contra Poliomielite (Crianças de 6 meses a menores de 5 anos) e Sarampo/Tríplice Viral (Crianças de 1 ano a menores de 5 anos). A vacinação da Tríplice Viral da Campanha só será aplicada se o intervalo entre a vacinação da Tríplice viral ou Tetra viral de rotina for de pelo menos 30 dias.
Venha vacinar seu filho/filha. 
"Vacina é um direito da criança, e um dever dos pais"



Faremos também o acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família e Cartão Família Carioca. Solicitamos que todos os beneficiários, ou seja, todos os cadastrados no programa - de todas as idades - compareçam para o acompanhamento, pois estamos chegando no final da vigência  2014.02 (segundo semestre de 2014). Contamos com a colaboração de todos. 

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

NOVEMBRO AZUL

NOVEMBRO AZUL


(Clique para ampliar)

CAMPANHA DE VACINAÇÃO

CAMPANHA DE VACINAÇÃO



Dia 08/11/2014 (sábado) - Campanha de vacinação contra Poliomielite e Sarampo. E acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família e Cartão Família Carioca (PBF/CFC).

Horário: De 08:00h às 17:00h
Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas) e provocar ou não paralisia.

O sarampo é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele. O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Prevenção e Detecção do Câncer de colo de útero e de mama

Prevenção e Detecção do Câncer de colo de útero e de mama


TRAGA SEU RG, CPF E CARTÃO DO SUS.

O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papilomavírus Humano -  HPV. A infecção genital por este vírus é muito freqüente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer, Estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso é importante a  realização periódica deste exame.
É o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

CÂNCER DO COLO DO ÚTEROO exame de Papanicolau ou "preventivo de câncer de colo do útero" é o teste mais comum e mais aceito para ser utilizado para detecção precoce do câncer de colo do útero.

CÂNCER DE MAMAO exame de palpação realizado pelo médico ou enfermeiro e a mamografia são os exames realizados para uma detecção precoce desse tipo de câncer.



terça-feira, 15 de julho de 2014

Aniversário da Clínica

Aniversário da Clínica


Venha comemorar conosco o nosso aniversário.
Brincadeiras, bingo, comidas e muito mais.
No nosso arraiá só falta você.

sábado, 28 de junho de 2014

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA AS HEPATITES VIRAIS

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA AS HEPATITES VIRAIS


O que são hepatites:

A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite. 
Para saber se há a necessidade de realizar exames que detectem as hepatites observe se você já se expôs a algumas dessas situações:
  • Contágio fecal-oral: condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E);
  • Transmissão sanguínea: praticou sexo desprotegido, compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B,C e D);
  • Transmissão sanguínea: da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B,C e D)
No caso das hepatites B e C é preciso um intervalo de 60 dias para que os anticorpos sejam detectados no exame de sangue.
A evolução das hepatites varia conforme o tipo de vírus. Os vírus A e E apresentam apenas formas agudas de hepatite (não possuindo potencial para formas crônicas). Isto quer dizer que, após uma hepatite A ou E, o indivíduo pode se recuperar completamente, eliminando o vírus de seu organismo. Por outro lado, as hepatites causadas pelos vírus B, C e D podem apresentar tanto formas agudas, quanto crônicas de infecção, quando a doença persiste no organismo por mais de seis meses.
As hepatites virais são doenças de notificação compulsória, ou seja, cada ocorrência deve ser notificada por um profissional de saúde. Esse registro é importante para mapear os casos de hepatites no país e ajuda a traçar diretrizes de políticas públicas no setor.

Sintomas:

Em grande parte dos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas, o que reforça a necessidade de ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam os vários tipos de hepatites. Geralmente, quando os sintomas aparecem a doença já está em estágio mais avançado. E os mais comuns são:

. Febre;
. Fraqueza;
. Mal-estar;
. Dor abdominal;
. Enjoo/náuseas;
. Vômitos;
. Perda de apetite;
. Urina escura (cor de café);
. Icterícia (olhos e pele amarelados);
. Fezes esbranquiçadas (como massa de vidraceiro).
Para saber se há a necessidade de realizar exames que detectem as hepatites observe se você já se expôs a algumas dessas situações:
  • Contágio fecal-oral: condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E);
  • Transmissão sanguínea: praticou sexo desprotegido, compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B,C e D);
  • Transmissão sanguínea: da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B,C e D)

quinta-feira, 5 de junho de 2014

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

A CF Lourenço de Mello, juntamente com o Grupo de Adolescente, realizou hoje, 05 de junho, uma caminhada com conscientização sobre a importância de se cuidar do nosso Meio ambiente, não deixando lixo em qualquer lugar, prevenção sobre a Dengue e um pouco da História do nosso bairro: Paciência.









O GRUPO DE ADOLESCENTES ACONTECE TODA QUINTA-FEIRA A PARTIR DAS 14 HORAS, VENHA VOCÊ TAMBÉM FAZER PARTE DESSE TIME.

sábado, 31 de maio de 2014

31 de Maio - Dia Mundial sem Tabaco

31 de Maio - Dia Mundial sem Tabaco

Se parar de fumar agora...
• após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal
• após 2 horas não há mais nicotina no seu sangue
• após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza
• após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor
• após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação sanguínea melhora
• após 10 anos o risco de sofrer infarto do coração será igual ao de quem nunca fumou, e o risco de desenvolver câncer de pulmão cai à metade.
• após 20 anos o risco de desenvolver câncer de pulmão será quase igual ao de quem nunca fumou.

Quanto mais cedo você PARAR DE FUMAR menor o risco de adoecer. Quem NÃO fuma aproveita MAIS a vida!

Quer parar de fumar? 
Participe do Nosso Grupo de Tabagismo. Marque a entrevista com a enfermeira da sua equipe, e nós o convocaremos para o grupo.
Depois da avaliação da enfermeira escolheremos o melhor tipo de tratamento, seja ele por reposição de nicotina (Chicletes, pastilhas ou adesivos) ou com a introdução de medicação antidepressiva (Bupropiona) para auxiliar no abandono à nicotina.

Campanha SEM TABACO, houve verificação do nível de monóxido de Carbono nos pulmões, entrevistas do tabagismo e um bate-papo sobre os malefícios do cigarro e meios para se parar de fumar.





quinta-feira, 29 de maio de 2014

Cartão Nacional do SUS

Cartão Nacional do SUS



O Cartão Nacional de Saúde é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. 
Procure à unidade munido de seu RG e CPF, quanto às crianças menores de 16 anos, traga a Certidão de Nascimento. Ele é necessário para solicitar consultas e procedimentos no SISREG, Ultrassonografias, realizar o exame citopatológico (Preventivo) etc. 
NÃO PERCA TEMPO, FAÇA O SEU CARTÃO NACIONAL DO SUS.



Leia mais: Portal da Saúde - Ministério da Saúde

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Aprenda a diferenciar os sintomas

Aprenda a diferenciar os sintomas

 (Clique na imagem para ampliar)

terça-feira, 27 de maio de 2014

Campanha Nacional de Doação de Leite Materno

Campanha Nacional de Doação de Leite Materno

O ministro da saúde, Arthur Chioro, lançou nesta quinta-feira (22), no Rio de Janeiro, a campanha nacional de doação de leite humano 2014. Com o slogan Quando você doa leite materno, doa vida para o bebê e força para a mãe”, a campanha deste ano tem como meta aumentar em 15% o volume de leite coletado no Brasil, ampliando o número de bebês beneficiados. Em 2013, o total coletado foi de 174.493 litros.“Faço um apelo às mulheres que passam pela experiência da maternidade e produzam leite, que procurarem um dos postos de coleta. Esta voluntária está fazendo um gesto de amor e solidariedade em benefício a outras mães que, infelizmente, não conseguem amamentar”, afirmou o Chioro.O Brasil reduziu em 77% a taxa de mortalidade na infância (menores de cinco anos), de acordo com o relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). No período de 1990 a 2012, o número de óbitos passou de 62 a cada mil nascidos vivos  para 14 mortes, nesta faixa etária. Com isso, o Brasil alcançou o índice de redução definido pelas metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM 4), em relação à mortalidade na infância, três anos antes do prazo estabelecido.
Leia mais em: Portal da Saúde - Ministério da Saúde

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Dia Nacional do Combate ao GLAUCOMA

Dia Nacional do Combate ao GLAUCOMA

Glaucoma é uma doença que acomete os olhos e é provocada pela elevação da pressão ocular. É uma doença que não tem cura e quando não é tratada pode levar à cegueira.
SINTOMAS: 
A doença pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma. Os sintomas só aparecem na fase mais avançada, quando a pessoa começa a esbarrar nas coisas, pois está perdendo a visão periférica (vê bem o que está na sua frente, mas não enxerga o que está dos lados). 
PREVENÇÃO: A melhor maneira de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Sendo uma doença crônica e sem cura, ele pode ser controlado com o uso de medicamentos apropriados que normalizam a pressão intra-ocular e impedem que a doença avance provocando a perda da visão.
Leia mais emBVS- Biblioteca Virtual em Saúde - Ministério da Saúde

domingo, 25 de maio de 2014

POSTO DE IDENTIFICAÇÃO CIVIL PARA MORADORES DE RUA

POSTO DE IDENTIFICAÇÃO CIVIL PARA MORADORES DE RUA


Cidadania para todos.

Parceria entre o Detran-RJ e a Defensoria Pública do #RJ oferece atendimento especializado para identificação civil de moradores de rua e pessoas em vulnerabilidade social. Unidade fica no Méier, na Zona Norte do Rio. Saiba mais: http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=2086416

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Queimaduras

Queimaduras

Causas:

Agentes físicosTérmicos: líquidos quentes, gordura quente, ferro quente, vapor e através do fogo;Elétricas: corrente de baixa voltagem (eletrodomésticos), alta tensão e raio;Radiantes: resultam da exposição à luz solar ou fontes nucleares.
Agentes químicosSubstâncias químicas industriais, produtos de uso doméstico, como solventes, soda cáustica, alvejantes ou qualquer ácido ou álcalis.
Agentes biológicosSeres vivos: como por exemplos, taturanas, “água viva”, urtiga.

O que fazer:

Queimaduras térmicas
Causadas por líquidos e objetos quentes, vapor e fogo: Esfrie a área queimada com água fria (não use gelo, pois pode agravar a queimadura). Cubra a área com um pano limpo. Remova imediatamente: anéis, pulseiras, relógios, colares, cintos, sapatos e roupas, antes que a área afetada comece a inchar.

Queimaduras químicas
Causadas por contato com produtos químicos, como ácidos:

Enxágue o local por, pelo menos, 20 minutos em água corrente.
Remova imediatamente: anéis, pulseiras, relógios, colares, cintos, sapatos e roupas, antes que a área afetada comece a inchar.

Remova resíduo de roupa contaminada pelo produto, prevenindo queimadura em outras áreas.
No caso dos olhos terem sido afetados: enxágue abundantemente em água corrente até ajuda médica. Se usar lentes de contato, removê-las imediatamente.

Queimaduras elétricas
Causadas por corrente de baixa voltagem, como eletrodomésticos, alta tensão e raio:

Não toque na vítima.
Desligue a corrente elétrica.


quarta-feira, 21 de maio de 2014

A CAMPANHA CONTINUA

A CAMPANHA CONTINUA

Fazem parte do grupo prioritário crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. Estes são os públicos mais vulneráveis a desenvolver a forma grave da doença.

Infográfico

7 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
1,293,607 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
10.235 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde na Escola
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Coronel Tito Porto Carrero - S/Nº - Paciência

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3427-5844 ou 3427-7068

Tecnologia do Blogger.