TESTE, TRATE, VIVA MELHOR!
Nesta semana de 01 a 06 de dezembro na Clínica estarão realizando coleta de sangue para os exames de HIV/AIDS e sífilis. De segunda-feira(01/12) à sexta-feira(06/12) as coletas serão feitas de 08:00 às 16:00h. E no sábado, último dia da campanha, será de 08:00 às 12:00h.
POR QUE FAZER O TESTE DE HIV/AIDS?Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais cedo começa o acompanhamento e o tratamento da pessoa infectada e a possibilidade de ter mais qualidade de vida. Gestantes também devem fazer o teste, pois, caso infectadas, poderão começar o tratamento para evitar que o bebê seja contaminado.
QUEM DEVE FAZER O TESTE?Todas as pessoas sexualmente ativas que tenham tido relação sexual sem o uso de preservativo e/ou tiveram algum outro comportamento de risco (uso de seringas
Vale lembrar que o HIV não tem cura e que não existe grupo de risco, mas sim, comportamento de risco.
O HIV PODE SER TRANSMITIDO:
- Por relações sexuais - vaginais, anais e orais - sem o uso de camisinha;
- Pelo uso compartilhado de agulhas e seringas;
- De mãe para filho na gravidez, no parto e na amamentação.
O HIV NÃO É TRANSMITIDO:
- Pelo beijo;
- Pelo toque, abraço ou aperto de mão;
- Pelo compartilhamento de toalhas, copos, pratos e talheres;
- Pelo suor, pela lágrima, pela saliva (fluido oral) e pela urina.
O QUE FAZER EM CASO DE POSITIVO?
Você será encaminhado para a sua unidade de referência para realizar exames posteriores que determinarão o seu tratamento. Quanto antes for a descoberta, mais fácil será o seu tratamento e você poderá evitar transmissão do vírus para outras pessoas.
O QUE É SÍFILIS?
É uma doença sexualmente transmissível que se manifesta em diferentes estágios. No início, as características mais marcantes são o surgimento de pequenas feridas nos órgãos sexuais e ínguas (caroços) na virilha. Depois disso, podem surgir complicações graves, como cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos, podendo inclusive levar à morte.
COMO TRANSMITE?
A sífilis pode ser passada de uma pessoa para outra por meio de relações sexuais desprotegidas (sem preservativos), e durante a gestação e o parto (da mãe infectada para o bebê).
COMO SE PREVENIR?O uso de preservativo é a melhor maneira de prevenir a sífilis. Além disso, o tratamento da gestante e de seu(s) parceiro(s) previne a contaminação do bebê.
OBSERVAÇÃO: O ANONIMATO DO RESULTADO DO TESTE É GARANTIDO!