Educação em Saúde para ACS - INCA
Educação em saúde sobre Câncer de pele e Câncer de cabeça e pescoço: fatores de risco, sintomas, perfil populacional e prevenção. Foi realizado pelos alunos da residência multiprofissional de oncologia do INCA (Instituto Nacional de Câncer) para os agentes comunitários de saúde no Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde (OTICS - SANTA CRUZ) a fim de melhorar a escuta e o olhar sobre os sinais, sintomas e os usuários em condições favoráveis ao câncer, e diminuir a incidência dos cânceres e propagar as informações de prevenção dos mesmos.O que é câncer?
Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.
Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo.
O que causa o câncer?
As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas. As causas externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Esses fatores causais podem interagir de várias formas, aumentando a probabilidade de transformações malignas nas células normais.De todos os casos, 80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais. Alguns deles são bem conhecidos: o cigarro pode causar câncer de pulmão, a exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele, e alguns vírus podem causar leucemia. Outros estão em estudo, como alguns componentes dos alimentos que ingerimos, e muitos são ainda completamente desconhecidos.
|