CSF LOURENÇO DE MELLO

Rua Coronel Tito Porto Carrero, Paciência - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 23580-010 | ☎ Telefone: (21) 3427-7068/3427-5844
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Stéphanie Dantas | CNES 6572014 - ESF: 04 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

domingo, 31 de maio de 2015

31 de Maio - Dia Mundial sem Tabaco

31 de Maio - Dia Mundial sem Tabaco

O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado em 1987 pela OMS para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Se você quer parar de fumar, procure uma unidade de saúde. O tratamento é gratuito! Nós da CF Lourenço de Mello ao longo da semana distribuímos panfletos informativos sobre o uso do tabaco e seus malefícios, sala de espera e entrevistas a fim de captar os usuários para o grupo de tabagismo na unidade.


Se parar de fumar agora:

  • Em 20 minutos, a pressão arterial volta ao normal e a frequência do pulso cai aos níveis normais. A temperatura nas mãos e nos pés aumenta até chegar aos níveis considerados normais.
  • Em 8 horas, os níveis de monóxido de carbono no sangue chegam aos valores normais e o nível de oxigênio aumenta.
  • Em 24 horas, o risco de se ter um acidente cardíaco relacionado ao fumo diminui.
  • Em 48 horas, as terminações nervosas começam a crescer de novo e os sentidos de olfato e paladar melhoram.
  • De 2 semanas a 3 meses, a circulação sanguínea melhora consideravelmente. Caminhar torna-se mais fácil e a função pulmonar melhora em até 30%.
  • De 1 a 9 meses, os sintomas comuns em fumantes, como tosse, ronquidão, congestão dos seios da face, fadiga e falta de ar ficam mais tênues. Os cílios epiteliais iniciam o crescimento e aumentam a capacidade de eliminar muco e, consequentemente, reduzem o risco de infecções e "limpam os pulmões". A pessoa fica mais disposta para realizar atividades que requerem bastante energia.
  • Em 1 ano, o risco de doenças ligadas a males do coração cai pela metade, em relação a um fumante.
  • Em 5 anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão de uma pessoa que fuma um maço de cigarros por dia diminui em pelo menos 50%. Depois de 5 a 10 anos sem fumar, o risco de acidente vascular cerebral é reduzido aos níveis de não-fumantes. O risco de câncer na boca, garganta ou esôfago diminui pela metade, quando comparado ao de um fumante.
  • Em 10 anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão entre fumantes e não-fumantes é igual. As células pré-cancerosas são substituídas por outras saudáveis. Os riscos de câncer na boca, garganta, esôfago, bexiga, rim e pâncreas diminuem.
  • Em 15 anos, os riscos de uma pessoa morrer por doenças relacionadas a problemas no coração são iguais ao de uma pessoa que não fuma.


Quanto mais cedo você PARAR DE FUMAR menor o risco de adoecer. Quem NÃO fuma aproveita MAIS a vida!

Quer parar de fumar? 
Participe do Nosso Grupo de Tabagismo. Marque a entrevista com a enfermeira da sua equipe, e nós o convocaremos para o grupo.
Depois da avaliação da enfermeira escolheremos o melhor tipo de tratamento, seja ele por reposição de nicotina (Chicletes, pastilhas ou adesivos) ou com a introdução de medicação antidepressiva (Bupropiona) para auxiliar no abandono à nicotina.

sábado, 30 de maio de 2015

Grupo "Fazendo as pazes com a balança".

Grupo "Fazendo as pazes com a balança".



O grupo "Fazendo as pazes com a balança" foi uma inciativa da Drª Ivanilce Oliveira (Médica da Estratégia de Saúde da Família), pois percebeu pelo acompanhamento aos usuários ao longo de quase 5 anos, após a inauguração de nossa clínica, que estes estavam cada vez mais queixosos, estavam mais sintomáticos (depressão, ansiedade, algias, palpitações, estresse, sobrepeso, etc) e, por conseguinte estavam sendo mais medicados. A médica explica que muitos desses fatores poderiam ser evitados ou diminuídos com as mudanças de hábitos de vida como: a diminuição do estresse, atividade física e alimentação balanceada. O grupo não preza só o emagrecimento, e sim a melhoria da qualidade de vida, a aceitação do próprio corpo, a diminuição das patologias geradas pela má alimentação, falta de atividade física e estresse. 
Assim como o grupo de tabagismo, os pacientes serão acompanhados por um período determinado por eles na primeira reunião, e farão exames para o acompanhamento das mudanças alimentares.
Para mais informações, procure sua Equipe de Saúde da Família.







quinta-feira, 28 de maio de 2015

dia 28 de Maio - Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna

dia 28 de Maio - Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna

O dia 28 de Maio - Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e  Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna é marcado pela realização de ações  com o objetivo de  mobilizar a sociedade brasileira para o problema das mortes maternas e ampliar o debate público sobre os direitos das mulheres. Em nossa clínica, nessa semana de 25 a 29 de maio tivemos a inciativa de orientar as mulheres em todo e qualquer espaço, seja nas consultas agendadas ou por demanda livre, seja nas ruas. Incluindo nesse grupo para orientação encontram-se as mulheres dentro e fora do período fértil, as gestantes, as puérperas e adolescentes. O Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher é comemorado em 28 de maio, data que marca a busca pela conscientização de diversos problemas de saúde e distúrbios comuns na vida de cada uma delas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2030, mais de um bilhão de mulheres estarão no período de vida dos 40 aos 65 anos. No que se refere à queda dos níveis hormonais, a mulher por volta dos 45 anos precisa de cuidados extras com a saúde, sendo esta etapa marcada pelo fim do período reprodutivo feminino e início da fase da menopausa, quando ocorre o último ciclo menstrual e muitas mudanças no organismo e comportamento femininos.

Causas de morte materna
No mundo, doenças como diabetes, aids, malária e obesidade são responsáveis por 28% das mortes maternas. O que assusta é que essas doenças são facilmente detectadas em exames pré-natais. Entre as disfunções maternas que causaram mortes maternas em 115 países, os casos se distribuem da seguinte forma:
– hemorragia grave: 27%;
– hipertensão na gestação: 14%;
– infecções: 11%;
– parto obstruído e outras causas diretas: 9%;
– complicações de abortos: 8%;
– coágulos sanguíneos: 3%.

A todas mulheres: adolescentes, gestantes, puérperas, em idade fértil, na menopausa, a orientação é comparecer às consultas de rotina e manter-se em acompanhamento. Essa luta é por vocês, e com vocês. 

domingo, 24 de maio de 2015

24 de Maio - Dia Nacional do Café

24 de Maio - Dia Nacional do Café

Os Benefícios do Café Para Saúde
O café tem praticamente 0% de calorias. É uma grande fonte de cafeína e constitui cerca de 95% do mesmo. Alguns minerais estão presentes no café. tais como o Sódio, Tiamina, Niacina, Ácido fólico, Fósforo, Magnésio, Manganês, juntamente com o Potássio e Riboflavina. Verificou-se que o café contém cerca de 1.000 tipos de compostos químicos e é uma fonte de antioxidantes.
Benefícios do café para Diabéticos: Foi provado que pode fazer maravilhas para pacientes diabéticos. O café contém ácido clorogênico e a trigonelina alcalóide que auxilia na redução de glicose e insulina. É útil para pacientes diabéticos tipo 2.

Benefícios do café na prevenção do câncer: O café tem propriedades anti-cancerígenas. Possui ácido clorogênico, ácido caféico, fitoestrogênios que ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. Verificou-se que em pessoas que bebe, diariamente café reduziram-se os riscos de câncer esofágico, câncer da faringe e oral. Câncer de próstata e câncer de fígado também podem ser reduzidos por sua ingestão. 
Café reduz o risco de perda de memória: Café melhora a memória. Mostrou-se prevenir a demência e doença de Alzheimer em pessoas idosas. Pois, ajuda a bloquear os efeitos de um neurotransmissor chamado adenosina. O bloqueio dos efeitos inibidores de adenosina ajuda a aumentar a eficiência neuronal no cérebro e que libertam neurotransmissores como a dopamina e norepinefrina. Ajuda a melhorar o humor e alivia o stress.
Benefícios do café em proteger o fígado: O consumo de café ajuda na melhor eficiência do fígado. Isso reduz o risco de colangite esclerosante primária, que pode levar a cirrose do fígado e insuficiência hepática. Ele também reduz a ocorrência de carcinoma hepatocelular, que é uma forma de câncer de fígado.
Outros Benefícios do Café para Saúde:

  • O Café contém uma grande quantidade de antioxidantes e, assim, auxilia no fortalecimento da imunidade.
  • O café contém cafeína, que ajuda contra dores de cabeça e enxaquecas. Ele também provoca o efeito de captação gastrointestinal em analgésicos.
  • Ele ajuda a melhorar o humor, aliviar o estresse e as funções cognitivas, tais como tempo de reação, memória verbal incidental e raciocínio visuoespacial.
  • A ocorrência de cálculos biliares na bexiga pode ser significativamente reduzida pela ingestão de cafeína.
  • A cafeína pode ajudar na prevenção de prisão de ventre e facilita os movimentos intestinais. Ela estimula o movimento dos músculos, ajudando, assim, na evacuação eficiente.
  • O café contém tanino que pode ajudar a remover a formação da placa e ajuda a melhorar a saúde dental.

sábado, 23 de maio de 2015

Campanha de Vacinação Contra a Gripe Prorrogada

Campanha de Vacinação Contra a Gripe Prorrogada

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe foi prorrogada até o dia 05 de junho. Até o dia 22, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) imunizou mais de 890 mil pessoas, o que representa 57% da população alvo: idosos, gestantes, crianças de seis meses a 4 anos, mulheres no período de até 45 dias após o parto, doentes crônicos e profissionais de saúde. A vacina está disponível nas Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde, das 8h às 17h. A meta é vacinar 80% da população alvo, o que representa cerca de 1,2 milhão de pessoas.

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Por isso, cuidados simples como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal são, no geral, medidas simples que ajudam a prevenir a doença. Em caso de síndrome gripal, a orientação da SMS, mesmo para as pessoas já vacinadas, é procurar um serviço de saúde.

O principal objetivo com a campanha de vacinação é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções provocadas pelo vírus da influenza. Sobre a eficácia da vacina, alguns estudos demonstraram que a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% o da mortalidade global. A vacinação contra a influenza começou no dia 04 de maio.

Para consultar a unidade básica de saúde mais próxima, basta ligar para a central de atendimento da prefeitura, 1746, ou acessar a ferramenta "Onde Ser Atendido (www.rio.rj.gov.br/web/sms). É importante levar a Caderneta de Vacinação ou algum comprovante de situação vacinal.
 

quarta-feira, 20 de maio de 2015

20 de Maio - Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem

20 de Maio - Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem


Hoje, dia 20 de maio, comemora-se o dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem. Nós gostaríamos de parabenizar esses profissionais que tanto se dedicam ao cuidado. Seja no teste do pezinho, vacina, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, curativos, orientações em saúde, onde focam todo o seu carinho, cuidado e respeito aos usuários. 

Atribuições dos auxiliar e técnicos de enfermagem na atenção básica:
I - Participar das atividades de atenção realizando procedimentos regulamentados no exercício de sua profissão na UBS e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc.); 
II - Realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea; 
III - Realizar ações de educação em saúde à população adstrita, conforme planejamento da equipe; 
IV - Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da UBS; e 
V - Contribuir, participar e realizar atividades de educação permanente.

terça-feira, 19 de maio de 2015

19 de Maio - Dia Mundial do Médico de Família

19 de Maio - Dia Mundial do Médico de Família




O Médico de Família
O Médico de Família é um profissional que possui um perfil generalista e atua na Atenção Primária, atendendo demandas diversas, desde a criança até o idoso e a todos os gêneros.
Este médico deve ter a disponibilidade para formar vínculos com seus pacientes, fazendo um acompanhamento de longo prazo e conhecendo seu contexto familiar e social.
Promoverá o contato estreito com a comunidade, participando de ações coletivas e realizando visitas domiciliares aos seus pacientes.

Atribuições dos médicos de família:
I - Realizar atenção à saúde aos indivíduos sob sua responsabilidade; 
II - Realizar consultas clínicas, pequenos procedimentos cirúrgicos, atividades em grupo na UBS e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc.); 
III - Realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea; 
IV - Encaminhar, quando necessário, usuários a outros pontos de atenção, respeitando fluxos locais, mantendo sua responsabilidade pelo acompanhamento do plano terapêutico deles; 
V - Indicar, de forma compartilhada com outros pontos de atenção, a necessidade de internação hospitalar ou domiciliar, mantendo a responsabilização pelo acompanhamento do usuário; 
VI - Contribuir, realizar e participar das atividades de educação permanente de todos os membros da equipe; e VII - Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USB. 



terça-feira, 12 de maio de 2015

Semana das Mães

Semana das Mães

Nós da CF Lourenço de Mello em homenagem às mães fizemos a "SEMANA DAS MÃES", voltada cada dia para um público materno diferenciado.
Um dia para as gestantes, outro para as funcionárias, outro para as mães que nos ajudam na clínica e mães que se exercitam.
Tivemos lanches, brincadeiras, orientações em saúde, coleta de preventivo, avaliação das mamas, avaliação de saúde bucal, brindes - alguns feitos pelas próprias pacientes (Grupo de Artesanato) e muito carinho a essas guerreiras.
Agradecemos a participação de todos os envolvidos: pacientes, funcionários, amigos e amigas.











"Nossas mães merecem todo o carinho e respeito"

12 de Maio - Dia Mundial do Enfermeiro

12 de Maio - Dia Mundial do Enfermeiro


Atribuições do enfermeiro publicado na cartilha de Política Nacional de Atenção Básica (Ministério da Saúde):


I - Realizar atenção à saúde aos indivíduos e famílias cadastradas nas equipes e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc.), em todas as fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade;

II - Realizar consulta de enfermagem, procedimentos, atividades em grupo e conforme protocolos ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, observadas as disposições legais da profissão, solicitar exames complementares, prescrever medicações e encaminhar, quando necessário, usuários a outros serviços;

III - Realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea;

IV - Planejar, gerenciar e avaliar as ações desenvolvidas pelos ACS em conjunto com os outros membros da equipe;

V - Contribuir, participar e realizar atividades de educação permanente da equipe de enfermagem e outros membros da equipe; e Política Nacional de Atenção Básica 47.

VI - Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da UBS.

Hoje inicia a semana da enfermagem, e é o dia mundial do Enfermeiro, nós da CF Lourenço de Mello, vimos por meio desta homenagear a esses profissionais que tanto fazem pela nossa saúde, observando, zelando, orientando, prescrevendo, gerenciando, consultando, visitando, ensinando e principalmente, cuidando. Feliz dia do enfermeiro. 

sábado, 9 de maio de 2015

Dia D - Vacinação Contra Gripe

Dia D - Vacinação Contra Gripe

Hoje, no dia D da vacinação contra a Gripe, nós da CF Lourenço de Mello, contamos com um posto de vacinação externo (Estação Ferroviária de Paciência), posto de vacinação na própria unidade aplicando a vacina contra a gripe e fiscalizando e acertando os atrasos de vacinas, visitas domiciliares a fim de propagar as informações sobre a vacinação, inspeção dos possíveis criadouros/focos de dengue, grupo de saúde bucal para as gestantes e acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família e/ou Cartão Família Carioca.
                                                                  Venha se vacinar!



quinta-feira, 7 de maio de 2015

Dia Mundial da Higienização das Mãos

Dia Mundial da Higienização das Mãos


O outono começou, as temperaturas caem e oscilam com dias quentes e é neste período que doenças como tosse, resfriado, gripe, infecção de olhos, de pele e infecções gastrintestinais, como a diarreia, por exemplo, costumam se intensificar. Assim, germes e fungos podem sobreviver e se propagar por mais tempo.

As dez doenças mais comuns por falta de higiene correta são: infecção estomacal, respiratória, gripes, resfriados, diarreia, doenças de pele, espinhas, dor de garganta, infecções no ouvido e erupções na pele. Elas podem ser evitadas com a higienização das mãos frequentemente. Segundo a UNICEF e a OMS, é possível reduzir em até 40% a incidência de infecções, como a diarreia, com o simples ato de lavar as mãos.

No dia 5 de maio, Dia Mundial de Higienização das Mãos,  promovemos sala de espera com atividades para conscientizar os profissionais de saúde e pacientes sobre a importância da higienização das mãos.

O hábito de LAVAR AS MÃOS previne e reduz infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde.

Utilizar o álcool em gel é eficaz contra todos os tipos de germes (incluindo o vírus da gripe H1N1), além de matar 99,99% das bactérias. “Porém, a total higienização e prevenção de doenças serão garantidas se combinada à lavagem das mãos com água e sabonete, reforçando a remoção mecânica de parasitas.

A Lavagem de Mãos é uma medida SIMPLES, ECONÔMICA E EFICAZ na prevenção de doenças e infecções e um importante para a Saúde Individual e Comunitária.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Curso de Formação de Jovens Promotores de Saúde

Curso de Formação de Jovens Promotores de Saúde

Inscrições abertas para curso remunerado de jovens multiplicadores de saúde da Prefeitura.
Prevenir doenças, orientar a população e contribuir com a promoção da saúde na própria comunidade. São esses os principais papéis dos jovens promotores da Saúde (RAP da Saúde) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Se você tem vontade de participar ativamente na melhoria da cidade, fique ligado: a SMS lançou segunda-feira, 4 de maio, o edital para o Curso de Formação de Jovens Promotores da Saúde, que visa estimular o protagonismo juvenil na cidade e a educação entre pares sobre os temas da saúde. O prazo para inscrições vai até às 23:59h do dia 12 de maio.

Dedicado ao público de 14 a 24 anos, o curso oferece 160 vagas para multiplicadores (pessoas sem experiência) e 30 vagas para dinamizadores (com experiência em protagonismo juvenil), com bolsas que variam entre R$300,00 e R$400,00, além de vale transporte.

Durante o curso os jovens aprenderão conceitos de saúde, educação, cultura e lazer, assistência social e direitos humanos. O período de formação será de 01/07/2015 a 30/06/2016.

As inscrições devem ser feitas através deste e-mail: rapdasaudesms.rj@gmail.com
Deve constar no assunto do e-mail o seguinte:
Seleção RAP da saúde 2015 para a CAP5.3 - Multiplicador
Deverá ser encaminhado do e-mail a seguinte documentação:
 - Currículo
 - Redação explicitando a motivação para participar do RAP da saúde (Tipo de papel A4, mínimo de 15 e máximo de 20 linhas com fonte Arial tamanho 12 e espaçamento de 1,5. O titulo da redação deve ser centralizado, o nome do candidato deverá ser alinhado à direita, em caixa alta, com fonte Arial, negrito, tamanho 14.

sexta-feira, 1 de maio de 2015

DENTESCOLA

DENTESCOLA

O Programa de Saúde e Cidadania Dentescola foi instituído por meio do Decreto nº 20.311 de 30 de julho de 2001. O objetivo geral do programa é implementar ações de promoção da saúde bucal nos espaços de formação, ou seja, escolas, creches etc. Sua matriz é o projeto político pedagógico local, propiciando a criação de polos de consciência individual e coletiva sobre a importância do cuidado com a saúde bucal. O Programa Dentescola é uma importante estratégia de reorientação do modelo de atenção em saúde bucal em nosso município, centrado na promoção do cuidado em saúde bucal e na humanização.
 
As ações do Programa Dentescola são desenvolvidas em consonância com o Projeto Político Pedagógico de cada unidade escolar, com o objetivo de restabelecer a manutenção da saúde dos escolares. Vale lembrar que a partir desta atividade desenvolve-se um vínculo entre os profissionais de saúde e os escolares, fortalecendo ainda mais os laços da equipe com a comunidade. As atividades desenvolvidas dentro do ambiente escolar possibilitam a resolução de grande parte das demandas clínicas, desonerando, assim, a porta de entrada das Unidades de Atenção Primária.
 
O programa realiza ações de caráter preventivo e de recuperação dentro dos próprios espaços de formação, através do Tratamento Restaurador Atraumático (TRA), preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Havendo a necessidade da realização de procedimentos que impliquem na utilização de equipamento odontológico, a unidade de saúde de referência daquele território escolar é acionada. O estabelecimento desta interface entre unidade de saúde e unidade escolar colabora para a organização dos serviços e para que a saúde seja reconhecida como direito e expressão de qualidade de vida e de cidadania. 
 
As atividades educativas propostas consideram:
• as doenças imunopreviníveis de maior prevalência;
• o padrão nutricional;
• as condições psicossociais;
• as doenças mais prevalentes da cavidade oral;
• sexualidade, DST/AIDS e planejamento familiar;
• os hábitos de higiene;
• a cidadania.
 
 

Objetivos

 • formação de agentes multiplicadores de saúde para a viabilidade e manutenção de uma agenda local saudável;  
 • implementação de ações de educação e prevenção (escovação diária, aplicação de fluoretos) com a criação de espaços facilitadores (os escovários) nas creches e escolas públicas municipais, como medida de controle das doenças cárie e periodontal;
 • realização de diagnóstico das condições de saúde bucal, e a implementação de ações resolutivas no próprio ambiente escolar ou nas Unidades de Saúde da Atenção Primária;
 • execução de procedimentos de baixa complexidade (TRA – Tratamento Restaurador Atraumático)




Infográfico

7 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
1,293,607 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
10.235 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde na Escola
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Coronel Tito Porto Carrero - S/Nº - Paciência

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3427-5844 ou 3427-7068

Tecnologia do Blogger.