Mais benefícios da leitura para a vida:
Médicos norteamericanos durante a Segunda Guerra Mundial que acompanhavam as tropas americanas notaram que os soldados feridos, que tinham acesso à leitura, e liam muito durante sua recuperação no hospital, tinham uma evolução melhor, em diferentes tipos de problemas de saúde, comparados àqueles que ficavam sem nada para fazer. Sem levar em conta a influência do conteúdo que está sendo lido, o hábito de ler ajuda na atividade cerebral, o que auxilia a conciliar o sono.
Lentifica as ondas cerebrais proporcionando um estado de mais relaxamento e estimula a memória. Muitos especialistas em sono têm recomendado aos portadores de insônia para evitar televisão e computador no final do dia, trocando pelas páginas de um bom livro.
Na ocorrência de acidentes vasculares cerebrais (AVC) ou no caso do distúrbio de memória do idoso e quadros demenciais, por exemplo, a leitura é uma poderosa ferramenta para manter o cérebro em atividade, potencializando sua recuperação ou retardando o avanço dessas doenças.
Durante a leitura há um estímulo específico no cérebro que ajuda na formação de conexões de neurônios numa estrutura cerebral onde, em geral, quanto mais conexões através dela mais conexões de memória a pessoa tem, auxiliando esse processo.
Há indicação de uso da leitura específica para tratar depressão, ansiedade, distúrbio bipolar, transtorno obsessivo compulsivo, esquizofrenia, dependência química, programas de bem-estar, prevenção de várias doenças, distúrbios sexuais, e obviamente, em estresse pós-traumático.
Uma criança para quem os pais leem com frequência tem uma melhor performance na escola. Ler para uma criança afeta sua habilidade de aprendizado. Crianças que estão constantemente aumentando seu vocabulário têm uma melhor comunicação, melhor habilidade linguística e geralmente entendem melhor o processo de escrita do que crianças a quem os pais não leem regularmente.
A leitura é um ótimo meio de criar uma ligação entre pais e filhos. A proximidade que eles sentem quando vocês leem um livro com eles é algo que você não pode fazer de nenhuma outra maneira. Você está dando a eles habilidades
A leitura pode auxiliar a pessoa através do autoconhecimento. Na medida em que refletimos sobre nossos comportamentos, e sobre o que nos faz agir desta ou daquela forma, assim temos melhores condições de avaliar o que desejamos fazer com nossas vidas. Os estudos recentes mostram que o tipo de imaginação que as pessoas fazem quando leem um livro é muito diferente daquela gerada por um filme. A pessoa constrói as imagens livremente em sua imaginação de acordo com seus conceitos e vivências.
Depois de ler um livro, você nunca é a mesma pessoa que era antes de lê-lo. Mesmo que não perceba a mudança, algo que você leu ficou guardado nos seus pensamentos e contribuiu para o seu crescimento.
Mesmo quem não gosta de ler tem consciência de que a leitura é essencial e faz diferença no aprendizado, principalmente porque amplia o nosso vocabulário e melhora a escrita. Mas poucos percebem que a leitura frequente tem efeito também quando nos expressamos verbalmente. Quanto mais conhecimento, maior a capacidade de nos expressarmos bem.
0 comentários:
Postar um comentário