CSF LOURENÇO DE MELLO

Rua Coronel Tito Porto Carrero, Paciência - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 23580-010 | ☎ Telefone: (21) 3427-7068/3427-5844
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Stéphanie Dantas | CNES 6572014 - ESF: 04 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

30/09/2016 - Grupo de Planejamento Reprodutivo

30/09/2016 - Grupo de Planejamento Reprodutivo

Em consonância com o Dia Mundial de Prevenção de Gravidez na Adolescência, foi realizado grupo de planejamento para adolescente, realizado em dois dias pelas enfermeiras Carla e Adriana, a Equipe de Saúde Bucal e os promotores da RAP da Saúde.

A fim de esclarecer as dúvidas, promover e orientar sobre a concepção e anticoncepção, IST's, mudanças hormonais e morfológicas do corpo na adolescência.

Fotos:










quinta-feira, 29 de setembro de 2016

29/09/2016 - Roda de Conversa com a farmacêutica

29/09/2016 - Roda de Conversa com a farmacêutica

Realizado pela farmacêutica Renata, roda de conversa sobre o uso racional de medicamentos e conscientização da utilização de benzodiazepínicos (Midazolam, Flurazepam, Flunitrazepam, Alprazolam, Diazepam, Lorazepam, Cloxazolan, etc) que são medicações que atuam diretamente no Sistema Nervoso Central.  
Efeitos adversos dessas medicações mais comuns:

Os efeitos colaterais mais comuns dos benzodiazepínicos estão relacionados à sua ação sedativa e relaxante muscular, variando de indivíduo para indivíduo. A sedação produz a depressão, sonolência,tonturas, diminuição da atenção e concentração. A falta de coordenação muscular pode resultar em quedas e lesões, especialmente entre os idosos, além da dificuldade para andar. 

A diminuição da libido e dificuldade em ter ereção é um efeito colateral comum. A desinibição pode surgir levando a pessoa a ter uma conduta social inconveniente. A hipotensão e a respiração reprimida podem ser encontrada após o uso intravenoso. Efeitos colaterais menos comuns incluem náuseas e alterações do apetite, visão borrada,confusão, euforia, despersonalização e pesadelos. Casos de toxicidade hepática têm sido descritos, mas são raros.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

27/09/2016 - Reunião Geral Interequipes

27/09/2016 - Reunião Geral Interequipes

Aconteceu reunião entre todas as Equipes de Saúde da Família, Equipe de Saúde Bucal e Equipe de Farmácia a fim de dilucidar sobre a dose imediata de antibiótico realizada pela farmacêutica Renata e sobre a supervisão da antibioticoterapia pelos Agentes Comunitários de Saúde.

Além disso, foram colocados em pauta assuntos pertinentes ao processo de trabalho, melhoria da qualidade no atendimento, esclarecimento das dúvidas e debate aberto sobre os assuntos iniciados pelos profissionais.

Fotos:


segunda-feira, 26 de setembro de 2016

26/09/2016 - Reunião administrativa

26/09/2016 - Reunião administrativa

Realizada reunião com a equipe da administração a fim de discutir em conjunto o planejamento, avaliar as ações, atualizar as informações sobre o laboratório e dinamizar o atendimento na administração com foco na humanização.

As reuniões na unidade são o principal método de qualificação dos atendimentos dos profissionais, contribuindo também para a atualização das informações passadas pelos outros serviços (CAP 5.3, SMSRJ, Laboratórios, etc.).

Além disso, é um mecanismo de vinculação de informações, de integração das ações, de aumento da transparência nos serviços disponíveis na unidade, de esclarecimento das dúvidas e, acima de tudo, de fortificação do
 trabalho em equipe.

Foto:
 

sábado, 24 de setembro de 2016

24/09/2016 - Dia D

24/09/2016 - Dia D

 Dia D da Campanha de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal de 08h às 17h. Com acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família/Cartão Família Carioca e Avaliação odontológica para as meninas de 9 a 14 anos.
Participe! #VacinarÉProteger

Fotos:
 







sexta-feira, 23 de setembro de 2016

23/09/2016 - Dia D da Campanha Multivacinação

23/09/2016 - Dia D da Campanha Multivacinação


O Coelho mais amado do Brasil veio ajudar o Zé Gotinha na campanha de vacinação. Afinal, todo mundo unido fica mais protegido. Amanhã das 08h às 17h. Participe!
Traga seus filhos menores de 5 anos e de 9 a menores de 15 anos na unidade. E não se esqueça de trazer a caderneta. #vacinaréproteger
Obs.: Estaremos acompanhando as condicionalidades do Bolsa Família e Cartão Família Carioca.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

21/09/2016 - Dia mundial da doença de Alzheimer

21/09/2016 - Dia mundial da doença de Alzheimer

À esquerda temos um cérebro normal. À direita temos um cérebro de quem tenha Alzheimer.

Hoje, é dia 21 de setembro, dia mundial da doença de Alzheimer. A palavra Alzheimer caiu na boca e nos ouvidos de todos, mas muita gente desconhece o que ela significa. Por isto, preparamos esta postagem para multiplicar um pouquinho de conhecimento para todos vocês.

A doença de Alzheimer provoca progressiva e irreversível deterioração das funções cerebrais, como dificuldade em reter memórias recentes, adquirir novos conhecimentos, fazer cálculos numéricos e julgamentos de valor, manter-se alerta, expressar-se na linguagem adequada, manter a motivação e outras capacidades superiores. A pessoa também pode apresentar distúrbios de comportamento que vão da apatia ao isolamento e à agressividade.

Cerca de 10% das pessoas com mais de 65 anos e 25% com mais de 85 anos podem apresentar algum sintoma dessa enfermidade e são inúmeros os casos que evoluem para demência. Feito o diagnóstico, o tempo médio de sobrevida varia de 8 a 10 anos.

Não se conhece a causa específica da doença de Alzheimer. Não há um teste diagnóstico definitivo para a doença de Alzheimer, que é diagnosticada após a exclusão de outras possibilidades. Até o momento, a doença permanece sem cura. O objetivo do tratamento é minorar os sintomas. 

Fatores preventivos:  
■ A aquisição de conhecimentos cria novas conexões entre os neurônios (sinapses) e aumenta a reserva intelectual, fatores que retardam o aparecimento das manifestações de demência. O analfabetismo e a baixa escolaridade estão associados à maior prevalência. 
As pessoas que se envolvem em atividades intelectuais, como a leitura, jogos de tabuleiro, palavras-cruzadas, toque de instrumentos musicais, ou que têm interação social de forma regular demonstram menor risco de vir a desenvolver doença de Alzheimer. 
Vários estudos sugerem que a atividade física tenha efeito protetor. 
Para o idoso, o contato com a família tende a ser a principal fonte de convívio e satisfação a partir de interação social. Há muitas maneiras de relacionamento de qualidade com alcance mútuo de satisfação: resgatar histórias antigas, especialmente envolvendo lembranças agradáveis e que tenham relevância familiar, contato físico e afetuoso bem como acompanhamento de rotina e atividades diárias.

Recomendações:
Cuidar de doentes de Alzheimer é desgastante e precisa ser dividida e compartilhada com outros membros da família e profissionais de saúde para não sobrecarregar uma só pessoa.
Procurar ajuda com familiares e/ou profissionais pode ser uma medida absolutamente necessária.
Algumas medidas podem facilitar a vida dos doentes e de quem cuida deles: 
Fazer o portador de Alzheimer usar uma pulseira, colar ou outro adereço qualquer com dados de identificação (nome, endereço, telefone, etc.) e as palavras “Memória Prejudicada”, porque um dos primeiros sintomas é o paciente perder a noção do lugar onde se encontra; 
Estabelecer uma rotina diária e ajudar o doente a cumpri-la. Espalhar lembretes pela casa (apague a luz, feche a torneira, desligue a TV, etc.) pode ajudá-lo bastante; 
Simplificar a rotina do dia-a-dia de tal maneira que o paciente possa continuar envolvido com ela; 
Encorajar a pessoa a vestir-se, comer, ir ao banheiro, tomar banho por sua própria conta. Quando não consegue mais tomar banho sozinha, por exemplo, pode ainda atender a orientações simples como: “Tire os sapatos. Tire a camisa, as calças. Agora entre no chuveiro”; 
Limitar suas opções de escolha. Em vez de oferecer vários sabores de sorvete, ofereça apenas dois tipos; 
Certificar-se de que o doente está recebendo uma dieta balanceada e praticando atividades físicas de acordo com suas possibilidades; 
Eliminar o álcool e o cigarro, pois agravam o desgaste mental; 
Estimular o convívio familiar e social do doente; 
Reorganizar a casa afastando objetos e situações que possam representar perigo. Tenha o mesmo cuidado com o paciente de Alzheimer que você tem com crianças; 
Conscientizar-se da evolução progressiva da doença. Habilidades perdidas jamais serão recuperadas; 
Providenciar ajuda profissional e/ou familiar e/ou de amigos, quando o trabalho com o paciente estiver sobrecarregando quem cuida dele.

Fontes:
http://abraz.org.br
http://drauziovarella.com.br/envelhecimento/alzheimer-2/

terça-feira, 20 de setembro de 2016

20/09/2016 - Venha atualizar a caderneta de vacinação

20/09/2016 - Venha atualizar a caderneta de vacinação


Venha atualizar a caderneta de vacinação de seu/sua filho/filha. A vacinação é o método mais eficaz na prevenção, controle e erradicação de doenças.
Diminuindo também o número de internações hospitalares.
 DIA D da CAMPANHA: 24/09/2016 DE 08H ÀS 17H.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

19/09/2016 - Início da Campanha Multivacinação Para Atualização do Esquema Vacinal

19/09/2016 - Início da Campanha Multivacinação Para Atualização do Esquema Vacinal




Começa hoje a Campanha de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal. Traga seu/sua filho/filha com a caderneta de vacinação para a checagem, atualização no prontuário eletrônico e aplicação da vacina, se necessário. É importante a avaliação da caderneta das crianças menores de cinco anos, das crianças de nove anos e adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade. A vacinação é o principal mecanismo na prevenção, controle e erradicação de doenças. Em caso de dúvidas, procure seu Agente Comunitário de Saúde ou a própria clínica. Essa campanha se estende até o dia 30/09, tendo como Dia D o sábado (24/09 - 08h às 17h) com atividades para acompanhamento das condicionalidades dos Programas Bolsa Família e Cartão Família Carioca e Grupo de escovação.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

14/09/2016 - Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente

14/09/2016 - Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia no dia 19 de setembro a Campanha de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal. Até o dia 30 de setembro, a SMS disponibilizará todas as vacinas do calendário básico da criança e do adolescente, tendo como principais objetivos a atualização das vacinas para os integrantes dos grupos alvos e a redução do risco de transmissão de doenças imunopreveníveis.


Estarão disponíveis, para crianças menores de 5 anos que precisem completar os esquemas de imunização, as vacinas BCG, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, DTP infantil, contra varicela, contra poliomielite (VIP e VOPb), contra hepatite A, contra a hepatite B, entre outras. Também haverá aplicação da segunda dose da vacina contra influenza especificamente para crianças que receberam a primeira dose durante a campanha de maio e ainda precisem completar o esquema vacinal com a segunda dose. Para o grupo de adolescentes de 9 e 14 anos, estarão disponíveis as seguintes vacinas: Tríplice Viral, Dupla Adulto, contra hepatite B e contra HPV, esta última específica para as meninas. A vacinação não terá meta a ser alcançada, uma vez que se trata de completar os esquemas vacinais das crianças e adolescentes que eventualmente estejam em aberto.


Devido a mudanças no esquema de vacinação contra a poliomielite, a recomendação do Ministério da Saúde para a Vacina Oral Poliomielite (VOP) será vacinar apenas as crianças que ainda não tenham completado as duas doses de reforço desta vacina. Será, portanto, uma vacinação seletiva e não generalizada para a faixa etária, como ocorria em outros anos. Trata-se de uma atualização regular do Calendário Nacional de Vacinação, uma vez que as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) previstas no calendário básico e feitas na rotina dos postos já garantem a proteção. O Brasil está livre do poliovírus há 27 anos, desde 1990.

Em caso de dúvidas, os pais ou responsáveis devem procurar a unidade de Atenção Primária mais próxima de sua residência para informação, orientação e avaliação clínica da criança. Para encontrar a unidade de referência basta acessar no site da Secretaria Municipal de Saúde o link "Onde ser atendido" (http://www.rio.rj.gov.br/web/ sms/onde-ser-atendido), ou ligar para a Central de Atendimento da Prefeitura, no número 1746.

Quanto maior a cobertura vacinal, menor são os índices de letalidade por determinadas doenças. Segundo a LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), no Artigo 14, parágrafo primeiro diz: "É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias". A vacina é um direito da criança e dever dos pais. 

A multivacinação é uma estratégia que a CGPNI vem adotando com a finalidade de atualizar a situação vacinal da população menor de cinco anos de idade, incorporando em 2016, as crianças de nove anos e adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias). A estratégia é realizada em um curto intervalo de tempo (duas semanas), oportunidade na qual são oferecidas à população alvo as vacinas da rotina, a fim de melhorar a cobertura vacinal e otimizar a logística dos serviços de saúde. 

Nessas campanhas procuram-se administrar vacinas de forma seletiva e possibilitar a atualização da Caderneta de Vacinação. Neste sentido, a atuação dos gestores das três esferas de governo, bem como dos profissionais de saúde é de suma relevância na organização das ações da Campanha de Multivacinação, considerando a importância da estratégia para o resgate de não vacinados. Embora dados estatísticos mostrem aumento da cobertura vacinal, existem localidades que apresentam baixas coberturas criando, assim, condições para formação de bolsões de suscetíveis às doenças imunopreveníveis.
Como agravante, as condições de baixa renda e a desnutrição podem potencializar o risco de morte e ou sequela por doenças infectocontagiosas nessas localidades.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

13/09/2016 - Palestra sobre saúde: dengue, zika, chikungunya e serviços da atenção primária

13/09/2016 - Palestra sobre saúde: dengue, zika, chikungunya e serviços da atenção primária

Foi realizado hoje, pela equipe de Agentes de Vigilância em Saúde, Equipe Ribeiro Couto e Equipe do CRAS Iacyra Frazão Sousa (Urucânia) uma palestra para os usuários sobre os determinantes de saúde, prevenção de doenças, serviços ofertados na unidade, controle de vetores de doenças, saneamento e higiene pessoal pela enfermeira Carla da Equipe Ribeiro Couto. Junto a ela, foram observados os casos de dengue, zika e chikungunya que tivemos no primeiro semestre de 2016, a importância do Agente de Vigilância em Saúde (AVS) e como ajudar no combate do mosquito. E, por final teve uma dinâmica de grupo a fim de elucidar sobre o suicídio, aproveitando o setembro amarelo, e a confraternização dos usuários e profissionais.

Gostaríamos de agradecer a todos aqueles que participaram desse evento. Esperamos fortalecer cada vez mais esse vínculo com os diversos serviços e nossos clientes.

Fotos: 







segunda-feira, 12 de setembro de 2016

12/09/2016 - Dentescola

12/09/2016 - Dentescola

O Programa Dentescola é uma importante estratégia de reorientação do modelo de atenção em saúde bucal em nosso município, centrado na promoção do cuidado em saúde bucal e na humanização. O objetivo geral do programa é implementar ações de promoção da saúde bucal nos espaços de formação, ou seja, escolas, creches, EDI, etc.


Vale lembrar que a partir desta atividade desenvolve-se um vínculo entre os profissionais de saúde e os escolares, fortalecendo ainda mais os laços da equipe com a comunidade. E, principalmente, na prevenção de doenças relacionadas à saúde bucal.

Atividade realizada pela TSB Gizelle e os ACS Maycon e Deni.

Fotos:
 



sábado, 10 de setembro de 2016

10/09/2016 - Setembro Amarelo - Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

10/09/2016 - Setembro Amarelo - Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

 O mês de setembro foi escolhido pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio para alertar sobre a importância de ações de prevenção. O objetivo da organização é dar destaque ao assunto, encarado por muitos como um tabu, e conscientizar a população.

O Brasil está entre os 28 países, de um universo de mais de 160 analisados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que possui estratégia de prevenção ao suicídio. O Ministério da Saúde, por meio da rede pública, oferece atenção integral em saúde para os casos de tentativa de suicídio.

O Coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde (MS), Roberto Tykanori, conta que a rede de atenção é fundamental para prevenção das tentativas de suicídio “Os dados gerais de epidemiologia do suicídio mostram que mais da metade das pessoas que cometem o ato tem um histórico anterior de transtorno mental. O fato de termos redes de serviço que acolhem e atendem pessoas com estes distúrbios, por si, já tem um efeito preventivo. Outro ponto importante, é que ter esta rede permite o acesso de pessoas que nunca tiveram este tipo de problema, mas podem vir a procurar em momentos de dificuldade”, explica.
Quem precisa de atendimento para transtornos mentais no Sistema Único de Saúde (SUS) pode contar com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Atualmente, o país possui 2.241 unidades em funcionamento. Nesses estabelecimentos, o paciente recebe atendimento próximo da família, assistência médica especializada e todo o cuidado terapêutico conforme o seu quadro de saúde. Quando recomendado pelo médico, o SUS disponibiliza gratuitamente medicamentos que podem auxiliar no tratamento dos pacientes.

Entre os fatores de risco associados com o suicídio estão transtornos mentais, como depressão, alcoolismo, esquizofrenia; questões como isolamento social, desemprego, migrantes; questões psicológicas, como perdas recentes, dinâmica familiar; e condições clínicas incapacitantes, como lesões desfigurantes, dor crônica e câncer.

Sinais no cotidiano podem mostrar à família que a pessoa planeja ou pensa na possiblidade de suicídio. A maioria das pessoas com ideias de morte comunica seus pensamentos e intenções suicidas. Elas, frequentemente, dão sinais e fazem comentários sobre “querer morrer”, “sentimento de não valer pra nada”, e assim por diante. Tykanori alerta que comportamentos considerados como de despedida podem ser percebidos antes da tentativa de suicídio. “De repente a pessoa começa a se desfazer de coisas, dizer que não vai fazer mais certas atividades. Sinais que a pessoa está encerrando sua agenda, por exemplo. Em geral este tipo de comportamento é considerado de alto risco. Independente de a pessoa estar deprimida ou ter um histórico de transtorno mental”.

Por isso, é importante que a família fique atenta aos comportamentos de alerta. Por trás deles estão os sentimentos de pessoas que podem estar pensando em suicídio. São quatro os sentimentos principais de quem pensa em se matar. Todos começam com “D”: depressão, desesperança, desamparo e desespero (regra dos 4D). Caso note alguém com este comportamento, a ajuda pode começar em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que é a porta de entrada para os usuários do SUS. Se necessário, o paciente será encaminhado a um serviço de atenção especializada.

Diretrizes Nacionais de Prevenção- Em 2006, o Ministério da Saúde publicou as Diretrizes Nacionais de Prevenção do Suicídio (Portaria 1876/2006) e o manual dirigido aos profissionais das equipes de saúde mental dos serviços de saúde, com ênfase nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Tanto o tema do suicídio quanto o da depressão são abordados no curso de educação à distância “Atenção à crise em saúde mental ”, realizado desde o ano passado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina. Até o momento, 2.064 profissionais de saúde já foram capacitados.
Fonte: Gabriela Rocha/ Blog da Saúde

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

08/09/2016 - Comitê Carioca de Erradicação do Sub-registro

08/09/2016 - Comitê Carioca de Erradicação do Sub-registro

Você sabia que o Registro Civil de Nascimento e a Certidão de Nascimento são gratuitos?

  • Crianças com até 11 anos e 11 meses portando a Declaração de Nascido Vivo (DNV) acompanhados da mãe, pai ou responsável legal devem ir ao cartório realizar o registro civil de nascimento gratuito (lei 11.790/2008). 

  • Após 12 anos completos sem DNV ir ao cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPN) acompanhados de seus pais e de mais duas testemunhas maiores de idade e devidamente documentadas. (GRATUITO).

  • É possível fazer o registro em qualquer idade. Procure o cartório ou a Defensoria Pública mais próximos da sua residência.

  • Ao conseguir a certidão de nascimento, vá ao DETRAN e emita sua primeira via gratuita da carteira de identidade. 

  • A Lei da Gratuidade 9.534 /1997 garante a certidão de nascimento e a certidão óbito. Você pode tirar a 2ª via da certidão de nascimento de graça. Para isso, deve solicitar a isenção da taxa no próprio cartório (RCPN) baseado na lei 1060/1950 e no ato executivo conjunto nº 27 do TJRJ. 

Nasceu no estado do Rio de Janeiro, foi registrado e perdeu sua certidão de nascimento? 
  • R: Solicite a busca no cartório (RCPN) mais próximo à sua residência. E, se não puder pagar, solicite a dispensa de taxa. 

Nasceu em outro estado brasileiro e não possui o regitro de nascimento ou não sabe se foi registrado? 
  • R: Procure a Defensoria Pública.

     

terça-feira, 6 de setembro de 2016

06/09/0216 - Campanha de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal

06/09/0216 - Campanha de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia no dia 19 de setembro a Campanha de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal. Até o dia 30 de setembro, a SMS disponibilizará todas as vacinas do calendário básico da criança e do adolescente, tendo como principais objetivos a atualização das vacinas para os integrantes dos grupos alvos e a redução do risco de transmissão de doenças imunopreveníveis.
 
Mais de 200 postos de vacinação nas unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) de toda a cidade estarão prontos para receber as crianças e adolescentes de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O dia D de vacinação acontecerá no sábado 24 de setembro, quando as unidades de Atenção Primária funcionarão também até as 17h. A SMS recomenda que pais e responsáveis levem aos postos a Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente, ou algum comprovante da situação vacinal. Os documentos serão avaliados pelas equipes de saúde e eventuais doses que não tenham sido feitas na época indicada serão aplicadas.
 
Estarão disponíveis, para crianças menores de 5 anos que precisem completar os esquemas de imunização, as vacinas BCG, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, DTP infantil, contra varicela, contra poliomielite (VIP e VOPb), contra hepatite A, contra a hepatite B, entre outras. Também haverá aplicação da segunda dose da vacina contra influenza especificamente para crianças que receberam a primeira dose durante a campanha de maio e ainda precisem completar o esquema vacinal com a segunda dose. Para o grupo de adolescentes de 9 e 14 anos, estarão disponíveis as seguintes vacinas: Tríplice Viral, Dupla Adulto, contra hepatite B e contra HPV, esta última específica para as meninas. A vacinação não terá meta a ser alcançada, uma vez que se trata de completar os esquemas vacinais das crianças e adolescentes que eventualmente estejam em aberto.

Devido a mudanças no esquema de vacinação contra a poliomielite, a recomendação do Ministério da Saúde para a Vacina Oral Poliomielite (VOP) será vacinar apenas as crianças que ainda não tenham completado as duas doses de reforço desta vacina. Será, portanto, uma vacinação seletiva e não generalizada para a faixa etária, como ocorria em outros anos. Trata-se de uma atualização regular do Calendário Nacional de Vacinação, uma vez que as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) previstas no calendário básico e feitas na rotina dos postos já garantem a proteção. O Brasil está livre do poliovírus há 27 anos, desde 1990.

Em caso de dúvidas, os pais ou responsáveis devem procurar a unidade de Atenção Primária mais próxima de sua residência para informação, orientação e avaliação clínica da criança. Para encontrar a unidade de referência basta acessar no site da Secretaria Municipal de Saúde o link "Onde ser atendido" (http://www.rio.rj.gov.br/web/ sms/onde-ser-atendido), ou ligar para a Central de Atendimento da Prefeitura, no número 1746.

Quanto maior a cobertura vacinal, menor são os índices de letalidade por determinadas doenças. Segundo a LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), no Artigo 14, parágrafo primeiro diz: "É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias". A vacina é um direito da criança e dever dos pais. Fontes: http://prefeitura.rio/web/sms/exibeconteudo?id=6390521 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

05/09/0216 - Posto de Coleta de Óleo

05/09/0216 - Posto de Coleta de Óleo


 O óleo de cozinha é um líquido usado principalmente para fritar alimentos em uma grande quantidade. Infelizmente, em muitos casos, esse óleo de cozinha usado em residências, bares e restaurantes acaba sendo jogado no ralo da pia ou mesmo nos vasos sanitários.

Quando o óleo vai para a galeria de esgoto funciona como uma cola, aí vai juntando tudo. Um fiozinho de cabelo, fio dental, um pedacinho de plástico, tudo isso fica concentrado, forma-se uma massa e acaba entupindo a rede de esgoto.
Isto pode provocar o que se chama de refluxo, ou seja, o esgoto retornar às residências causando incomodo, mau cheiro e risco de doenças a humanos e animais.

Outro problema é que ele acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas. Apenas um litro de óleo é capaz de esgotar o oxigênio de até 20 mil litros de água limpa, cobrindo, em poucos dias, uma superfície de 100m² de água. Formando uma espécie de blindagem que bloqueia a passagem de ar e luz, impedindo a respiração de animais aquáticos e a fotossíntese das plantas.

Um terceiro problema é que o óleo de cozinha usado chega também aos solos, tanto por meio das margens dos mananciais aquáticos quanto por meio do óleo descartado no lixo comum que acaba parando nos lixões. O óleo contamina a terra e acaba prejudicando plantas e micro-organismos que adubam o solo. Também por meio da infiltração, esse óleo de cozinha polui os lençóis freáticos embaixo da terra. Outro problema resultante é que esse óleo torna o solo impermeável e, quando ocorrem as chuvas, contribui para o surgimento de enchentes.

Até mesmo a atmosfera acaba sendo poluída, porque a decomposição do óleo produz o gás metano (CH4), que é um gás do efeito estufa, ou seja, é capaz de reter o calor do sol na troposfera, o que aumenta o problema do aquecimento global.

A solução seria o envio desse óleo para a reciclagem e transformação em materiais úteis como sabão e biodiesel.
Mas ... se levarmos em consideração o montante coletado de óleos vegetais usados no Brasil, temos menos de 1% do total produzido, ou seja, só 6 milhões e meio de litros de óleos recolhidos e reciclados corretamente.
E o restante? Mais de 200 milhões de litros de óleos usados por mês vai para os rios e águas subterrâneas, comprometendo o meio ambiente de hoje e do futuro.

Por isso, para evitar tanto trabalho e contaminação do solo, dos rios, jamais jogue óleo de fritura na pia, no ralo. Depois de fritar uma batatinha, o óleo pode ir direto para uma garrafa pet.
A Clínica da Família Lourenço de Mello agora é um posto de coleta e receberá essas garrafas pet com óleo usado, para envio a uma empresa de reciclagem.

 


Fonte:
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/09/veja-os-estragos-causados-pelo-oleo-de-cozinha-despejado-no-ralo-da-pia.html
http://www.biocoleta.com/novosite/impactos-ambientais-causados-pelo-oleo-usado-de-fritura/
http://ambiente.hsw.uol.com.br/reciclagem-oleo-cozinha1.htm
http://brasilescola.uol.com.br/quimica/oleo-cozinha-usado-meio-ambiente.htm

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

02/09/2016 - Roda de Conversa sobre Programas de Transferência de Renda

02/09/2016 - Roda de Conversa sobre Programas de Transferência de Renda

Ocorreu Roda de Conversa sobre Programas de Transferência de Renda (Programa Bolsa Família e Cartão Família Carioca) com os profissionais da unidade a fim de elucidar sobre as condicionalidades de acompanhamento, tais como:

•Bolsa Família:
-Crianças até 6 anos completos;
-Mulheres de 10 à 49 anos completos (gestantes ou não);


•Cartão Família Carioca:
Crianças de 0 à 2 anos completos;
-Adolescente de 12 à 19 anos completos;
-Mulheres de 10 à 49 anos completos (gestantes ou não).

Além da explicação da atribuição de cada profissional no acompanhamento dos beneficiários.
Fotos:
 






quinta-feira, 1 de setembro de 2016

01/09/2016 - Castração de Animais Domésticos

01/09/2016 - Castração de Animais Domésticos






Confira os postos onde você pode castrar seu animal de estimação de graça. Depois da castração, seu bichinho fica menos agitado, tem menos impulso de fugir de casa e, assim, fica menos exposto a doenças. Pra agendar a operação, ligue 2976-2416, 3108-1007 ou 3402-0380. #PetCarioca




CASTRAÇÃO: A Redução da REPRODUÇÃO EM PROGRESSÃO GEOMÉTRICA
Cães se reproduzem de 6 em 6 meses e gatos de 3 em 3 meses. 

Não é preciso fazer muitas contas para imaginar quantos novos cães e gatos são gerados em um ano e também entender que não existem tantas famílias a procura de animais de estimação para acolher todos estes novos filhotes. É aí que acontece o abandono.




A castração é considerada a única forma realmente eficaz e ao mesmo tempo humanitária de controle populacional de animais (hoje, a alternativa mais utilizada no Brasil é o extermínio).

A esterilização, ou castração é uma cirurgia que impede a procriação de cães e gatos (machos e fêmeas). Consiste na retirada dos ovários e útero da fêmea, e dos testículos do macho.

Os animais podem ser esterilizados a partir dos 3 meses de idade, não interferindo em seu desenvolvimento e formação.

A esterilização, além de impedir a reprodução e assim diminuir a superpopulação de cães e gatos, tem muitas outras vantagens para o animal e para seu proprietário: 

→ As fêmeas não entram mais no cio; 
→ Os machos param de urinar em todos os cantos para marcar território; 
→ A fêmea fica livre do risco de câncer de ovário e de útero e diminui muito o risco de câncer de mama; 
→ Os machos param de fugir para ir atrás de fêmeas que estão no cio;




01/09/2016 - Reflorestamento da Serra de Paciência

01/09/2016 - Reflorestamento da Serra de Paciência


A Prefeitura do Rio de Janeiro vem realizando o reflorestamento da Serra de Paciência.
Para quem não sabe, a área está aberta a visitação. 
A equipe de reflorestamento está convidando a todos, para participarem das atividades de visita guiada na área.
As visitas tem a supervisão da agente ambiental do local e contarão com dinâmicas, rodas de conversa e informação.

O ponto de encontro é na Associação de Moradores da Vila Alzira 2, às 9 horas.
As visitas acontecem de 9h às 13h
e ocorrerão nas seguintes datas, sempre às segundas feiras:
12 / 09 / 2016 
10 / 10 / 2016 e 24 / 10 / 2016
07 / 11 / 2016 e 21 / 11 / 2016
05 / 12 / 2016 e 19 / 12 / 2016

Para agendar a visita e ter mais informações, os contatos são:
Agente Ambiental Ruth - Telefone 988709687
Agente Ambiental Andreia - Telefone 991067891

Infográfico

7 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
1,293,607 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
10.235 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde na Escola
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Coronel Tito Porto Carrero - S/Nº - Paciência

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3427-5844 ou 3427-7068

Tecnologia do Blogger.