segunda-feira, 5 de setembro de 2016

05/09/0216 - Posto de Coleta de Óleo


 O óleo de cozinha é um líquido usado principalmente para fritar alimentos em uma grande quantidade. Infelizmente, em muitos casos, esse óleo de cozinha usado em residências, bares e restaurantes acaba sendo jogado no ralo da pia ou mesmo nos vasos sanitários.

Quando o óleo vai para a galeria de esgoto funciona como uma cola, aí vai juntando tudo. Um fiozinho de cabelo, fio dental, um pedacinho de plástico, tudo isso fica concentrado, forma-se uma massa e acaba entupindo a rede de esgoto.
Isto pode provocar o que se chama de refluxo, ou seja, o esgoto retornar às residências causando incomodo, mau cheiro e risco de doenças a humanos e animais.

Outro problema é que ele acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas. Apenas um litro de óleo é capaz de esgotar o oxigênio de até 20 mil litros de água limpa, cobrindo, em poucos dias, uma superfície de 100m² de água. Formando uma espécie de blindagem que bloqueia a passagem de ar e luz, impedindo a respiração de animais aquáticos e a fotossíntese das plantas.

Um terceiro problema é que o óleo de cozinha usado chega também aos solos, tanto por meio das margens dos mananciais aquáticos quanto por meio do óleo descartado no lixo comum que acaba parando nos lixões. O óleo contamina a terra e acaba prejudicando plantas e micro-organismos que adubam o solo. Também por meio da infiltração, esse óleo de cozinha polui os lençóis freáticos embaixo da terra. Outro problema resultante é que esse óleo torna o solo impermeável e, quando ocorrem as chuvas, contribui para o surgimento de enchentes.

Até mesmo a atmosfera acaba sendo poluída, porque a decomposição do óleo produz o gás metano (CH4), que é um gás do efeito estufa, ou seja, é capaz de reter o calor do sol na troposfera, o que aumenta o problema do aquecimento global.

A solução seria o envio desse óleo para a reciclagem e transformação em materiais úteis como sabão e biodiesel.
Mas ... se levarmos em consideração o montante coletado de óleos vegetais usados no Brasil, temos menos de 1% do total produzido, ou seja, só 6 milhões e meio de litros de óleos recolhidos e reciclados corretamente.
E o restante? Mais de 200 milhões de litros de óleos usados por mês vai para os rios e águas subterrâneas, comprometendo o meio ambiente de hoje e do futuro.

Por isso, para evitar tanto trabalho e contaminação do solo, dos rios, jamais jogue óleo de fritura na pia, no ralo. Depois de fritar uma batatinha, o óleo pode ir direto para uma garrafa pet.
A Clínica da Família Lourenço de Mello agora é um posto de coleta e receberá essas garrafas pet com óleo usado, para envio a uma empresa de reciclagem.

 


Fonte:
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/09/veja-os-estragos-causados-pelo-oleo-de-cozinha-despejado-no-ralo-da-pia.html
http://www.biocoleta.com/novosite/impactos-ambientais-causados-pelo-oleo-usado-de-fritura/
http://ambiente.hsw.uol.com.br/reciclagem-oleo-cozinha1.htm
http://brasilescola.uol.com.br/quimica/oleo-cozinha-usado-meio-ambiente.htm

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Coronel Tito Porto Carrero - S/Nº - Paciência

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3427-5844 ou 3427-7068

Tecnologia do Blogger.