CSF LOURENÇO DE MELLO

Rua Coronel Tito Porto Carrero, Paciência - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 23580-010 | ☎ Telefone: (21) 3427-7068/3427-5844
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Stéphanie Dantas | CNES 6572014 - ESF: 04 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

terça-feira, 14 de novembro de 2017

14/11/2017 - Vacinação Contra a Raiva (aqui na Clínica)

14/11/2017 - Vacinação Contra a Raiva (aqui na Clínica)



No dia 18 de novembro (sábado), de 08h às 17h, ocorrerá a vacinação contra a Raiva. Traga seus cães e gatos para vacinarem aqui na unidade. Na hora da vacinação, os cães deverão estar com coleira e guia, e os gatos em caixas de transporte apropriadas. Animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira. Sintomas como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto do animal podem ocorrer por até 36h após a aplicação. As vacinas são repassadas pelo Ministério da Saúde, responsável pela aquisição.


A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e com índice de letalidade próximo a 100%. É uma zoonose viral e todos os mamíferos estão suscetíveis ao vírus da raiva, podendo transmiti-la. Mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença.

Caso uma pessoa seja mordida por um desses animais, deve lavar o local machucado imediatamente, com água e sabão. Ao mesmo tempo, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima, onde receberá os primeiros cuidados e será encaminhada para uma das unidades especificas que funcionam como pólo de profilaxia da raiva. Se possível, isolar o animal por 10 dias, para ver o grau de manifestação da doença, e informar se tem dono e o endereço onde habita.

A raiva está controlada e sem apresentar registro de casos em humanos há mais de 27 anos no Rio, mas ainda oferece risco à população, pois a cidade conta com um número alto de morcegos, cachorros e gatos, principais transmissores do vírus.

P
OSTOS DE VACINAÇÃO CONTRA RAIVA ANIMAL:

CENTRO DE CONT. DE ZOON. PAULO DACORSO FILHO
ESC. MUNICIPAL MERALINA DE CASTRO
ASSOCIAÇÃO MOR. LOTE 14
ESC. MUNICIPAL PONTE DOS JESUÍTAS
CMS ALOYSIO AMANCIO DA SILVA
CMS CYRO DE MELLO
ASSOCIAÇÃO MOR. MANGUARIBA
ASSOCIAÇÃO MOR. JARDIM PALMARES
CMS FLORIPES GALDINO PEREIRA
ESC. MUNICIPAL FRANKLIN TÁVORA
ASSOCIAÇÃO MOR. ZEPELIN
CLÍNICA DA FAMÍLIA SERGIO AROUCA
ASSOCIAÇÃO MOR. DO CONJUNTO JOÃO XXIII
VILA DOS SGT. BASE AÉREA SANTA CRUZ
CIEP PAPA JOÃO XXIII
CLÍNICA DA FAMÍLIA. ERNANI DE PAIVA FERREIRA BRAGA
C. E. ERICH WALTER HEINS
P. S. CATTA PRETA
CLÍNICA DA FAMÍLIA. LENICE MARIA MONTEIRO COELHO
ESC. MUNICIPAL. RONALD DE CARVALHO
POLICLÍNICA LINCOLN DE FREITAS FILHO
CLÍNICA DA FAMÍLIA. JOSÉ ANTONIO CIRAUDO
ESC. MUNICIPAL ANDRÉ VIDAL DE NEGREIROS
ESC. MUNICIPAL PESTALOZZI
CLÍNICA DA FAMÍLIA. DEOLINDO COUTO
ESC. MUNICIPAL. OTELO DE SOUZA REIS
PADARIA FLOR DO CHÁ
CLÍNICA DA FAMÍLIA LOURENÇO DE MELLO





























segunda-feira, 13 de novembro de 2017

13/11/2017 - Novembro Azul (atividade na E.M. Ribeiro Couto - RAP da Saúde)

13/11/2017 - Novembro Azul (atividade na E.M. Ribeiro Couto - RAP da Saúde)

Hoje foi o dia dos Promotores da Saúde (RAP da Saúde) multiplicaram na E.M. Ribeiro Couto sobre o Novembro Azul para os alunos do quinto ano. Além de mostrarem a importância do cuidado com a saúde do homem, nossos adolescentes informaram o baixo índice da procura dos homens ao serviço de saúde.

Ao final, foi realizado uma dinâmica com os alunos a fim de averiguar a absorção dos mesmos sobre o assunto. E, como tarefa para casa, ficaram encarregados de multiplicarem a importância do autocuidado masculino em suas residências e comunidades.

Fotos:





quarta-feira, 8 de novembro de 2017

08/11/2017 - Novembro Azul (RAP da Saúde)

08/11/2017 - Novembro Azul (RAP da Saúde)

Os Promotores da Saúde (RAP da Saúde) estiveram na E. M. Dr. José Antônio Ciraudo a fim de debater com os adolescentes a importância do "Novembro Azul", campanha que visa a prevenção e detecção precoce do câncer de próstata, mas que com o passar dos anos ficou muito mais abrangente, e hoje, foca na saúde integral do homem, fomentando o autocuidado masculino em todos os âmbitos. Estudos comprovam que os homens tendem a procurar menos os serviços de saúde, e essa campanha pretende incentivar o cuidado clínico para um melhor manejo e prevenção de doenças.

Fotos:







sábado, 4 de novembro de 2017

04/11/2017 - Profilaxia Antirrábica

04/11/2017 - Profilaxia Antirrábica

 

(Clique na imagem para ampliar)

A raiva, ou hidrofobia, é uma doença viral causada por um RNA vírus do gênero Lyssavirus, transmitida via mordedura, lambida ou arranhadura de um animal infectado. O contato com a urina, fezes ou sangue desses indivíduos, embora menos frequentes, são outras formas de contágio, sendo o período de incubação compreendido entre um mês e um ano após a exposição. 
Apesar de ser associada a cães de rua, a raiva pode ser transmitida por diversos outros mamíferos, como morcegos e macacos, tanto urbanos quanto selvagens. 

A doença é caracterizada por sintomas decorrentes da proliferação do vírus no sistema nervoso do indivíduo afetado, via corrente sanguínea. Assim, agressividade, ansiedade, confusão mental, espasmos musculares e convulsões são alguns de seus sintomas. Como a região muscular da orofaringe fica comprometida, a deglutição passa a ser uma tarefa difícil. 


Características do Agravo

Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A transmissão para o homem se dá pela inoculação do vírus da raiva, contido na saliva do animal infectado, principalmente através da mordedura.


Cuidados Gerais

Além da avaliação do caso, por profissionais capacitados nas unidades de atenção primária para indicação de conduta pertinente, existem orientações gerais que devem ser prestadas em qualquer unidade:

• Lavar imediatamente o ferimento com água corrente, sabão ou outro detergente. A seguir, devem ser utilizados antissépticos que inativem o vírus da raiva (polivinilpirrolidona-iodo, por exemplo, povidine ou digluconato de clorexidina ou álcool-iodado). Essas substâncias deverão ser utilizadas uma única vez, na primeira consulta. Posteriormente, lavar a região com solução fisiológica.

• Havendo contaminação de mucosa com saliva, outras secreções ou tecidos internos de animal suspeito de ter raiva, a área atingida deve ser lavada com solução fisiológica ou água corrente.

• Nos casos de contato indireto por meio de objetos ou utensílios contaminados com secreções de animais suspeitos, ou de lambedura da pele íntegra por animal suspeito, recomenda-se lavar o local com água e sabão, mas não está indicada a profilaxia com imunobiológicos. Nesses casos, o indivíduo deverá ser estimulado a procurar um Polo de 1º Atendimento Antirrábico, para demais orientações.

• Não é recomendada a sutura do(s) ferimento(s). Quando for absolutamente necessário, aproximar as bordas com pontos isolados. 

• Proceder à profilaxia do tétano segundo o esquema preconizado (caso o paciente não seja vacinado ou esteja com o esquema vacinal incompleto) e usar antibióticos nos casos indicados, após avaliação médica. 

• Após os primeiros cuidados, encaminhar o paciente a uma unidade para a realização da avaliação do caso e indicação do esquema profilático com base na agressão.

• O soro antirrábico só poderá ser aplicado com a apresentação da prescrição realizada pela unidade que acolheu o paciente. Ele só pode ser administrado em ambiente hospitalar.

Imunização

A avaliação do caso para indicação da conduta deve ser realizada por profissional de saúde devidamente capacitado. Todas as unidades de atenção primária possuem profissionais aptos a avaliar e indicar conduta pertinente com uso da vacina e do soro quando forem necessários. Nos casos em que estes estiverem indicados o usuário poderá realizar a aplicação de Soro /Vacina nas unidades abaixo:
 

(Clique na imagem para ampliar)

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

01/11/2017 - Novembro Azul

01/11/2017 - Novembro Azul

                               

Novembro é o mês da campanha “Novembro Azul” que inicialmente tinha o objetivo de promover ações de prevenção e detecção ao câncer de próstata. Atualmente, também se inclui nessa campanha o cuidado com a saúde integral do homem, com ações que promovam e previnam as doenças, mas acima de tudo enfatizem a importância do autocuidado e do acompanhamento da saúde do homem. Muitas doenças podem ser prevenidas quando os homens procuram os serviços de saúde regularmente. Dados do Ministério da Saúde apontam que dos 6.141 homens que participaram do inquérito telefônico (Vigitel 2015), 1/3 dos homens brasileiros não tem o hábito de ir aos serviços de saúde para acompanhar seu estado de saúde e buscar auxílio na prevenção de doenças e na qualidade de vida.

Desses que não vão, 55% afirmam que não precisam. Entre os problemas de saúde que mais acometem o homem estão a obesidade (57%), o alcoolismo (25%), o tabagismo (13%), segundo dados do Vigitel 2015. As principais causas de morte entre os homens, segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade, são as causas externas, como acidentes de trânsito, acidentes de trabalho e lesões por violência.

                           SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

A próstata é uma glândula no aparelho reprodutor masculino com a função principal de produzir o esperma. O câncer de próstata é quando as células desse órgão começam a se multiplicar de forma desordenada.
Estatísticas indicam que:
  • Esse é o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens.
  • Um em cada seis homens é alvo da doença.
  • Há um diagnóstico de câncer de próstata a cada 7,6 minutos.
  • Há um óbito por câncer de próstata a cada 40 minutos.
  • É o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo.
A doença em seu início não apresenta nenhum sintoma, por isso é de suma importância a realização de exames de toque e de sangue periódicos. O exame de sangue NÃO substitui o de toque, visto que muitas vezes a doença não é detectada a partir do sangue, assim, os exames são complementares e devem-se fazer ambos.
Normalmente, os homens são mais resistentes a cuidar de sua saúde de forma preventiva e procurar um médico regularmente. Por isso na maioria das vezes a doença é descoberta tardiamente, apenas quando os sintomas começam a aparecer. E 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em estágio muito avançado e grave quando os sintomas começam a aparecer. Por isso é tão importante prevenir-se e descobrir a doença na fase inicial, quando as chances de cura são grandes.

Mas, quais são os sintomas?

Os sintomas mais comuns – que como já dito anteriormente só aparecem na fase avançada da doença – são: vontades urgentes e repentinas de urinar, dificuldade para urinar, diminuição no jato de urina, aumento da frequência urinária, dores corporais e ósseas, insuficiência renal e fortes dores.

PREVENÇÃO

Não existe uma forma de se tornar imune à doença. Por isso os exames de sangue e toque periódicos são tão importantes, eles possibilitam o diagnóstico precoce e o tratamento efetivo – além de menos invasivo – aumentando as chances de cura.
A doença atinge principalmente homens acima dos 50 anos de idade e por isso homens nessa faixa etária devem realizar os exames anualmente. Além disso, homens com história de câncer na família correm mais risco, exigindo o início dos exames anuais aos 45 anos de idade.
Mas existem alguns hábitos para diminuir os riscos da doença:
  • Uma dieta saudável. Rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais. Evitando gorduras, principalmente de origem animal.
  • Atividade física. Ao menos 30 minutos, 5 vezes na semana.
  • Controle de Peso. Evitar a obesidade e manter o peso adequado ao seu corpo.
  • Diminuir o consumo de álcool. É indicado que o homem limite-se à apenas duas taças diárias.
  • Não fumar. Essa é a principal regra para evitar qualquer tipo de câncer.

Participe você também do Novembro Azul e espalhe a conscientização da importância dos exames periódicos, da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

terça-feira, 31 de outubro de 2017

31/10/2017 - Outubro Rosa

31/10/2017 - Outubro Rosa

Todos os anos, o mês de outubro se veste de rosa em alusão a prevenção do câncer de mama e a promoção da saúde das mulheres, na busca de conscientizá-las sobre a importância da realização de exames para rastreamento e detecção precoce da doença. Nossos jovens promotores da saúde (RAP da Saúde) e suas supervisoras foram às ruas para falar sobre a importância do cuidado com as mamas e na unidade realizaram sala de espera com nossos usuários.

Fotos:
 








 

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

25/10/2017 - Matrícula RIO

25/10/2017 - Matrícula RIO



Começou hoje o processo online de matrícula para as unidades escolares da Prefeitura do Rio. Este ano, as inscrições pela internet serão realizadas para todos os segmentos atendidos pela Rede Municipal de Ensino: Educação Especial, Creche/EDI, Pré-Escola, Ensino Fundamental e PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos).
Quem pode se inscrever e quais os períodos para cada grupamento

Educação Especial 
25/10/2017 a 03/11/2017 
Crianças e Jovens com Deficiência 

Creche 
06/11/2017 a 16/11/2017 
Crianças até 3 anos e 11 meses 

Pré-escola 
16/11/2017 a 28/11/2017 
Crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses 

Ensino Fundamental 
29/11/2017 a 12/12/2017 
Crianças e Jovens a partir de 6 anos 

Educação de Jovens e Adultos 
29/11/2017 a 12/12/2017 
Jovens e Adultos a partir de 17 anos 
  
Confira as datas para voltar a este site e conhecer o resultado

Educação Especial 
O resultado será conhecido no ato da avaliação 

Creche 
22/11/2017 Transferências internas 
04/12/2017 Alunos novos 

Pré-escola 
01/12/2017 Transferências internas 
11/12/2017 Alunos novos 

Ensino Fundamental 
14/12/2017 GEO 
08/01/2018 Transferências internas e Candidatos aos GEOs 
16/01/2018 Alunos novos 

Educação de Jovens e Adultos 
08/01/2018 
Para os pais que não têm acesso à internet, a prefeitura colocou à disposição locais com conexão gratuita à internet e funcionários para auxiliar no preenchimento do formulário. Veja os locais com conexão gratuita.
Mais informações sobre as matrículas e calendários no site  www.matricula.rio

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

04/10/2017 - Dia Nacional do ACS

04/10/2017 - Dia Nacional do ACS

 Nas equipes de Saúde da Família, a visita domiciliar do ACS é planejada e o tempo para que ela aconteça atende a prioridades de saúde, ocorrendo com a frequência de: ƒ Todos os dias (diária) – usuários com Tuberculose e Hanseníase até que finalizem o tratamento; mãe e bebê nos primeiros 7 dias consecutivos após alta da maternidade; ƒ Uma vez por mês (mensal) – gestantes, crianças de até 1 ano, acamados e usuários do Cartão Família Carioca; ƒ A cada três meses (trimestral) – para hipertensos, diabéticos e crianças de 1 a 2 anos de idade; ƒ A cada seis meses (semestral) – crianças de 2 a 6 anos, idosos maiores de 60 anos e beneficiários do Programa Bolsa Família; ƒ Imediatamente – sempre que identificada pela equipe de saúde uma necessidade especial.


Atribuições Do Agente Comunitário de Saúde:
I - Trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a microárea;
II - Cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados;
III - Orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis;
IV - Realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea;
V - Acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade. As visitas deverão ser programadas em conjunto com a equipe, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade de modo que famílias com maior necessidade sejam visitadas mais vezes, mantendo como referência a média de uma visita/família/mês;
VI - Desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade;
VII - Desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e agravos e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, por exemplo, combate à dengue, malária, leishmaniose, entre outras, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito das situações de risco; e
VIII - Estar em contato permanente com as famílias, desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde, à prevenção das doenças e ao acompanhamento das pessoas com problemas de saúde, bem como ao acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa-Família ou de qualquer outro programa similar de transferência de renda e enfrentamento de vulnerabilidades implantado pelo governo federal, estadual e municipal, de acordo com o planejamento da equipe. É permitido ao ACS desenvolver outras atividades nas Unidades Básicas de Saúde, desde que vinculadas às atribuições acima.

sábado, 30 de setembro de 2017

30/09/2017 - Grupo de Artesanato

30/09/2017 - Grupo de Artesanato

Aprender sempre é bom, então venha aprender e compartilhar seus conhecimentos. O Grupo de artesanato acontece todas as quartas-feiras às 09:30h, além de fazer bem pra saúde. 

Fotos:
 



quinta-feira, 28 de setembro de 2017

28/09/2017 - Setembro Amarelo entre os adolescentes

28/09/2017 - Setembro Amarelo entre os adolescentes

Aconteceu na Escola Municipal Doutor José Antônio Ciraudo uma Roda de Conversa com os adolescentes sobre o Setembro Amarelo. Os jovens da RAP da saúde conversaram sobre os sintomas, como ajudar uma pessoa com depressão e os canais de apoio à vida como o Centro de Valorização da Vida, os Centros de Apoio Psicossociais e as Unidades de Saúde, como a nossa clínica.

Lembre: falta de autoestima, comportamento depressivo ou agressivo, isolamento social, silêncio fora do normal, falar sobre morte e suicídio. Estes são alguns sinais que você pode reconhecer para ajudar quem precisa. Vale a conversa. Para saber mais, acesse www.cvv.org.br

Fotos:
 



quarta-feira, 30 de agosto de 2017

30/08/2017 - Grupo de Artesanato

30/08/2017 - Grupo de Artesanato

Aprender sempre é bom, então venha aprender e compartilhar seus conhecimentos. O Grupo de artesanato acontece todas as quartas-feiras às 09:30h, além de fazer bem pra saúde. Alguns benefícios do artesanato são: 


  • Terapia, trabalhar com a criatividade transforma o artesanato em uma forma de bem estar, nada melhor que colocar em prática todas aquelas ideias que temos e gastar o seu tempo com coisas que te dão prazer;
  • Tratamento de depressão, pois leva a um nível alto de relaxamento e descontração, é condutor de novas aprendizagens e desenvolvimento do potencial criativo;
  • Utilização de matérias recicláveis resultando em uma importância ambiental, ajudando a reduzir o acúmulo e geração de lixo na comunidade;
  • Socialização e integração do indivíduo na sociedade, feiras de artesanato, cursos, reuniões, ajudam a afastar o isolamento e resgata a autoestima;
  • Prevenção de problemas de memória, principalmente no caso de indivíduos da terceira idade, ajuda na concentração e no desenvolvimento.
Fotos:
 


terça-feira, 29 de agosto de 2017

29/08/2017 - Dia Nacional Sem Fumo

29/08/2017 - Dia Nacional Sem Fumo

Realizada quarta sessão do grupo de tabagismo com foco nos tópicos: recaída e lapso. Teve também a participação de 2 ex-integrantes do grupo que conseguiram parar de fumar, o ACS Maycon que parou ano passado e seu João que parou em 2015, ambos concordaram que essa rede de apoio que o grupo oferta é muito importante na caminhada longe do vício, pois com ajuda fica menos árdua a abstinência. Ao final, todos eles provaram um suco de maçã, abacaxi e limão a fim de testar o paladar dos usuários nesse período sem cigarro.

Fotos:
                                      

                                      



sexta-feira, 25 de agosto de 2017

25/08/2017 - Grupo de gestantes

25/08/2017 - Grupo de gestantes

Aconteceu hoje, 25/08/2017, mais um grupo de gestantes na Clínica de Saúde da Família Lourenço de Mello. 
O objetivo do grupo é esclarecer sobre os cuidados necessários nas diferentes fases da gestação e após o nascimento do bebê, além de tirar dúvidas que possam surgir, principalmente quando se espera um filho pela primeira vez. 

Interessados em participar dos grupos futuros devem procurar a recepção da clínica para se informar sobre as datas e horários disponíveis.

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

16/08/2017 - Grupo de Tabagismo

16/08/2017 - Grupo de Tabagismo

O grupo de tabagismo tem como objetivo auxiliar os tabagistas a pararem de fumar, formando uma rede de apoio entre os integrantes e os profissionais envolvidos. Nessa sessão foi dado aos participantes suco de abacaxi para que os mesmo testassem sua capacidade de distinguir o sabor. Na última sessão será feita a mesma coisa para que seja verificada a melhora no paladar.

Quer saber mais sobre o grupo e/ou participar? Pergunte ao seu Agente Comunitário de Saúde ou às Técnicas de Saúde Bucal.
Você não precisa passar por esse momento difícil sozinho(a). Conte conosco!




BENEFÍCIOS DE SE PARAR DE FUMAR:
A pessoa que fuma fica dependente da nicotina. Considerada uma droga bastante poderosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, com uma diferença: chega ao cérebro em apenas 7 segundos - 2 a 4 segundos mais rápido que a cocaína. É normal, portanto, que, ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis, porém as dificuldades serão menores a cada dia.

As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco:

• 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão;

• 5 vezes maior de sofrer infarto;

• 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar;

• 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.

SE PARAR DE FUMAR AGORA:
• após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;

• após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue;

• após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza;

• após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor;
• após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora;
• após 5 A 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

14/08/2014 - Atividade na E.M. Dr. José Antonio Ciraudo

14/08/2014 - Atividade na E.M. Dr. José Antonio Ciraudo

Realizada pelas TSB Cristiane e Gizelle e ACS Sandra na Escola Municipal Doutor José Antonio Ciraudo uma atividade educativa com os alunos sobre um tema que está em alta no meio juvenil que é o uso de narguilé (espécie de cachimbo de água de origem oriental).

Esse encontro teve como objetivo a demonstração dos malefícios do uso desse equipamento para fumar e o mal do fumo de outras formas.
Foi uma conversa bem interativa e com foco na dissolução das dúvidas dos discentes.

Fotos:





 

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

11/08/2017 - Visita domiciliar com ACS e Técnica de Saúde Bucal

11/08/2017 - Visita domiciliar com ACS e Técnica de Saúde Bucal

 Realizada visita domiciliar com a Técnica de Saúde Bucal e o Agente Comunitário Maycon a fim de verificar a situação de saúde bucal dos pacientes. O objetivo das visitas com os profissionais da Equipe de Saúde Bucal é orientar os pacientes em seu domicílio sobre os cuidados com a higiene e saúde da boca. Havendo necessidade, serão agendados para o tratamento na unidade.



quarta-feira, 9 de agosto de 2017

09/08/17 - Comemoração ao Dia dos Pais - Valorização da Paternidade:

09/08/17 - Comemoração ao Dia dos Pais - Valorização da Paternidade:

Em comemoração ao Dia dos Pais, fizemos um evento lúdico e descontraído com os papais.
Foram realizadas atividades voltadas para os pais com a equipe da Academia Carioca, tivemos um lanche e ao final o sorteio de uma cesta de higiene pessoal e uma cesta de frutas.

Todas essas atividades tinham e têm a intenção de defender, incentivar e fomentar a valorização da paternidade e a importância dos pais na estrutura familiar. Reiteramos que defendemos e apoiamos todos os tipos de estrutura familiar. E que queremos parabenizar todos os pais, inclusive a todas pessoas que ocupam esse papel na vida de uma criança (mãe, avô, tio, irmão, etc.). Parabéns a todos os pais, de sangue ou de coração.

Fotos do evento:







sábado, 5 de agosto de 2017

05/08/2017 - Listagem da RAP da Saúde

05/08/2017 - Listagem da RAP da Saúde



A Coordenação Geral de Gestão de Pessoas e a Superintendência de Promoção de Saúde tornam público o resultado da 1ª etapa da avaliação do processo de seleção para o “Curso de Formação de Jovens Promotores de Saúde”, dentro do programa Rede de Adolescentes Promotores de Saúde – RAP da Saúde, conforme Edital Conjunto S/SUBG/CGGP e S/SUBPAV/SAP nº 01, de 07 de julho de 2017, e convoca os candidatos habilitados para a 2ª etapa. PROCESSO SELETIVO CURSO DE FORMAÇÃO DE JOVENS PROMOTORES DA SAÚDE (RAP DA SAÚDE) - AP 5.3 - LOCAL: Clínica da Família José Antônio Ciraudo - Av. Areia Branca, nº 1428 - Santa Cruz/RJ


Confira a listagem de todas as Áreas Programáticas (AP) no Diário Oficial do RJ (da página 48 a 52): Diário Oficial

Segue a listagem dos candidatos da AP 5.3 (Paciência, Santa Cruz e Sepetiba) convocados para entrevista, atentar para o horário da convocação.



MANHÃ (09:00 HORAS DA MANHÃ):
01 Ana Carolina Pinheiro Almeida . 02 Ana Clara Gonçalves Nascimento . 03 Anna Alyce Santos Parmanhani . 04 Anna luiza Souza Nogueira Silva . 05 Bergson Soares Lima . 06 Brenda Gabrielly dDtra de Paula Nunes . 07 Cainã Athaydes da Silva Guedes . 08 Caio Fábio de Macena Duarte . 09 Caio Rodrigues da Silva . 10 Camylle Domingos Gomes . 11 Carina Do Nascimento Barbosa . 12 Carla da Silva Corrêa . 13 Caroline Vieira de Souza . 14 Cayo Pacheco Aleluia . 15 Cear Augusto Oliveira Sabrosa . 16 Cecilia Moraes de Lima . 17 Cleiton Da Silva Domingos . 18 Dandara Alves da Silva . 19 Daniella Augusta Soares Bio . 20 Davi Souza da Silva . 21 Elisângela Silva Fernandes . 22 Elizabeth Chaves Felix . 23 Ellen Caroline Duarte de Almeida . 24 Evellyn da Conceição Ferreira da Silva . 25 Evelyn Coelho Cidade . 26 Felipe da Silva de Jesus . 27 Fernando Viana Tavares de Souza Junior . 28 Gabriel dos Santos Ribeiro . 29 Gabriel Paixão Silva Tamara . 30 Gabriel Rodrigues Tavares . 31 Gabriele de Moura Pereira . 32 Giovanna Faleiro Dias Techio . 33 Giselli Ursulino Gonçalves . 34 Gleicy Kedma do Nascimento Pereira . 35 Guilherme Batista do Couto . 36 Gustavo dos Santos Ferreira . 37 Henrique Celestino do Nascimento . 38 Hilda Cristina Marcolino da Silva . 39 Iasmin Ribeiro dos Santos . 40 Ingrid Barbosa Porto . 41 Ingrid da Silva Lima . 42 Isabela Domingos Alves . 43 Isabele de Jesus Queiroz . 44 Isabella Christine Araújo de Oliveira . 45 Izaias Rangel da Costa . 46 Jaiciene Marques Ribeiro . 47 Joice Pereira da Silva Brito Conceicao . 48 Jonas Habacuque de Jesus Mazzini . 49 Jorge Vinicius da Silva Rocha . 50 José Fernando Fonseca da Silva . 51 José Lucas de Assis Camacho . 52 Joyce Fonte de Lima . 53 Juan Rodrigo dos Reis da Silva Alves . 54 Juan Souza Pereira Costa . 55 Júlia Santos De Souza . 56 Juliana da Silva Vasconcellos Alves . 57

TARDE (13:00 HORAS DA TARDE):
Karen Cardoso Fernandes Cavalcante . 58 Karine Lima da Cruz . 59 Karolim Peçanha Borges . 60 Kassiellen Dos Santos Da Silva . 61 Kauane da Silva de Oliveira . 62 Kayllani Azevedo Batista . 63 Larissa Mafra dos Santos . 64 Larissa Pinheiro Belem . 65 Laryssa Ferreira de Araújo . 66 Layza Paula Soares Lima . 67 Leandra Tenório Felicio . 68 Lesly Anne Andrade dos Santos . 69 Letícia de Lima Moura . 70 Leticia Viana Moreira . 71 Lorran da Silva Costa dos Santos . 72 Lourinaldo Pereira de Lima Junior . 73 Luan Nunes Pontes . 74 Lucas Farinelli Rodrigues . 75 Lucas Jean Nascimento dá Silva . 76 Lucas Lima dos Santos . 77 Luis Henrique de Avedo Junior . 78 Marcelle Beatriz Marins da Silva . 79 Marcos Antonio Moreira Calabria De Souza . 80 Marcos Vinicius Da Costa Amorim . 81 Maria Eduarda Leal . 82 Maria Julia da Silva Barboza . 83 Mateus Geele da Silva Eler . 84 Matheus Figueira Pereira . 85 Matheus Lannes Souza da Silva . 86 Maycon Soares da Silva . 87 Miqueias Jose dos Santos . 88 Monique Esteves Pontes . 89 Nathalia da Silva Rodrigues . 90 Paula Castro Lopes . 91 Paulo Cesar Pimentel do Nascimento . 92 Pedro Gabriel Souza do Nascimento . 93 Pedro Iago dos Santos Martins . 94 Rafaela Belmiro da Silva . 95 Rafaela Vieira do Rosário . 96 Raphael de Brito Thomé . 97 Raquel Souza Dos Santos . 98 Rayane Rodrigues Mendonça . 99 Raylla Laranjeira dos Santos . 100 Reinaldo Lyrio Santos Da Silva . 101 Stephane Teixeira Alves . 102 Taís Marinho da Silva Sodré . 103 Thalya Souza da Silva . 104 Thamiris Cristina Nogueira Vinna . 105 Thamiris Gomes Da Silva . 106 Thaynara Camargo de Freitas . 107 Wanderson Genesio De Oliveira Junior . 108 Wellinghton Celestino do Nascimento .

Infográfico

7 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
1,293,607 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
10.235 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde na Escola
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Coronel Tito Porto Carrero - S/Nº - Paciência

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3427-5844 ou 3427-7068

Tecnologia do Blogger.