A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos, que possui dois ciclos epidemiológicos: silvestre e urbano. É conhecida pela gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas por Aedes aegypti, podendo levar à morte. A vacinação contra a febre amarela continua nas unidade atenção primária, pois o Rio faz fronteira com os 3 estados do sudeste com casos confirmados. Vale lembrar da importância de um documento com foto e da caderneta de vacina das crianças.
Público-alvo: crianças de 9 meses a pessoas com 59 anos. Os idosos poderão se vacinar com autorização médica.
A vacinação é considerada pela OMS a forma mais importante de prevenir a febre amarela. Tanto que é a vacinação frequente que impede que a doença se espalhe mesmo em áreas endêmicas.
É preciso que ao menos 80% da população seja imunizada contra um vírus para prevenir a doença nestas regiões.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações, a grande maioria dos casos, a pessoa não apresenta efeito adverso algum. Na pequena parcela em que eles surgem, não se manifestam logo em seguida à aplicação da vacina, pois o vírus vacinal precisa de um período de incubação, por isso, os efeitos aparecem de cinco a dez dias após a vacinação e, na grande maioria das vezes, são efeitos leves.
0 comentários:
Postar um comentário