quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Programa Cegonha Carioca

Iniciado em março de 2011, o Programa Cegonha Carioca tem o objetivo de reduzir a mortalidade materno-infantil e incentivar a realização do pré-natal. No Cegonha Carioca a grávida sabe em que maternidade vai ter o seu bebê já no terceiro trimestre de gravidez, recebe enxoval para o recém-nascido e, futuramente, poderá contar com ambulâncias para transporte até a maternidade na hora do parto.

Em sua primeira fase, o Cegonha Carioca vai beneficiar cerca de seis mil grávidas, moradoras da Rocinha, de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba. Ao longo dos próximos 12 meses, o programa será gradativamente ampliado para toda a cidade. Atualmente, em metade da cidade o parto já é referenciado, isto é, a grávida já tem a garantia da maternidade onde vai fazer seu parto.

Com o programa, as gestantes que realizam o pré-natal na Clínica de Saúde da Família Lourenço de Mello recebem o Passaporte Cegonha, onde fica registrada a maternidade de referência para a realização do parto. As mulheres cadastradas e um acompanhante visitam a sua maternidade com antecedência, conhecem a estrutura do local e tiram dúvidas sobre o momento da internação e do parto. Durante a visita, recebem um enxoval para o seu filho. O programa prevê ainda, em breve, que quando chegar a hora do parto, a gestante terá uma ambulância exclusiva para leva-lá até a maternidade, desde que ela esteja dentro do município do Rio de Janeiro. O transporte será acionado por meio de uma central telefônica, que funcionará 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados, e contará com uma equipe de enfermeiros-obstetras para orientar as pacientes e também a criação de um berçário virtual, com fotos dos recém-nascidos.

A Prefeitura do Rio tem como meta a redução da mortalidade materno-infantil na cidade. Para isso, vem investindo em ações de prevenção e promoção da saúde. As taxas tiveram queda de 2009 para 2010. A mortalidade infantil caiu de 1 para a cada 13600 para 12800 nascidos vivos e a materna de 0,07% para 0,06% nascidos vivos.

Fonte: Prefeitura do Rio

3 comentários:

  1. e em bras de pina quando vai chegar??

    ResponderExcluir
  2. Faço pré-natal no PAM Alberto Borghetti em Madureira, porém por lá não consegui vaga no cegonha, então fui até o a Maternidade Alexander Fleming (Marechal Hermes) onde consegui o passaporte para o programa, assisti uma palestra, conheci a maternidade e ganhei um kit de muito bom gosto, contendo bolsa, manta, body's, toalha com capuz, sapatinhos, luvinhas, toalhinhas para boca, trocador grande e acoxoado, entre outras coisas. Além da garantia em saber que não vou ficar perambulando de maternidade em maternidade até minha baby nascer, pois temos ainda, pelo programa, ambulâncias exclusivas para nos levar até a maternidade na hora do parto. Estou muito satisfeita com o programa! Boa sorte a todas as mamães!

    ResponderExcluir
  3. Olá eu gostaria de saber onde posso fazer um pré-natal no programa gestante, moro em Vista Alegre e vou fazer 4 meses e ainda não consegui realizar nenhum pré-natal, já não sei mas o que fazer ! Gostaria de uma posição
    Grata
    Jéssica Silva

    ResponderExcluir

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Coronel Tito Porto Carrero - S/Nº - Paciência

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3427-5844 ou 3427-7068

Tecnologia do Blogger.