O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), fundamentado no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado na promoção da saúde.
Tivemos atividades de educação para promoção e prevenção da saúde na Unidade, roda de conversa com a farmacêutica Drª Renata Reis, atividades físicas (ACADEMIA CARIOCA) e atividades externas, como a: tenda da saúde com banners, folders, preservativos e orientações nas ruas pelos Agentes de Saúde.
Como melhorar minha saúde?
Pode começar aproveitando as oportunidades aqui mesmo da Clínica da Família Lourenço de Mello, aqui nós temos o Programa Academia Carioca, Atividade Física, Zumba, Grupo de Caminhada, Grupo de Corrida, Grupo de Tabagismo, Grupo de Reflexão,Grupo de Gestantes, Grupo de Planejamento Familiar, além de: Consultas e atividades com Médicos, Enfermeiros, Dentistas, Técnicos de Enfermagem, Equipe do NASF (psiquiatra, psicólogo, fisioterapeuta, ginecologista, neurologista, fonoaudióloga, pediatra etc.). Visitas domiciliares de assistência médica, de enfermagem, psicologia, fisioterapia, sempre que necessário.
Outras coisas que podem melhorar sua saúde:
Outras coisas que podem melhorar sua saúde:
- Mantenha a mente ativa: Pesquisas mostram que a doença de Alzheimer tem maior incidência entre as pessoas com baixo nível de instrução. Estudo publicado no New England Journal of Medicine relaciona a leitura, os jogos de cartas e de tabuleiro e as palavras cruzadas com a redução do risco de demência em pessoas com mais de 75 anos.
- Respire mais profundamente. O sangue precisa de oxigênio. A respiração profunda amplia a clareza da mente e dá mais saúde física. Faça isso calmamente durante alguns minutos do dia, preferencialmente em algum lugar com muito ar puro.
- Faça exercícios físicos diariamente. Caminhe, ande de bicicleta, faça um pouco de yoga, jogue vôlei, futebol, basquete, tênis. Exercícios físicos moderados são essenciais para manter a saúde e uma atitude equilibrada diante da vida, evitando as causas do estresse e tensão.
- Saboreie um bom chocolate. Em pequenas quantidades, ele pode ser benéfico à saúde. Segundo estudo do King’s College, de Londres, a quantidade de flavonóides encontrada em 50 gramas de chocolate é equivalente à de seis maçãs, duas taças de vinho ou sete cebolas. Os flavonoides têm sido apontados como importantes armas no combate aos radicais livres.
- Pratique meditação. Considerada por alguns como instrumento para uma ecologia da mente e dos sentimentos, a meditação não é uma prática tão complicada quanto se pensa. Basta sentar-se em silêncio e observar a passagem dos pensamentos pela mente como se fossem nuvens do céu. Isto é, não se prenda a eles — apenas observe-os e deixe-os passar.
- Tenha mais contato com a natureza. Deixe de lado a tensão do trabalho urbano e visite os lugares da natureza. Esvazie-se da pressa e aprenda a ouvir a música e harmonia presentes no silêncio da natureza.
- Durma bem. Estudos sugerem que a falta de sono crônica pode ter um impacto negativo nas funções metabólicas e endócrinas. Quando se dorme menos de cinco horas, há um desequilíbrio no metabolismo.
- Seja mais otimista. Após dez anos estudando como a personalidade de uma pessoa pode influir no aumento ou na diminuição da expectativa de vida, pesquisadores holandeses concluíram que ter uma atitude positiva melhora o bem-estar e diminui o risco de doenças.
- Se alimente bem. Dê uma atenção especial ao momento das refeições. Prefira uma alimentação natural, evitando exagerar nas carnes vermelhas, que são de difícil digestão. Inclua doses de fibras, frutas e verduras no seu dia-a-dia. Evite comer muita fritura e doces. Cuidado com as quantidades, comer menos e mais vezes é a melhor solução.
0 comentários:
Postar um comentário