No dia 04/05, terá início a Campanha de Vacinação contra Influenza (GRIPE). O Dia D da Campanha será no sábado, 09/05/2015, de 08 às 17h, onde teremos 2 postos de vacinação (PVs): na Clínica e na calçada do mercadinho do Bairro Farias para o seguinte público-alvo:
- Idosos (a partir de 60 anos);
- Gestantes e puérperas;
- Profissionais de saúde;
- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
- Portadores de doença crônica (COM SOLICITAÇÃO MÉDICA): doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos grau III, transplantados e portadores de trissomias).
A vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (H1N1; H3N2 e influenza B), estará disponível em mais de 200 salas de vacinação nas unidades de Atenção Primária em todas as regiões da cidade. As unidades funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É importante levar a Caderneta de Vacinação ou algum comprovante de situação vacinal ao procurar a unidade de saúde. O Dia de Mobilização Nacional contra a Gripe acontecerá no sábado, dia 9 de maio, quando serão montados mais de 400 pontos de vacinação avançados em igrejas, centros comunitários, entre outros locais.
O imunizante, produzido pelo Instituto Butantan e pela Sanoti Pasteur, é constituído por vírus inativados, por isso não causa a doença. Pessoas febris, portadores de doenças neurológicas, com história de alergia grave relacionada a ovo e reação a doses anteriores devem consultar um médico antes de tomar a vacina.
As crianças de seis meses a 4 anos de idade precisarão tomar duas doses da vacina, sendo a segunda administrada nos postos de saúde 30 dias após a primeira. Para os portadores de doenças crônicas é necessária a apresentação de prescrição médica com a indicação do imunizante. Mulheres no pós-parto devem apresentar algum documento que comprove terem dado à luz no período previsto pela campanha.
A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Por isso, cuidados simples como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal são, no geral, medidas simples que ajudam a prevenir a doença. Em caso de síndrome gripal, a orientação da SMS, mesmo para as pessoas já vacinadas, é procurar um serviço de saúde.
0 comentários:
Postar um comentário