segunda-feira, 29 de junho de 2015
Hoje, na Sala de Treinamento Prof. Alfredo Machado, que fica localizada na Rua Afonso Cavalcanti n, 455 - Bloco 1 - 6º andar - sala 649 - Cidade Nova (Prefeitura do Rio de Janeiro) de 13:30 às 17:30 horas, ocorreu a apresentação dos dinamizadores e multiplicadores selecionados para o programa "RAP DA SAÚDE" onde receberam o uniforme padrão, e orientações sobre programa, suaimportância na sociedade infanto-juvenil e suas devidas funções.
Contamos com o apoio do GDTA - Gerência de Desenvolvimento e Treinamento Acadêmico, além do Presidente do Centro de Estudos da CAP 5.3 Carlos, Silene, Ricardo e algumas outras pessoas da Coordenadoria Geral de de Atenção Primária 5.3, dentre outros. Representando à CF Lourenço de Mello o auxiliar administrativo Bruno - que é um participante do grupo de protagonismo juvenil da unidade - participou de todo o processo.
O programa de formação se desenvolverá em 12 meses, prorrogáveis por igual período, com carga horária de 12 (doze) horas semanais para os multiplicadores e 16 (dezesseis) horas semanais para os dinamizadores, com início previsto em julho de 2015. Será constituído de aulas teóricas a serem ministradas por profissionais da SMS ou parceiros intersetoriais e/ou interinstitucionais, com temas como planejamento, Estatuto da Criança e Adolescente e seus direitos, Doenças Sexualmente Transmissíveis\AIDS, questões de gênero, sexualidade, maternidade e paternidade, violência, uso de álcool e outras drogas, tabagismo, alimentação saudável, elaboração de projetos, captação de recursos, confecção de relatórios, metodologias participativas, protagonismo juvenil, técnicas do teatro do oprimido, e etc.
Multiplicadores – Receberão formação em promoção da saúde, e comunicação de informações. Não necessita experiência.
Dinamizadores - jovens com experiência em atividades pautadas pelo protagonismo juvenil, que receberão, além do conteúdo dos multiplicadores, noções de liderança e multiplicação de conhecimento. Serão monitores dos multiplicadores. As atividades de promoção de saúde, realizadas pelos adolescentes e jovens, serão acompanhadas, durante todo o período, pelo supervisor vinculado ao local de curso e terão registro em prontuário eletrônico das unidades de saúde de referência.
Ao final do programa, os jovens serão certificados como “Jovens Promotores de Saúde”.
O próximo encontro será no dia 01/07 às 13h30 na CF Dr. José Antonio Ciraudo ( Avenida Areia Branca, 1428 - Santa Cruz. Tel: 2394-2766 - Gerente Giselle Vasconcellos).
Segue fotos:
Maycon Antônio de Medeiros Lordeiro
Blogueiro e Responsável pelas Redes Sociais e suas postagens
CF Lourenço de Mello
quarta-feira, 24 de junho de 2015
Inscrições para o VER-SUS até dia 29 de Junho
Com 18 imersões em 13 estados, projeto de educação permanente começa o processo de seleção para mais uma edição de inverno. Confira!
O Ministério da Saúde e a Associação Brasileira da Rede Unida acabam de abrir o período de inscrição para a imersão no projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), edição de inverno. Ao todo, serão realizadas 18 imersões, distribuídas nos seguintes estados: Ceará, Maranhão, Sergipe, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Amazonas, Tocantins, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, além do Distrito Federal.
Os interessados em participar podem se inscrever no site do VER-SUS Brasil, como viventes (participante selecionado para realizar a vivência), ou facilitador (responsável por contribuir na problematização das vivências juntamente com o grupo, acolher e encaminhar demandas surgidas durante as vivências). Aos alunos selecionados serão oferecidos estadia, alimentação e transporte durante a realização do estágio, assim como certificado com a carga horária. O custeio com o deslocamento do transporte intermunicipal para o local do estágio e para o local onde ocorrerá a formação dos facilitadores deverá ser feito pelo próprio estudante. Que deve estar ciente dessa informação ao confirmar a sua presença no estágio.
Para se inscrever e saber detalhes de cada vivência, acesse e faça o cadastro/inscrição: http://www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus/inscricoesversus
Além das imersões, também estão previstos seminários e rodas de conversa sobre o VER-SUS Brasil. Para saber mais, veja: http://www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus/inscricoes-seminarios
Informações sobre o processo seletivo, características de cada vivência e o termo de esclarecimento podem ser obtidas no link: http://www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus/inscricoesversus/termos-de-esclarecimento-sobre-as-vivencias-2015.2
segunda-feira, 22 de junho de 2015
1746 - OUVIDORIA
A Ouvidoria da SMS é o canal de comunicação entre o cidadão e a Secretaria Municipal de Saúde no tocante a questões pertinentes a elogios, sugestões e reclamações de serviços prestados nas unidades de saúde. Trata-se de uma segunda instância de relacionamento. Desta forma, antes de contatar a Ouvidoria, o cidadão deve recorrer à Central de Atendimento 1746, por telefone ou pelo portal www.1746.rio.gov.br, com funcionamento todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados, 24 horas. Através deste número, o carioca pode solicitar serviços como troca de lâmpadas, poda de árvores, tapa-buracos, fazer denúncias sobre focos de dengue, reclamações de ônibus e receber informações sobre IPTU e Nota Carioca.Todos os serviços terão um prazo pré-estabelecido para serem atendidos. Os pedidos de troca de lâmpadas, por exemplo, serão atendidos em até 72 horas.
Caso sua demanda solicitada através da Central 1746 não tenha sido atendida de forma satisfatória, a Ouvidoria da SMS pode ser contatada através dos seguintes canais:
• Pelo telefone: a Central 1746 possui um setor que faz o registro de demandas para a Ouvidoria.
• Por internet: através do site www.rio.rj.gov.br link Ouvidoria.
• Pessoalmente: nos endereços das Ouvidorias de cada unidade.
Endereços das Ouvidorias da SMS
Ouvidoria da SMS – Nível Central
Centro Administrativo São Sebastião
Rua Afonso Cavalcanti, nº 455 / 8º andar / sala 825 – Cidade Nova
Ouvidoria da CAP 5.3
Atende aos usuários das unidades localizadas em Paciência, Santa Cruz e Sepetiba.
Rua Álvaro Alberto, nº 601 – Santa Cruz
LINK DA OUVIDORIA DA PREFEITURA RIO
sexta-feira, 12 de junho de 2015
XII Conferência Municipal de Saúde será em julho
Nos dias 11 e 12/06 acontece a XI Conferência Distrital de Saúde da AP 5.III na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) - Santa Cruz com o objetivo de mobilizar diferentes setores da sociedade, avaliar a situação da saúde, formular diretrizes e, com a participação popular, alcançar a otimização dos serviços de saúde. Já está sendo organizada a XII Conferência Municipal de Saúde, cujo tema será "Orgulho de ser SUS: saúde pública de qualidade na cidade do Rio de Janeiro". Nestes encontros os conselheiros esperam uma mobilização forte por parte da sociedade civil, para contribuir com o envio de propostas a serem analisadas e discutidas.
O Conselho Municipal de Saúde constituiu uma comissão organizadora para o evento que acontecerá em julho no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova. Para a Conferência, são esperados cerca de 800 participantes e a expectativa é mobilizar cerca de quatro mil pessoas de forma direta. Na reunião ordinária realizada no dia 10 de fevereiro, foi aprovado o regimento interno, onde ficaram determinadas as datas das conferências distritais, dividias por regiões da cidade, que acontecerão nos meses de maio e junho próximos.
Farmacêutica Renata e Gerente Stéphanie
(CF LOURENÇO DE MELLO - CAP 5.3)
(CF LOURENÇO DE MELLO - CAP 5.3)
domingo, 7 de junho de 2015
6 DE JUNHO - DIA NACIONAL DO TESTE DO PEZINHO
O que é o Teste do Pezinho?O Teste do Pezinho é um exame laboratorial realizado através da análise de amostras de sangue coletadas do calcanhar do bebê com o objetivo de detectar precocemente doenças que poderão causar lesões irreversíveis no bebê, causando inclusive deficiência intelectual. As doenças pesquisadas podem ser tratadas com sucesso, desde que sejam identificadas antes de manifestar seus sintomas claramente. O Teste é obrigatório para 5 doenças abrangidas pelo Programa Nacional de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde.
Quando deve ser feito?
A coleta deve ser feita entre o 3º e o 5º dia de vida. Isto porque no primeiro e segundo dias de vida o bebê se alimenta basicamente do colostro, e só a partir do terceiro dia a mãe passa a produzir o leite. Certas doenças só podem ser diagnosticadas se o bebê estiver ingerindo leite. A partir daí o teste deve ser feito o quanto antes, a fim de se iniciar em tempo o tratamento e/ou acompanhamento do bebê em caso de resultado positivo.
Doenças detectadas:
As doenças detectadas pelo testo do pezinho são: Fenilcetonúria: uma doença que causa um comprometimento neurológico no desenvolvimento da criança; Hipotireoidismo congênito: doença que pode levar ao retardamento mental e a malformações físicas; Anemia falciforme: pode levar a alterações em todos os órgãos e sistemas do corpo; Fibrose Cística: doença que leva à produção de uma grande quantidade de muco, comprometendo o sistema respiratório e afetando também o pâncreas;
sábado, 6 de junho de 2015
Processo Seletivo EDITAL 02/2015
A Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) abre o EDITAL 02/2015 para vagas imediatas sob Regime Jurídico CLT para as Áreas de Planejamento: AP 1.0 (Ilha de Paquetá), AP 1.0 (Região Central), AP 3.2 (Méier e Campo Grande) e AP 5.3 (Santa Cruz e Adjacências) para atuação em Clínicas da Família, CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e UPA (Unidade de Pronto Atendimento)Empregos para Nível Superior: (Assistente Social, Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico Generalista, Ginecologista, Pediatra, Pediatra plantonista, Clínico Geral plantonista, Psiquiatra, Psicólogo, Professor de Educação Física e Terapeuta Ocupacional).
Empregos para Nível Superior Incompleto: (Assistente Administrativo).
Empregos para Nível Médio Técnico: (Técnico em Enfermagem, Técnico em Farmácia e Técnico em Saúde Bucal).
Empregos para Nível Médio: (Agente Social, Almoxarife, Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Saúde Bucal)
Empregos para Nível Fundamental: (Auxiliar de Portaria).
Vagas também para pessoas com Deficiência e Reabilitados.
Inscrições: Até 14/06/2015
Site: http://www.spdmpais.org.br/
Posto de Atendimento: Fundação BIO-RIO Concursos
Av. Carlos Chagas Filho, 791 - Ilha do Fundão - Cidade Universitária
CEP: 21941-904 - Rio de Janeiro - RJ – Brasil
Inscrições: Até 14/06/2015
Site: http://www.spdmpais.org.br/
Posto de Atendimento: Fundação BIO-RIO Concursos
Av. Carlos Chagas Filho, 791 - Ilha do Fundão - Cidade Universitária
CEP: 21941-904 - Rio de Janeiro - RJ – Brasil
sexta-feira, 5 de junho de 2015
5 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente
Sim, nós podemos mudar o mundo! Água sendo desperdiçada, inúmeras árvores sendo cortadas. Há quem espalhe lixo pelas ruas e avenidas, entupindo bueiros e causando problemas quando chove.
Ter atitude sustentável significa fazer coisas que preservem o meio ambiente, melhorando a vida das pessoas. Ter atitude sustentável significa usar com responsabilidade os recursos naturais que são esgotáveis, como, por exemplo, a água. As pessoas passam horas lavando a calçada da rua e os veículos com a mangueira; até mesmo um banho demorado ou a descarga longa no vaso sanitário influem diretamente na degradação do meio ambiente. Também se deve atentar para o uso indiscriminado da energia elétrica. Ter atitude sustentável significa reciclar seu lixo, e se você não quer reciclar, você pode participar da coleta seletiva, favorecendo os trabalhadores que vivem do lixo.
Gastar menos água, economizar e reciclar papel, economizar energia elétrica e reciclar embalagens são atitudes sustentáveis que devem ser feitas diariamente. Quando vemos o hoje, o estrago e o desperdício, temos que, obrigatoriamente, pensar no futuro. O que você está deixando para as próximas gerações? Reflita!
As escolas também devem ter atitude sustentável. Elas podem realizar atividades para que os alunos cresçam sabendo da importância e da necessidade de amar, preservar e cuidar do meio ambiente. As pessoas vivem de acordo com os valores. Se as crianças desde cedo forem influenciadas sobre a importância de ser cuidar do meio ambiente, com certeza elas serão adultos responsáveis, terão atitude sustentável e passarão o que aprendeu para as seguintes gerações.
Se o meio ambiente for conservado, todos nós teremos uma melhor qualidade de vida.
Atitude sustentável
Se você e sua família mudarem pequenas atitudes, e as terem como hábito, o mundo pode ser bem melhor.
- Economize água e energia elétrica.
- Recicle embalagens.
- Separe o lixo e o deixe na coleta seletiva.
- Plante árvores.
- Recicle o papel e o utilize como rascunho.
- Não queime o lixo.
- Quando for fazer compras, leve a sacola sustentável para o supermercado. Assim você evita de trazer inúmeras sacolas plásticas para casa.
quinta-feira, 4 de junho de 2015
Campanha de Vacina Contra a Influenza Prorrogada
A Campanha de Vacinação Contra a Gripe foi prorrogada até o dia 12 de junho. Até o dia 3, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) imunizou 78,5% da população alvo: idosos, gestantes, crianças de seis meses a 4 anos, mulheres no período de até 45 dias após o parto, doentes crônicos e profissionais de saúde.
Mesmo estando próxima da meta de vacinar 80% da população alvo, o que representa cerca de 1,2 milhão de pessoas, a secretaria optou pela prorrogação. A vacina está disponível nas Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde, das 8h às 17h.
A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Por isso, cuidados simples como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal são, no geral, medidas simples que ajudam a prevenir a doença. Em caso de síndrome gripal, a orientação da SMS, mesmo para as pessoas já vacinadas, é procurar um serviço de saúde.
O principal objetivo com a campanha de vacinação é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções provocadas pelo vírus da influenza. Sobre a eficácia da vacina, alguns estudos demonstraram que a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% o da mortalidade global. A vacinação contra a influenza começou no dia 04 de maio.
Para consultar a unidade básica de saúde mais próxima, basta ligar para a central de atendimento da prefeitura, 1746, ou acessar a ferramenta "Onde Ser Atendido (www.rio.rj.gov.br/web/sms). É importante levar a Caderneta de Vacinação ou algum comprovante de situação vacinal.