O Teste do Pezinho é um exame laboratorial realizado através da análise de amostras de sangue coletadas do calcanhar do bebê com o objetivo de detectar precocemente doenças que poderão causar lesões irreversíveis no bebê, causando inclusive deficiência intelectual. As doenças pesquisadas podem ser tratadas com sucesso, desde que sejam identificadas antes de manifestar seus sintomas claramente. O Teste é obrigatório para 5 doenças abrangidas pelo Programa Nacional de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde.
Quando deve ser feito?
A coleta deve ser feita entre o 3º e o 5º dia de vida. Isto porque no primeiro e segundo dias de vida o bebê se alimenta basicamente do colostro, e só a partir do terceiro dia a mãe passa a produzir o leite. Certas doenças só podem ser diagnosticadas se o bebê estiver ingerindo leite. A partir daí o teste deve ser feito o quanto antes, a fim de se iniciar em tempo o tratamento e/ou acompanhamento do bebê em caso de resultado positivo.
Doenças detectadas:
As doenças detectadas pelo testo do pezinho são: Fenilcetonúria: uma doença que causa um comprometimento neurológico no desenvolvimento da criança; Hipotireoidismo congênito: doença que pode levar ao retardamento mental e a malformações físicas; Anemia falciforme: pode levar a alterações em todos os órgãos e sistemas do corpo; Fibrose Cística: doença que leva à produção de uma grande quantidade de muco, comprometendo o sistema respiratório e afetando também o pâncreas;
Na imagem diz que o teste no Rio identifica 4 doenças, porém aparecem 5 nomes listados. Qual o verdadeiro?
ResponderExcluirPrezado (a) leitor (a),
ResponderExcluirAs doenças detectadas na Triagem Neonatal no município do Rio de Janeiro são: Hipotireoidismo Congênito, Fenilcetonúria, Fibrose Cística e Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias. A identificação da doença falciforme e algumas outras hemoglobinopatias são feitas juntas, portanto constam como um mesmo exame. Esperamos tê-lo/la ajudado.
Att,
CSF Lourenço de Mello