domingo, 12 de julho de 2015

Comunicado Importante Sobre a Caxumba


A caxumba é uma doença infecciosa, de evolução benigna, que, na maior parte das vezes, se manifesta na infância, nos períodos de inverno e início de primavera. É transmitida de pessoa a pessoa, pelo contato com as secreções respiratórias (gotículas de saliva ou secreções nasais devido a espirros e tosses). Por isso, é importante manter os calendários de vacinação das crianças sempre em dia e orientá-las sobre os cuidados adequados de higiene, como lavar sempre as mãos e não compartilhar copos, talheres, etc.

Trata-se de uma doença endêmica no país. No município do Rio de Janeiro, assim como em diversos outros municípios brasileiros, há registro de surtos em estabelecimentos fechados, como em escolas, clubes, etc. A caxumba não é doença de notificação compulsória individual. Os casos só são notificados quando se configurar um aglomerado – ou seja, dois ou mais casos – para que sejam imediatamente adotadas as medidas de controle.

A vacina contra a caxumba faz parte do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde e é aplicada nas crianças em duas doses: aos 12 meses de vida (Tríplice Viral) e aos 15 meses (Tetra Viral). São necessárias as duas doses para a imunização completa. Em caso de dúvida se a criança deixou de tomar alguma das vacinas, o responsável deve buscar orientação em uma unidade de Atenção Primária (clínicas da família ou centros municipais de saúde), levando a caderneta de vacinação. Se necessário, a situação vacinal da criança será regularizada com as doses que não tiverem sido aplicadas na época indicada. Para notificações de surto, procurar o serviço de saúde mais próximo.

OBSERVAÇÕES

Não existem drogas específicas contra a caxumba. A doença é autolimitada e o tratamento é sintomático com analgésicos, antitérmicos. O doente deve permanecer em repouso enquanto durar a infecção.
* Não se automedique, nem medique a criança antes de consultar um médico e ter o diagnóstico de certeza de caxumba, doença também conhecida como parotidite infecciosa ou papeira;
* Mantenha o doente em repouso até que tenham desaparecido os sintomas;
* Ofereça-lhe alimentos líquidos ou pastosos, que são mais fáceis de engolir;
* Lembre-se: adultos que não foram vacinados ou não tiveram a doença podem ser infectados pelo vírus da caxumba e por isso devem ser vacinados;
* Atenção mulheres que nunca tiveram caxumba, nem tomaram a vacina: procurem um posto para serem vacinadas antes de engravidar. Na gestação, a doença pode provocar abortamento.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Coronel Tito Porto Carrero - S/Nº - Paciência

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3427-5844 ou 3427-7068

Tecnologia do Blogger.