CSF LOURENÇO DE MELLO

Rua Coronel Tito Porto Carrero, Paciência - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 23580-010 | ☎ Telefone: (21) 3427-7068/3427-5844
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Stéphanie Dantas | CNES 6572014 - ESF: 04 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

sábado, 30 de abril de 2016

DIA D - CAMPANHA

DIA D - CAMPANHA

Hoje será realizado o “Dia D” da vacinação. Todas as UBS estarão vacinando das 8h às 17h.
O público-alvo da #VacinaGripe é formado por: crianças de 6 meses a menores de 5 anos;  pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; mulheres até 45 dias após o parto; população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.
Todos os integrantes dos grupos prioritários devem também levar a carteira de vacinação para facilitar o atendimento e registro da vacina. É imprescindível que todos que se enquadram nos grupos prioritários procurem as UBS e se previnam contra a Influenza.

As contra-indicações da vacina limitam-se a pessoas que tenham alergia aos seus componentes. A dose para adulto é única e para algumas crianças podem ser necessárias duas doses com intervalo de 30 dias entre elas.

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Visita domiciliar

Visita domiciliar

As visitas domiciliares tem como objetivos: prestar assistência ao paciente no seu próprio domicílio, especialmente no caso dos acamados e pacientes com restrições/limitações de movimentos, auxiliando no controle e prevenção de doenças transmissíveis, agravos e doenças não transmissíveis, estimulando a adesão ao tratamento, medicamentoso ou não. Além de realizar certos procedimentos que não dependem do ambiente clínico-hospitalar.

Nessa foto observarmos a Técnica de Enfermagem Andreza em visita domiciliar com a ACS Denise a fim de coletar sangue do nosso usuário.

 

terça-feira, 26 de abril de 2016

Mutirão para retirada de certidão de nascimento, RG (2ª via) e Registro Tardio de Nascimento

Mutirão para retirada de certidão de nascimento, RG (2ª via) e Registro Tardio de Nascimento

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro em conjunto com a Coordenadoria Geral de Atenção Primária da AP 5.3, informam o mutirão de retirada de documentos que será realizado no dia 29/04/2016 de 09:00 às 15:00 no Fórum Regional de Santa Cruz - localizado na Rua DJoão VI, 6, Santa Cruz (próximo ao Corpo de Bombeiros Militar).

Serviços prestados:

  • Certidão de Nascimento;
  • Segunda vida de Carteira de Identidade (RG);
  • Registro Tardio de Nascimento.

    Não perca essa oportunidade. 

26 de Abril - Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

26 de Abril - Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Hipertensão é uma doença democrática que acomete crianças, adultos e idosos, homens e mulheres de todas as classes sociais e condições financeiras. Popularmente conhecida como “pressão alta”, está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. O estreitamento das artérias aumenta a necessidade de o coração bombear com mais força para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta. Como consequência, a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias. Os valores da pressão arterial não são sempre os mesmos durante o dia. Geralmente caem, quando dormimos ou estamos relaxados, e sobem com a atividade física, agitação, estresse.Considera-se hipertensa a pessoa que, medindo a pressão arterial em repouso, apresenta valores iguais ou acima de 14 por 9 (140mmHg X 90mmHg). Hipertensos têm maior propensão para apresentar comprometimentos vasculares, tanto cerebrais, quanto cardíacos.
Sintomas
Hipertensão arterial é doença traiçoeira, só provoca sintomas em fases muito avançadas ou quando a pressão arterial aumenta de forma abrupta e exagerada. Algumas pessoas, porém, podem apresentar sintomas, como dores de cabeça, no peito e tonturas, entre outros, que representam um sinal de alerta.
Tratamento
O objetivo do tratamento deve ser não deixar a pressão ultrapassar os valores de 12 por 8.Nos casos de hipertensão leve, com a mínima entre 9 e 10, tenta-se primeiro o tratamento não medicamentoso, que é muito importante e envolve mudanças nos hábitos de vida. A pessoa precisa praticar exercícios físicos, não exagerar no sal e na bebida alcoólica, controlar o estresse e o peso, levar vida saudável, enfim. Como existe nítida relação entre pressão alta e aumento do peso corporal, perder 10% do peso corpóreo é uma forma eficaz de reduzir os níveis da pressão. Por exemplo, a cada 1kg de peso eliminado, a pressão do hipertenso cai de 1,3mmHg a 1,6mmHg em média. Se o indivíduo tem a pressão discretamente aumentada e não consegue controlá-la fazendo exercícios, reduzindo a ingestão de bebidas alcoólicas e perdendo peso, ou se já tem os níveis mínimos mais elevados (11 ou 12 de pressão mínima), é necessário introduzir medicação para deixar os vasos mais relaxados.Todos os remédios para hipertensão são vasodilatadores e agem de diferentes maneiras. Os mais antigos, entre eles os diuréticos, por exemplo, se no início fazem a pessoa perder um pouquinho mais de sal e de água, também ajudam a reduzir a reatividade dos vasos. Os mais modernos costumam ser mais tolerados e provocam menos efeitos colaterais.É sempre possível controlar a pressão arterial desde que haja adesão ao tratamento. Para tanto, o paciente precisa fazer sua parte: tomar os remédios corretamente e mudar os hábitos de vida.
Recomendações
* Compareça às consultas médicas e de enfermagem de rotina;

* Não pense que basta tomar os remédios para resolver seu problema de pressão arterial elevada. Você precisa também promover algumas mudanças no seu estilo de vida;
* Coma sal com moderação. Ele é um mineral importante para o organismo e não deve ser eliminado da dieta dos hipertensos. Esqueça, porém, do saleiro depois que colocou a comida no prato e evite os alimentos processados que, em geral, contêm mais sal. Precisam tomar muito cuidado com a ingestão de os negros, as pessoas com mais de 65 anos de idade e os portadores de diabetes porque são mais sensíveis ao mecanismo de ação do sal.;
* Adote dieta rica em frutas, cereais integrais e laticínios com baixo teor de gordura. Assim, você estará ingerindo menos sódio e mais potássio, cálcio e magnésio, nutrientes necessários para quem precisa baixar a pressão;
* Não fume. Entre outros danos ao organismo, o cigarro estreita o calibre das artérias, o que dificulta ainda mais a circulação do sangue;
* Saiba que o estresse pode aumentar a pressão arterial. Atividade física, técnicas de relaxamento, psicoterapia podem contribuir para o controle do estresse e da pressão arterial;
* Não interrompa o uso da medicação nem diminua a dosagem por sua conta. Siga as indicações de seu médico e tome os remédios rigorosamente nos horários prescritos;
* Meça a pressão arterial com regularidade e anote os valores para que seu médico possa avaliar a eficácia do tratamento;
* Não esqueça que hipertensão é uma doença crônica e que complicações podem ser prevenidas com o uso de drogas anti-hipertensivas e mudanças no estilo de vida

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Processo Seletivo - Edital 04/2016 - Inscrições Abertas

Processo Seletivo - Edital 04/2016 - Inscrições Abertas

A SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina / Programa de Atenção Integral a Saúde torna público que realizará no Município do Rio de Janeiro, Processo Seletivo de vagas de diversos cargos, a serem contratados sob o Regime Jurídico da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e, portanto, não cumprirá direito a estabilidade. Serão lotados nas Unidades de Saúde, conforme cronograma de implantação aprovado pelo Gestor local. Realiza-se em cumprimento ao Contrato de Gestão referente ao apoio de gerenciamento e execução das atividades de serviços de saúde a serem desenvolvidos na Área de Planejamento AP 5.3 (Sepetiba, Santa Cruz e Paciência), firmado entre a SPDM/PAIS e o Município do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde e Defesa Civil.

 A SPDM/PAIS informa que o Edital 04/2016 não invalida os Editais anteriores que se encontram em período de vigência. O Edital 04/2016 só será válido após o término de validade do Processo Seletivo que está em vigor ou após o término do Banco de Cadastro Reserva de cada categoria profissional.

Quadro de cargos:

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

FIQUE ATENTO!!!

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE...

25/04 
- Crianças de 06 meses a 5 anos incompletos.
- Gestantes.
- Doentes Renais Crônicos

 

Evite filas nesta primeira semana de vacinação contra a gripe, procure sua unidade no período da tarde ou aproveite o sábado dia D da campanha.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Reflorestamento da Serra de Paciência

Reflorestamento da Serra de Paciência


A Prefeitura do Rio de Janeiro vem realizando o reflorestamento da Serra de Paciência.
Para quem não sabe, a área está aberta a visitação. 
A equipe de reflorestamento está convidando a todos, para participarem das atividades de visita guiada na área.
As visitas tem a supervisão da agente ambiental do local e contarão com dinâmicas, rodas de conversa e informação.

O ponto de encontro é na Associação de Moradores da Vila Alzira 2, às 9 horas.
As visitas acontecem de 9h às 13h
e ocorrerão nas seguintes datas, sempre às segundas feiras:
02 / 05 / 2016 e 16 / 05 / 2016
13 / 06 / 2016 e 27 / 06 / 2016 
11 / 07 / 2016 e 25 / 07 / 2016
15 / 08 / 2016 e 29 / 08 / 2016
12 / 09 / 2016 
10 / 10 / 2016 e 24 / 10 / 2016
07 / 11 / 2016 e 21 / 11 / 2016
05 / 12 / 2016 e 19 / 12 / 2016

Para agendar a visita e ter mais informações, os contatos são:
Agente Ambiental Ruth - Telefone 988709687
Agente Ambiental Andreia - Telefone 991067891

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Grupo de Corrida

Grupo de Corrida

O Grupo de Corrida ocorre todas as quartas-feiras às 08:00 horas. É realizado pelo Dr. Lucirlei (Cirurgião-Dentista) que percebeu que alguns dos usuários demonstravam interesse nesse tipo de atividade. 

Cada usuário corre no seu ritmo e determina os seus limites - sem cobranças - afinal o objetivo do grupo é despertar o interesse da população na prática regular de atividades físicas. Todos aqueles que desejarem participar é só comparecer à unidade no dia supracitado.

De acordo com o Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde (CGDANT/MS), a prática regular de atividades físicas leva a uma melhora do condicionamento muscular e cardiorrespiratório, o que contribui para a diminuição do risco de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, fibromialgia, alguns cânceres, entre outras doenças. Além dos efeitos sobre o corpo, a atividade física possui efeitos na saúde mental, contribuindo para a redução do estresse, melhora de quadros de depressão, aumento da autoestima e da sensação de bem-estar. No processo de envelhecimento, uma rotina ativa é especialmente importante para a manutenção da autonomia nas atividades diárias e na prevenção do risco de quedas.

Fotos: 

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Educação Permanente: Saúde da Criança

Educação Permanente: Saúde da Criança

Realizada pela Drª Ivanilce Cruz, no turno de reunião, atividade de educação permanente para Agentes Comunitários de Saúde a fim atualizar os protocolos de saúde com ênfase em saúde da criança. Muitas questões foram levantadas sobre o tema e todas as dúvidas foram esclarecidas. Além disso, foi enfatizado o uso do Guia Prático do ACS a fim de qualificar mais as visitas domiciliares.

Anexo: Guia Prático do ACS

terça-feira, 12 de abril de 2016

Antecipação da campanha de vacinação contra a gripe

Antecipação da campanha de vacinação contra a gripe



A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) antecipa para o dia 25 de abril a Campanha de Vacinação contra a Gripe para os grupos de prioritários formados por crianças de seis meses a 5 anos incompletos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e doentes renais crônicos. A partir do dia 30, data originalmente prevista para início da campanha, a vacina estará disponível também para as demais populações alvo – idosos a partir de 60 anos, mulheres até 45 dias após o parto e profissionais de saúde – além de outros doentes crônicos, presos e funcionários do sistema prisional.

A vacina contra a influenza estará disponível nas mais de 250 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) e policlínicas da cidade até o dia 20 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No sábado 30 de abril será o dia D de mobilização contra a gripe, quando cerca de 450 de postos de vacinação volantes serão montados em diversos locais em toda a cidade, como igrejas, escolas, associações de moradores, entre outros, das 8h às 17h, para facilitar o acesso da população. A meta da SMS é imunizar 80% dos grupos alvo recomendados, o que representa cerca de 1,2 milhão de pessoas.

Segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), para a temporada de 2016 do Hemisfério Sul a vacina influenza trivalente – usada na campanha – é composta por cepas do vírus Myxovirus influenzae, fragmentados, inativados e purificados de Influenza A (H1N1) pmd09; Influenza A (H3N2) e Influenza B (linhagem Victoria). Serão disponibilizadas vacinas produzidas pelo Instituto Butantan e pela Sanofi Pasteur (França).

O principal objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelos vírus da Influenza contidos na vacina. Sobre a eficácia do imunizante, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% da mortalidade global, e em aproximadamente 50% as doenças relacionadas à influenza.

Mesmo quem tomou a vacina no ano passado deve se vacinar novamente este ano. Para as mulheres até 45 dias após o parto, na hora da vacinação será solicitada comprovação da condição clínica e, para os doentes crônicos, a prescrição do médico que o acompanha. Para as crianças são necessárias duas doses num intervalo de um mês entre elas.

Portadores de doenças neurológicas devem consultar seu médico antes de tomar o imunizante e pessoas com quadro febril precisam aguardar a melhora do estado de saúde. A vacina é contraindicada para pacientes com história de alergia grave (anafilaxia) e prévia a algum de seus componentes.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde do Rio

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Pesquisa: "Promoção da saúde na imprensa é possível?

Pesquisa: "Promoção da saúde na imprensa é possível?

Realizada pesquisa pela Jornalista, Doutoranda em Saúde Coletiva (UnB) e tecnologista em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz Mariella Silva de Oliveira, pela Pesquisadora, Documentarista, Sanitarista e Pós-Graduanda em Design e Inovação (IESB) Grasiela Sousa Pereira e pela Sanitarista e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (UnB)  Ione Silva Barros.
A pesquisa supracitada teve como objetivo analisar os sentidos da promoção da saúde e alimentação saudável para a imprensa e agentes comunitários de saúde. Sabe-se que a maior parte das informações que as pessoas tem sobre a saúde provém da imprensa, e portanto, é importante verificar se essas informações de fato promovem a saúde das pessoas e possibilitam que façam escolhas saudáveis e tenham maior qualidade de vida.
Houve roda de conversa sobre o assunto "Alimentação Saudável" e discussão em grupos a fim de integrar as informações individuais num contexto coletivo.

Fotos:
 




quinta-feira, 7 de abril de 2016

Dia 7 de Abril - Dia Mundial da Saúde

Dia 7 de Abril - Dia Mundial da Saúde


O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), fundamentado no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado na promoção da saúde. Tivemos atividades de educação para promoção e prevenção da saúde na Unidade, orientações nas próprias consultas e orientações de promoção e prevenção nas ruas pelos ACS.


E você? O que você está fazendo para ter uma vida mais saudável?


Siga as dicas abaixo, e você verá que pequenos cuidados com a sua saúde podem fazer sua vida muito mais feliz! 

Água é saúde 
Beba bastante água. Entre outros fatores, a água ajuda a regular a temperatura do corpo pela transpiração, leva embora toxinas pela urina e transporta nutrientes e outras substâncias pelo corpo inteiro.
Pratique atividades físicas Praticar atividades físicas é fundamental. Melhora a função pulmonar e a circulação sanguínea, traz mais disposição pessoal, reduz o estresse, a ansiedade e a depressão, facilita o metabolismo de açúcares e gorduras, ajuda no controle do peso e no condicionamento físico, além de contribuir no retardamento do processo de envelhecimento etc.
Comer para ficar inteligente
Um desjejum ajuda a começar bem o dia, inclua sempre frutas no café da manhã. E no restante do dia, inclua verduras e legumes no seu cardápio.
Durma bem
Os períodos de descanso aumentam bastante a produtividade. Essas horas melhoram nossa saúde física e são capazes de propiciar uma visão mais otimista a respeito da vida. Para dormir melhor, evite café preto (puro), bebidas energéticas, guaraná e bebidas alcoólicas à noite e nunca vá dormir com fome ou alimentado em excesso. Evite também navegar na Internet até muito tarde da noite e dormir com a televisão ligada.

Além disso, para cuidar de sua saúde
, pode aproveitar os serviços que nós já oferecemos: Programa Academia Carioca, Atividade Física, Zumba, Grupo de Caminhada, Grupo de Corrida, Grupo de Tabagismo, Grupo de Reflexão, Grupo de Gestantes, Grupo de Planejamento Familiar, além de: Consultas e atividades com Médicos, Enfermeiros, Dentistas, Técnicos de Enfermagem, Equipe do NASF (psiquiatra, psicólogo, fisioterapeuta, etc.). Visitas domiciliares de assistência médica, de enfermagem, de psicologia, de fisioterapia e psiquiátrica, sempre que necessário.

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Dia 06 de Abril - Dia Mundial da Atividade Física

Dia 06 de Abril - Dia Mundial da Atividade Física



Praticar atividade física faz bem ao corpo e à mente. A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista musculoesquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras.
Mas, para conseguir alcançar todos estes benefícios abaixo, o indivíduo deve realizar a atividade física que mais gosta, no mínimo 3 vezes por semana. Grupo de ginástica com a Educadora Física Profª Vivian acontece todas as terças-feiras às 16:00 horas e quartas-feiras às 08:00 horas da manhã.


Os benefícios gerais da atividade física são
:

Emagrecer, combatendo a obesidade; Melhorar a circulação sanguínea; Aumentar o metabolismo; Fortalecer o sistema imune; Diminuir os riscos de doenças cardíacas; Aumentar a resistência dos ossos, prevenindo a osteoporose; Melhorar a coordenação dos movimentos e do equilíbrio; Aumentar a boa disposição e o bom humor; Diminuir o estresse, risco de ansiedade e depressão; Promover uma maior interação social; Melhorar a imagem corporal e a autoestima; Melhorar a capacidade de
aprendizagem; Melhorar o equilíbrio, diminuindo o risco de quedas e, consequentemente, de ossos quebrados; Diminuir a perda de massa óssea, tornando os ossos mais fortes; Diminuir a pressão arterial; Melhorar a digestão dos alimentos; Melhorar a Diabetes, por aumentar a resistência à insulina; Melhorar o andar, devido ao fortalecimento dos músculos e aumento da flexibilidade; Diminuir a depressão, devido à interação social e liberação das endorfinas; Melhorar a autoestima; Diminuir as varizes e as doenças cardiovasculares; Melhorar a capacidade de reflexos; Melhorar a postura corporal; Melhorar a respiração e a circulação sanguínea; Diminuir o risco de infecções respiratórias; Aumentar a capacidade respiratória; Diminuir o inchaço das pernas; Diminuir a dor nas costas.


terça-feira, 5 de abril de 2016

Sub-registro e Registro Tardio de Nascimento

Sub-registro e Registro Tardio de Nascimento

Foi realizada pela Mara, representante do Serviço Social da CAP 5.3, uma reunião com os Agentes Comunitários de Saúde sobre os temas:
Sub-registro e Registro Tardio de Nascimento.
A reunião teve como objetivo orientar os ACS como proceder nesses casos, como funciona o programa e seus aspectos legais. Pois, os Agentes, mais do que outros profissionais, sabem das demandas e perfil da população adscrita.





segunda-feira, 4 de abril de 2016

04 de Abril - Dia Nacional do Parkinsoniano

04 de Abril - Dia Nacional do Parkinsoniano



A doença de Parkinson (DP) é apenas uma das formas, embora a mais frequente, de parkinsonismo. O termo parkinsonismo refere-se a um grupo de doenças que apresentam em comum os mesmos sintomas, associados ou não a outras manifestações neurológicas. A DP é também chamada de parkinsonismo primário ou idiopático porque é uma doença para a qual nenhuma causa conhecida foi identificada. Por outro lado, diz-se que um parkinsonismo é secundário quando uma causa pode ser identificada ou quando está associada a outras doenças degenerativas. Cerca de 2/3 de todas as formas de parkinsonismo correspondem à forma primária.

A doença de Parkinson (DP) ou Mal de Parkinson, é uma doença degenerativa, crônica e progressiva, que acomete em geral pessoas idosas. Ela ocorre pela perda de neurônios do SNC em uma região conhecida como substância negra (ou nigra). Os neurônios dessa região sintetizam o neurotransmissor dopamina, cuja diminuição nessa área provoca sintomas principalmente motores. Entretanto, também podem ocorrer outros sintomas, como depressão, alterações do sono, diminuição da memória e distúrbios do sistema nervoso autônomo. Os principais sintomas motores se manifestam por tremor, rigidez muscular, diminuição da velocidade dos movimentos e distúrbios do equilíbrio e da marcha.
O diagnóstico de DP persiste sendo feito essencialmente em bases clínicas. Tremor, rigidez, bradicinesia (lentidão dos movimentos) e instabilidade postural de intensidades variáveis individualmente, são os sinais e sintomas clássicos.
Não esqueça de falar sobre qualquer sintoma nas consultas de rotina com os profissionais de saúde.

(CLIQUE NA IMAGEM E AMPLIE)

sábado, 2 de abril de 2016

Nota de esclarecimento - Edital SPDM

Nota de esclarecimento - Edital SPDM

Edital de processo seletivo Rio de Janeiro
img nota esclaremimento2
A SPDM/PAIS declara que a publicação realizada na Folha Dirigida na data de 29/03/2016 referente aos Editais de Processo Seletivo não é de fonte oficial, portanto, os cargos, salários, número de vagas e data de publicação não estão corretos.

Os Editais estão em fase final de avaliação e deverão ser divulgados no decorrer do mês de Abril.

Atenciosamente,

02 de Abril - Dia Mundial de Conscientização do Autismo

02 de Abril - Dia Mundial de Conscientização do Autismo


O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diferentes síndromes marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais, que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente. São elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
Também chamado de Desordens do Espectro Autista (DEA ou ASD em inglês), recebe o nome de espectro (spectrum), porque envolve situações e apresentações muito diferentes umas das outras, numa gradação que vai da mais leves à mais grave. Todas, porém, em menor ou maior grau estão relacionadas, com as dificuldades de comunicação e relacionamento social.
Tipos
De acordo com o quadro clinico, o TEA pode ser classificado em:
1) Autismo clássico – o grau de comprometimento pode variar de muito. De maneira geral, os portadores são voltados para si mesmos, não estabelecem contato visual com as pessoas nem com o ambiente; conseguem falar, mas não usam a fala como ferramenta de comunicação. Embora possam entender enunciados simples, têm dificuldade de compreensão e apreendem apenas o sentido literal das palavras. Não compreendem metáforas nem o duplo sentido. Nas formas mais graves, demonstram ausência completa de qualquer contato interpessoal. São crianças isoladas, que não aprendem a falar, não olham para as outras pessoas nos olhos, não retribuem sorrisos, repetem movimentos estereotipados, sem muito significado ou ficam girando ao redor de si mesmas e apresentam deficiência mental importante;
2) Autismo de alto desempenho (antes chamado de síndrome de Asperger) – os portadores apresentam as mesmas dificuldades dos outros autistas, mas numa medida bem reduzida. São verbais e inteligentes. Tão inteligentes que chegam a ser confundidos com gênios, porque são imbatíveis nas áreas do conhecimento em que se especializam. Quanto menor a dificuldade de interação social, mais eles conseguem levar vida próxima à normal.
3 ) Distúrbio global do desenvolvimento sem outra especificação (DGD-SOE) – os portadores são considerados dentro do espectro do autismo (dificuldade de comunicação e de interação social), mas os sintomas não são suficientes para incluí-los em nenhuma das categorias específicas do transtorno, o que torna o diagnóstico muito mais difícil.
Incidência
Não faz muito tempo, o autismo era considerado uma condição rara, que atingia uma em cada duas mil crianças. Hoje, as pesquisas mostram que uma em cada cem crianças é portadora do espectro, que afeta mais os meninos do que as meninas.  Em geral, o transtorno se instala nos três primeiros anos de vida, quando os neurônios que coordenam a comunicação e os relacionamentos sociais deixam de formar as conexões necessárias.
As manifestações na adolescência e na vida adulta estão correlacionadas com o grau de comprometimento e com a capacidade de superar as dificuldades seguindo as condutas terapêuticas adequadas para cada caso desde cedo.
O diagnóstico é essencialmente clínico. Baseia-se nos sinais e sintomas e leva em conta os critérios estabelecidos por DSM–IV (Manual de Diagnóstico e Estatística da Sociedade Norte-Americana de Psiquiatria) e pelo CID-10 (Classificação Internacional de Doenças da OMS).o comprometimento e o histórico do paciente
Causas
Estudos iniciais consideravam o transtorno resultado de dinâmica familiar problemática e de condições de ordem psicológica alteradas, hipótese que se mostrou improcedente. A tendência atual é admitir a existência de múltiplas causas para o autismo, entre eles, fatores genéticos, biológicos e ambientais. No entanto, saber como o cérebro dessas pessoas ainda é um mistério para ciência.
Tratamento
Ainda não se conhece a cura definitiva para o transtorno do espectro do autismo. Da mesma forma não existe um padrão de tratamento que possa ser aplicado em todos os portadores do distúrbio. Cada paciente exige um tipo de acompanhamento específico e individualizado que exige a participação dos pais, dos familiares e de uma equipe profissional multidisciplinar visando à reabilitação global do paciente. O uso de medicamentos só é indicado quando surgem complicações e comorbidades.
Família
O diagnóstico de autismo traz sempre sofrimento para a família inteira. Por isso, as pessoas envolvidas – pais, irmãos, parentes – precisam conhecer as características do espectro e aprender técnicas que facilitam a autossuficência e a comunicação da criança e o relacionamento entre todos que com ela convivem.
Crianças com autismo precisam de tratamento e suas famílias de apoio, informação e treinamento. A AMA (Associação dos Amigos dos Autistas) é uma entidade sem fins lucrativos que presta importantes serviços nesse sentido.

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Dia internacional da mulher?

Dia internacional da mulher?

Brasil: O 5º país com mais assassinatos a mulheres

Dia 8 de março, mais uma vez, foi comemorado o dia internacional da mulher. Entre entregas de flores e elogios ao ser feminino, muitas vezes nos esquecemos das atuais estatísticas sobre violência contra a mulher, por isso precisamos estar conscientes de que:
  • Atualmente, 13 mulheres são assassinadas a cada dia no Brasil.
  • O Brasil está em 5º lugar no ranking dos países com mais mulheres assassinadas, ficando atrás apenas de El Salvador, Colômbia, Guatemala e Rússia.
  • No ano de 2014, 405 mulheres buscaram por dia atendimento em unidades de saúde, por alguma violência sofrida. Totalizando 147.691 casos de violência doméstica ou sexual. Metade são situações reincidentes.


Violência não é só apanhar

A violência se manifesta de diversas maneiras. Violência física é a mais comentada e são ações ou omissões que coloque em risco ou cause dano à integridade física de uma pessoa. Violência moral é a destinada a caluniar, difamar ou injuriar a reputação da mulher. Violência patrimonial são atos de violência que impliquem em dano, perda, subtração, destruição ou retenção de objetos, documentos pessoais, bens e valores. Violência psicológica é aquela destinada a degradar ou a controlar ações e decisões de outra pessoa por meio de intimidação, ameaça, humilhação, isolamento. Violência sexual é quando a pessoa é obrigada a manter contato sexual contra sua vontade. Com uso da força, chantagem, ameaças etc.

Violência nos relacionamentos

O ponto de partida para situações de violência no namoro na maioria dos casos são os sentimentos de ciúme, posse e controle que algumas pessoas tem ao namorar. Associadas a isto, existem idéias presentes na cultura de nossa sociedade que vem de séculos atrás. Época em que a solução de problemas acontecia por meio de duelos e atitudes violentas.

De acordo com o Centro de Estudos Latino-americanos Sobre Violência e Saúde, a maioria das pessoas, ao serem perguntadas sobre o que acham a respeito de atitudes violentas no namoro se dizem contra, porém as coisas mudam de figura quando se tem uma desculpa para usar de justificativa para a violência. Se a namorada ganha uma cantada na rua, foi curtida no Facebook pelo ex, andou se produzindo demais para sair, entre muitas outras situações, isto já vira motivo para rolar agressão. Existe em nossa sociedade pessoas com uma cultura de que ainda é admissível ou que há situações em que a pessoa merece ou pede para ser agredida e que ninguém deve meter a colher nisso.

Porém estamos em 2016, as leis mudaram, não são as mesmas da época de Dom Pedro. É necessário ter a consciência de que determinadas atitudes não são normais, nem aceitáveis, nem admissíveis. Quando a informação se espalha, se cria uma consciência geral de que a bofetada não é admissível, é mais fácil que as vítimas não a aceitem, que alguém próximo da vítima a alerte e lhe diga que isso é errado, e que o próprio agressor se torne consciente da gravidade do seu ato. A melhor forma de resolver um conflito no namoro é através do diálogo. Quando não existe mais diálogo e as atitudes passam a ser algum tipo de violência, significa que já passou da hora da relação terminar. As pessoas em 2016 têm a liberdade de tomar atitudes em suas vidas sem serem agredidas por isto. É ilegal.

Se o namoro é uma experiência e um teste do que poderia ser um casamento, a violência significa que essa experiência falhou. Um namoro com violência é contraditório ao amor que se imagina encontrar.



O que fazer em casos de agressão?


A violência doméstica passou a ser um assunto discutido pela sociedade, governo e, principalmente entre as próprias mulheres, que antes permaneciam em sigilo quando agredidas por seus maridos ou parceiros.

Mesmo assim, por falta de informação e receio, muitas delas não tomam uma atitude e fazem da própria vida um verdadeiro transtorno. Segundo advogados, no momento da agressão a vítima deve acionar o serviço de denúncia 180 ou a polícia através do número 190. Feito isso, os policiais prenderão em flagrante e o conduzirão ao D.P.. Se a mulher agredida resolver fazer a denúncia tempos depois da agressão, ela deve procurar a delegacia da mulher mais próxima e registrar o tipo de violência que vem sofrendo, fazer constar no boletim de ocorrência. Se as lesões corporais forem em partes íntimas do corpo, a mulher agredida deverá solicitar à delegada de plantão um exame de corpo de delito. Muitas mulheres têm vergonha de mostrar as marcas de agressões. Conforme o especialista em direitos da mulher, cada circunstância vai definir se o delegado poderá mantê-lo preso até o julgamento. O marido ou parceiro poderá ter suspensa a posse ou restrição do porte de armas, ser afastado do lar, domicílio ou local de convivência ou mesmo ser proibido de realizar certas condutas, ser proibido de se aproximar ou ter contato com a vítima, seus familiares e testemunhas.

A decisão de apresentar queixa ou expor esta experiência a um agente de autoridade não é fácil de se tomar. Porém após a aprovação da Lei Maria da Penha houve uma redução no número de mortes em alguns estados como SP, RJ, ES, PE e RO e aumento geral no número de registros de ocorrências. Este aumento indica que há mais vítimas que não dispostas a aceitar isso em silêncio. Que estão dispostas a falar, a assustar seus agressores, a pedir ou aceitar o apoio de familiares e amigos. Não podemos mais achar que um soco é um meio aceitável de relacionamento ou que as pessoas sejam incapazes de controlar seus impulsos e que alguém se permita  por dependência emocional, fraca auto-estima ou porque “é mesmo assim”, aceitar ser vítima desta situação.

Fontes: http://www.mapadaviolencia.org.br/pdf2015/MapaViolencia_2015_mulheres.pdf
http://www.vilamulher.com.br/familia/relacionamento/violencia-contra-a-mulher-o-que-fazer-em-caso-de-agressao-14645.html

http://www.canal.fiocruz.br/video/index.php?v=amor-e-violencia

Infográfico

7 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
1,293,607 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
10.235 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde na Escola
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Coronel Tito Porto Carrero - S/Nº - Paciência

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3427-5844 ou 3427-7068

Tecnologia do Blogger.