CSF LOURENÇO DE MELLO

Rua Coronel Tito Porto Carrero, Paciência - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 23580-010 | ☎ Telefone: (21) 3427-7068/3427-5844
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Stéphanie Dantas | CNES 6572014 - ESF: 04 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

terça-feira, 31 de maio de 2016

31 de Maio - Dia Mundial Sem Tabaco

31 de Maio - Dia Mundial Sem Tabaco

Hoje, no dia Mundial Sem Tabaco, tivemos orientações sobre o tabagismo e, também, entrevistas com as Técnicas de Saúde Bucal Gizelle, Jaqueline e Cristiane, e a Farmacêutica Renata, para iniciar o grupo para tabagistas. Para marcar a entrevista, fale com seu agente comunitário de saúde.
Depois dessa avaliação será escolhido o melhor tipo de tratamento, seja ele por reposição de nicotina (chicletes, pastilhas ou adesivos) ou com a introdução de medicação antidepressiva (Bupropiona) para auxiliar no abandono à nicotina.


Se parar de fumar agora:

  • Em 20 minutos, a pressão arterial volta ao normal e a frequência do pulso cai aos níveis normais. A temperatura nas mãos e nos pés aumenta até chegar aos níveis considerados normais.
  • Em 8 horas, os níveis de monóxido de carbono no sangue chegam aos valores normais e o nível de oxigênio aumenta.
  • Em 24 horas, o risco de se ter um acidente cardíaco relacionado ao fumo diminui.
  • Em 48 horas, as terminações nervosas começam a crescer de novo e os sentidos de olfato e paladar melhoram.
  • De 2 semanas a 3 meses, a circulação sanguínea melhora consideravelmente. Caminhar torna-se mais fácil e a função pulmonar melhora em até 30%.
  • De 1 a 9 meses, os sintomas comuns em fumantes, como tosse, ronquidão, congestão dos seios da face, fadiga e falta de ar ficam mais tênues. Os cílios epiteliais iniciam o crescimento e aumentam a capacidade de eliminar muco e, consequentemente, reduzem o risco de infecções e "limpam os pulmões". A pessoa fica mais disposta para realizar atividades que requerem bastante energia.
  • Em 1 ano, o risco de doenças ligadas a males do coração cai pela metade, em relação a um fumante.
  • Em 5 anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão de uma pessoa que fuma um maço de cigarros por dia diminui em pelo menos 50%. Depois de 5 a 10 anos sem fumar, o risco de acidente vascular cerebral é reduzido aos níveis de não-fumantes. O risco de câncer na boca, garganta ou esôfago diminui pela metade, quando comparado ao de um fumante.
  • Em 10 anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão entre fumantes e não-fumantes é igual. As células pré-cancerosas são substituídas por outras saudáveis. Os riscos de câncer na boca, garganta, esôfago, bexiga, rim e pâncreas diminuem.
  • Em 15 anos, os riscos de uma pessoa morrer por doenças relacionadas a problemas no coração são iguais ao de uma pessoa que não fuma.


Quanto mais cedo você PARAR DE FUMAR menor o risco de adoecer. 
Quem NÃO fuma aproveita MAIS a vida!

TREINAMENTO - Valorização da Paternidade

TREINAMENTO - Valorização da Paternidade

Realizado para os ACS e promotores de saúde da RAP da Saúde, pelo Moredison e o Enfermeiro Luis Alberto da CAP 5.3 sobre a Valorização da Paternidade na Atenção Primária à Saúde onde foram abordados os tópicos: 
  • promoção da reflexão sobre os temas relacionados à masculinidade, cuidado paterno e metodologias para o trabalho com homens;
  • inclusão dos homens e pais nas rotinas dos serviços, atividades de grupo relacionadas ao cuidado com seus filhos e parceiras, tais como contracepção, TIG e acompanhamento pediátrico;
  • incentivo à participação dos pais no pré-natal, parto e pós-parto;
  • promoção das atividades educativas que discutam temas relacionados ao cuidado, numa perspecitiva de gênero; 
  • valorização das diferentes formas de família; e etc.





sábado, 28 de maio de 2016

28 de Maio - Dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna

28 de Maio - Dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna

Para combater a mortalidade materna no Brasil, a #RedeCegonha tem o objetivo de proporcionar saúde, qualidade de vida e bem estar às mulheres durante a gestação, parto, pós-parto e o desenvolvimento da criança até os dois primeiros anos de vida. Saiba mais: http://bit.ly/1glbtlu

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Grupo de Gestantes

Grupo de Gestantes

Realizado pela Enfermeira Renata da Equipe Alzira Geni, grupo para gestantes a fim de dar orientações sobre esse momento único na vida, sobre as mudanças e transformações nesse período.


terça-feira, 24 de maio de 2016

24 de Maio - Dia Nacional do Café

24 de Maio - Dia Nacional do Café

Os Benefícios do Café Para Saúde
O café tem praticamente 0% de calorias. É uma grande fonte de cafeína e constitui cerca de 95% do mesmo. Alguns minerais estão presentes no café. tais como o Sódio, Tiamina, Niacina, Ácido fólico, Fósforo, Magnésio, Manganês, juntamente com o Potássio e Riboflavina. Verificou-se que o café contém cerca de 1.000 tipos de compostos químicos e é uma fonte de antioxidantes.
Benefícios do café para Diabéticos: Foi provado que pode fazer maravilhas para pacientes diabéticos. O café contém ácido clorogênico e a trigonelina alcalóide que auxilia na redução de glicose e insulina. É útil para pacientes diabéticos tipo 2.

Benefícios do café na prevenção do câncer: O café tem propriedades anti-cancerígenas. Possui ácido clorogênico, ácido caféico, fitoestrogênios que ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. Verificou-se que em pessoas que bebe, diariamente café reduziram-se os riscos de câncer esofágico, câncer da faringe e oral. Câncer de próstata e câncer de fígado também podem ser reduzidos por sua ingestão. 
Café reduz o risco de perda de memória: Café melhora a memória. Mostrou-se prevenir a demência e doença de Alzheimer em pessoas idosas. Pois, ajuda a bloquear os efeitos de um neurotransmissor chamado adenosina. O bloqueio dos efeitos inibidores de adenosina ajuda a aumentar a eficiência neuronal no cérebro e que libertam neurotransmissores como a dopamina e norepinefrina. Ajuda a melhorar o humor e alivia o stress.
Benefícios do café em proteger o fígado: O consumo de café ajuda na melhor eficiência do fígado. Isso reduz o risco de colangite esclerosante primária, que pode levar a cirrose do fígado e insuficiência hepática. Ele também reduz a ocorrência de carcinoma hepatocelular, que é uma forma de câncer de fígado.




Outros Benefícios do Café para Saúde:

  • O Café contém uma grande quantidade de antioxidantes e, assim, auxilia no fortalecimento da imunidade.

    • O café contém cafeína, que ajuda contra dores de cabeça e enxaquecas. Ele também provoca o efeito de captação gastrointestinal em analgésicos.
    • Ele ajuda a melhorar o humor, aliviar o estresse e as funções cognitivas, tais como tempo de reação, memória verbal incidental e raciocínio visuoespacial.
    • A ocorrência de cálculos biliares na bexiga pode ser significativamente reduzida pela ingestão de cafeína.
    • A cafeína pode ajudar na prevenção de prisão de ventre e facilita os movimentos intestinais. Ela estimula o movimento dos músculos, ajudando, assim, na evacuação eficiente.
    • O café contém tanino que pode ajudar a remover a formação da placa e ajuda a melhorar a saúde dental.

    sexta-feira, 20 de maio de 2016

    20 de Maio - Dia Nacional do Técnico e Auxiliar em Enfermagem

    20 de Maio - Dia Nacional do Técnico e Auxiliar em Enfermagem

    Hoje, dia 20 de maio, comemora-se o dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem. Nós gostaríamos de parabenizar esses profissionais que tanto se dedicam ao cuidado. Seja no teste do pezinho, vacina, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, curativos, orientações em saúde, onde focam todo o seu carinho, cuidado e respeito aos usuários. Nossos parabéns especiais às nossas técnicas de Enfermagem: Ana, Andreza, Camylla e Giselle pelo excelente trabalho e dedicação.









    Atribuições dos auxiliar e técnicos de enfermagem na atenção básica:
    I - Participar das atividades de atenção realizando procedimentos regulamentados no exercício de sua profissão na UBS e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc.);
    II - Realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea;
    III - Realizar ações de educação em saúde à população adstrita, conforme planejamento da equipe;
    IV - Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da UBS; e
    V - Contribuir, participar e realizar atividades de educação permanente.

    ÚLTIMO DIA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

    ÚLTIMO DIA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE


    As pessoas do grupo prioritário têm até HOJE para comparecer aos postos de saúde . O público-alvo da campanha da 
    Vacina da Gripe é formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; mulheres até 45 dias após o parto; população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

    quinta-feira, 19 de maio de 2016

    INSCRIÇÕES PRORROGADAS

    INSCRIÇÕES PRORROGADAS



    Atenção!

    Inscrições para trabalho

    prorrogadas até dia 22/05/2016.

    Para os cargos:


    Médico generalista
    Técnico de enfermagem
    Auxiliar de saúde bucal
    Dentista
    Técnico em saúde bucal
    Técnico em farmácia
    Almoxarife
    Auxiliar administrativo
    Enfermeiro
    Pediatra
    Técnico administrativo
    Auxiliar de farmácia
    Psiquiatra
    Psicólogo
    Terapeuta ocupacional




    Inscrições e informações através do site

    quarta-feira, 18 de maio de 2016

    VACINAÇÃO NOS CENTROS DE REABILITAÇÃO DA ÁREA.

    VACINAÇÃO NOS CENTROS DE REABILITAÇÃO DA ÁREA.

    Realizada visita com a Enfermeira Carla e os ACS Rejane e Maycon da Equipe Ribeiro Couto aos Centros de Reabilitação da área a fim de vacinar os usuários institucionalizados contra a Influenza. Estatisticamente esses pacientes possuem 28 vezes mais chances de adquirir uma doença respiratória.
    Todos os usuários são devidamente cadastrados e seguem em acompanhamento clínico e odontológico pela equipe.

    Fotos:


    terça-feira, 17 de maio de 2016

    Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso (PADI)

    Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso (PADI)

    Você sabe como funciona o PADI?

    O serviço é prestado aos portadores de doenças que necessitem de cuidados contínuos que possam ser feitos na residência. O PADI cuida de pessoas com doenças crônicas agudizadas, portadores de incapacidade funcional provisória ou permanente, pacientes oriundos de internações prolongadas e/ou recorrentes, com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção, pacientes em cuidados paliativos e outros agravos passíveis de recuperação funcional. Os principais benefícios são a aceleração da recuperação, a redução do tempo médio de internação hospitalar, a liberação dos leitos hospitalares para outros pacientes, a independência funcional, a melhora na capacidade de se cuidar e de ser cuidado no ambiente domiciliar. 

    As equipes são compostas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de 
    enfermagem, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas 
    ocupacionais. As equipes estão instaladas nos hospitais municipais Miguel Couto, Salgado Filho, Paulino Werneck, Lourenço Jorge, Pedro II e Francisco da Silva Telles, onde realizam a busca ativa nas enfermarias, com o intuito de identificar os pacientes com perfil para atendimento domiciliar.

    Pessoas que necessitem do atendimento domiciliar prestado pelo PADI, mas que não 
    estejam internadas nos hospitais citados acima, poderão ter acesso ao PADI, procurando a unidade de saúde mais próxima de sua residência, que avaliará a necessidade e incluirá o paciente no Sistema de Regulação – SISREG.

    Foto: 


    Visita domiciliar com a equipe de fisioterapia do PADI nos nossos usuários Vitor Hugo e Maryana.

    segunda-feira, 16 de maio de 2016

    VISITA DOMICILIAR COM A EQUIPE DE SAÚDE BUCAL

    VISITA DOMICILIAR COM A EQUIPE DE SAÚDE BUCAL

    Visita domiciliar realizada pelo Cirurgião-dentista Dr. Lucirlei e a Técnica de Saúde Bucal Gizelle a fim de realizar procedimento odontológico no nosso usuário que apresenta dificuldade em se dirigir à unidade. As visitas domiciliares realizadas pelos profissionais da equipe de saúde bucal vão desde a Avaliação da Saúde Bucal de forma preventiva e social, o Tratamento Restaurador Atraumático (TRA) até os procedimentos mais invasivos que dispensam o ambiente ambulatorial.

    Fotos: 


    quinta-feira, 12 de maio de 2016

    12 de Maio - Dia Mundial do Enfermeiro

    12 de Maio - Dia Mundial do Enfermeiro

    Atribuições do enfermeiro publicado na cartilha de Política Nacional de Atenção Básica (Ministério da Saúde):

    I - Realizar atenção à saúde aos indivíduos e famílias cadastradas nas equipes e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc.), em todas as fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade;

    II - Realizar consulta de enfermagem, procedimentos, atividades em grupo e conforme protocolos ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, observadas as disposições legais da profissão, solicitar exames complementares, prescrever medicações e encaminhar, quando necessário, usuários a outros serviços;

    III - Realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea;

    IV - Planejar, gerenciar e avaliar as ações desenvolvidas pelos ACS em conjunto com os outros membros da equipe;

    V - Contribuir, participar e realizar atividades de educação permanente da equipe de enfermagem e outros membros da equipe; e Política Nacional de Atenção Básica 47.

    VI - Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da UBS.

    terça-feira, 10 de maio de 2016

    Grupo de Escovação

    Grupo de Escovação

    Mais um grupo de escovação realizado pela Cirurgiã-dentista Drª Raquel, TSB Jaqueline e ASB Priscila. O grupo é realizado periodicamente pela Equipe de Saúde Bucal. No grupo os dentistas, técnicos de saúde bucal e auxiliares de saúde bucal conversam com os usuários, tiram as dúvidas, e dão orientações sobre higiene bucal, melhor escovação, como prevenir a cárie e etc. Além do mais, todos os participantes ganham uma vaga para consulta odontológica e um kit com: escova, creme dental e fio dental.
    Converse com seu Agente de Saúde sobre o grupo e solicite seu convite.
    Fotos:


    domingo, 8 de maio de 2016

    Dia das Mães

    Dia das Mães

    Realizada atividade para as mães com direito a lembrancinhas e sorteio de uma cesta de café da manhã.
    A equipe da CF Lourenço de Mello parabeniza a todas as mamães de sangue e de coração pelo seu dia. 
    "Ser mãe é ter o coração batendo fora do próprio peito".

    sexta-feira, 6 de maio de 2016

    GRUPO DE HIPERTENSÃO

    GRUPO DE HIPERTENSÃO

    Realizado grupo para hipertensos da Equipe Alzira Martinho com a Drª Ivanilce e Enfermeira Bárbara.
    O objetivo do grupo foi promover o autocuidado, uso consciente de medicamentos, os benefícios da prática de exercícios físicos, a importância de uma alimentação saudável e hipossódica, avaliação individual para determinar o risco de desenvolver Diabetes Mellitus e complicações cardiovasculares nos próximos 10 anos, a relevância do acompanhamento clínico da Hipertensão Arterial Sistêmica, sorteio de uma cesta de frutas e um livro sobre colesterol. E no consultório, foi realizado atendimento para melhor avaliação das particularidades de cada usuário, individualmente.
    Fotos:



    quarta-feira, 4 de maio de 2016

    Capacitação de Profissionais - Sustentabilidade.

    Capacitação de Profissionais - Sustentabilidade.

    Realizada capacitação para profissionais de todos os níveis sobre responsabilidade sustentável nos serviços de saúde com o palestrante Alex Machado. A fim de diminuir o uso desnecessário dos insumos e reduzir o impacto ambiental.

    Fotos:



    terça-feira, 3 de maio de 2016

    Vacinação contra a Gripe, porquê?

    Vacinação contra a Gripe, porquê?

    O principal objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Sobre a eficácia da vacina, alguns estudos demonstraram que a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% o da mortalidade global.

    A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Por isso, cuidados simples como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal são, no geral, medidas simples que ajudam a prevenir a doença. Em caso de síndrome gripal, a orientação da SMS, mesmo para as pessoas já vacinadas, é procurar um serviço de saúde.

    O público-alvo da campanha é formado por: crianças de 6 meses a menores de 5 anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; mulheres até 45 dias após o parto; população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, como:

    • Doenças respiratórias crônicas:
    - Asma em uso de corticóide inalatório ou sistêmico (moderada ou grave);
    - DPOC (Doença pulmonar obstrutiva crônica);
    - Bronquiectasia;
    - Fibrose Cística;
    - Doenças intersticiais do pulmão;
    - Displasia broncopulmonar;
    - Hipertensão arterial pulmonar;
    - Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.
    • Doenças cardíacas crônicas:
    - Doença cardíaca congênita;
    - Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade;
    - Doença cardíaca isquêmica;
    - Insuficiência cardíaca congestiva.
    • Doenças renais crônicas:
    - Doença renal nos estágios 3, 4 e 5;
    - Síndrome nefrótica;
    - Paciente em diálise.
    • Doenças hepáticas crônicas:
    - Atresia biliar;
    - Hepatites crônicas;
    - Cirrose.
    • Doenças neurológicas crônicas:
    - Condições em que a função respiratória possa estar comprometida pela doença neurológica. Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes, incluindo: AVC/AVE, paralisias cerebrais, esclerose múltipla, e condições similares.
    - Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular;
    - Deficiência neurológica grave.
    • Diabetes Mellitus:
    - Diabetes Mellitus tipo 1 e 2 em uso de medicamentos.
    • Imunossupressão:
    - Imunodeficiência congênita ou adquirida;
    - Imunossupressão por doenças e/ou medicamentos.
    • Obesos:
    - Obesidade grau III.
    • Transplantados:
    - Órgãos sólidos;
    - Medula óssea.
    • Portadores de trissomias:
    - Síndrome de Down;
    - Síndrome de Klinefelter;
    - Síndrome de Warkany;
    - Síndrome de Edward;
    - Síndrome de Patau;
    - Síndrome do triplo X;
    - Síndrome de Jacobs, dentre outras.


    Infográfico

    7 Grupos de Saúde
    em nossa unidade.
    1,293,607 Metros Quadrados
    é o tamanho da nossa área de abrangência.
    10.235 Usuários
    beneficiados por nossa unidade.

    Como eu Faço

    Como eu Faço
    Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
    Vai Acontecer
    Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
    Conheça esta história
    História contada por um ACS
    Saúde na Escola
    Integração com as escolas e creches locais.
    Protagonismo Juvenil
    Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
    Integração
    Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
    Integração
    Ensino-Serviço-Comunidade
    Academia Carioca
    Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

    Contato

    Fale Conosco

    Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

    Endereço

    Rua Coronel Tito Porto Carrero - S/Nº - Paciência

    Funcionamento

    De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

    Telefones

    (21) 3427-5844 ou 3427-7068

    Tecnologia do Blogger.