Hoje, no dia Mundial Sem Tabaco, tivemos orientações sobre o tabagismo e, também, entrevistas com as Técnicas de Saúde Bucal Gizelle, Jaqueline e Cristiane, e a Farmacêutica Renata, para iniciar o grupo para tabagistas. Para marcar a entrevista, fale com seu agente comunitário de saúde.
Depois dessa avaliação será escolhido o melhor tipo de tratamento, seja ele por reposição de nicotina (chicletes, pastilhas ou adesivos) ou com a introdução de medicação antidepressiva (Bupropiona) para auxiliar no abandono à nicotina.
Depois dessa avaliação será escolhido o melhor tipo de tratamento, seja ele por reposição de nicotina (chicletes, pastilhas ou adesivos) ou com a introdução de medicação antidepressiva (Bupropiona) para auxiliar no abandono à nicotina.
Se parar de fumar agora:
- Em 20 minutos, a pressão arterial volta ao normal e a frequência do pulso cai aos níveis normais. A temperatura nas mãos e nos pés aumenta até chegar aos níveis considerados normais.
- Em 8 horas, os níveis de monóxido de carbono no sangue chegam aos valores normais e o nível de oxigênio aumenta.
- Em 24 horas, o risco de se ter um acidente cardíaco relacionado ao fumo diminui.
- Em 48 horas, as terminações nervosas começam a crescer de novo e os sentidos de olfato e paladar melhoram.
- De 2 semanas a 3 meses, a circulação sanguínea melhora consideravelmente. Caminhar torna-se mais fácil e a função pulmonar melhora em até 30%.
- De 1 a 9 meses, os sintomas comuns em fumantes, como tosse, ronquidão, congestão dos seios da face, fadiga e falta de ar ficam mais tênues. Os cílios epiteliais iniciam o crescimento e aumentam a capacidade de eliminar muco e, consequentemente, reduzem o risco de infecções e "limpam os pulmões". A pessoa fica mais disposta para realizar atividades que requerem bastante energia.
- Em 1 ano, o risco de doenças ligadas a males do coração cai pela metade, em relação a um fumante.
- Em 5 anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão de uma pessoa que fuma um maço de cigarros por dia diminui em pelo menos 50%. Depois de 5 a 10 anos sem fumar, o risco de acidente vascular cerebral é reduzido aos níveis de não-fumantes. O risco de câncer na boca, garganta ou esôfago diminui pela metade, quando comparado ao de um fumante.
- Em 10 anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão entre fumantes e não-fumantes é igual. As células pré-cancerosas são substituídas por outras saudáveis. Os riscos de câncer na boca, garganta, esôfago, bexiga, rim e pâncreas diminuem.
- Em 15 anos, os riscos de uma pessoa morrer por doenças relacionadas a problemas no coração são iguais ao de uma pessoa que não fuma.
Quanto mais cedo você PARAR DE FUMAR menor o risco de adoecer. Quem NÃO fuma aproveita MAIS a vida!
0 comentários:
Postar um comentário