CSF LOURENÇO DE MELLO

Rua Coronel Tito Porto Carrero, Paciência - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 23580-010 | ☎ Telefone: (21) 3427-7068/3427-5844
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Stéphanie Dantas | CNES 6572014 - ESF: 04 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

31/08/2016 - Visita Domiciliar da Enfermeira

31/08/2016 - Visita Domiciliar da Enfermeira

Visita domiciliar feita pela Enfermeira Carla da Equipe Ribeiro Couto a fim de verificar as condições de saúde, dar orientações, fazer o atendimento de enfermagem domiciliar, e tirar as dúvidas. 

Para que servem as visitas domiciliares?

As visitas domiciliares tem como objetivos: prestar assistência ao paciente no seu próprio domicílio, especialmente no caso dos acamados e pacientes com restrições/limitações de movimentos, auxiliando no controle e prevenção de doenças transmissíveis, agravos e doenças não transmissíveis, estimulando a adesão ao tratamento, medicamentoso ou não. Além de realizar certos procedimentos que não dependem do ambiente clínico-hospitalar.

Fotos:

 





terça-feira, 30 de agosto de 2016

30/08/2016 - Antibiótico: primeira dose imediata

30/08/2016 - Antibiótico: primeira dose imediata





Crianças com suspeita de pneumonia precisam receber o antibiótico o quanto antes!


Médicos e profissionais de enfermagem devem garantir que a primeira dose de antibiótico seja dada ainda no posto de saúde e instruir os pais a darem todas as doses corretamente em casa.

A pneumonia é uma infecção respiratória grave. Se a criança não receber o tratamento certo e a tempo, pode morrer. Por isso quando a criança apresentar algum sinal de infecção respiratória, a mãe, pai ou  familiar deve ser orientado para que:

  •   leve ao médico o mais rápido possível;
  •   continue a amamentar;
  •   dê os medicamentos na dose, nos horários e pelo tempo recomendado pelo médico;
  •   volte ao serviço de saúde no dia marcado ou a qualquer momento, se o bebê não apresentar melhora ou piorar.

Ministério da Saúde orienta que primeira dose é imediata!


Uma criança com suspeita de pneumonia, com a indicação médica de antibiótico, deve receber a primeira dose do remédio na própria Unidade Básica de Saúde (UBS), conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde (Programa AIDPI – Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância, 2003).
A atenção à saúde da criança menor de 2 meses de idade requer a assistência adequada e no tempo oportuno. Na edição lançada em 2012 do Manual AIDPI NEONATAL, o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde orientam sobre o uso da primeira dose imediata do Antibiótico nos casos de infecções de crianças menores de 2 meses.
Além de disponibilizar uma nota técnica, o Ministério da Saúde publicou a Portaria nº 1.820, de 13 de agosto de 2009, que descreve os direitos e deveres dos usuários da saúde, e orienta para o tratamento no tempo certo.  No caso do Antibiótico para criança com Pneumonia o tempo certo é logo depois do diagnóstico médico, na própria Unidade Básica de Saúde. No Caderno da Atenção Básica nº 28: "Acolhimento à demanda espontânea", pagina 56, está a lista de medicamentos que devem estar à disposição nas Unidades Básicas de Saúde/Saúde da Família/postos de saúde utilizados para o atendimento às urgências clínica. Dentre estes medicamentos destaca-se os Antibióticos (para administrar a primeira dose na própria UBS nos casos de pneumonia em crianças).

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

29/08/2016 - Dia Nacional do Combate ao Fumo

29/08/2016 - Dia Nacional do Combate ao Fumo

  

Hoje é o dia Nacional do Combate ao Fumo, se você tem interesse em participar do nosso grupo de tabagismo, venha fazer a entrevista. As TSB Cristiane, Gizelle e Jaqueline estarão entrevistando os usuários nos dias  30/08, 31/08, 01/09, 06/09 e 08/09 às 10:00 horas da manhã e às 14:00 horas da tarde. Depois dessa avaliação será escolhido o melhor tipo de tratamento, seja ele por reposição de nicotina (chicletes, pastilhas ou adesivos) ou com a introdução de medicação antidepressiva (Bupropiona) para auxiliar no abandono à nicotina.


Se parar de fumar agora:
  • Em 20 minutos, a pressão arterial volta ao normal e a frequência do pulso cai aos níveis normais. A temperatura nas mãos e nos pés aumenta até chegar aos níveis considerados normais.
  • Em 8 horas, os níveis de monóxido de carbono no sangue chegam aos valores normais e o nível de oxigênio aumenta.
  • Em 24 horas, o risco de se ter um acidente cardíaco relacionado ao fumo diminui.
  • Em 48 horas, as terminações nervosas começam a crescer de novo e os sentidos de olfato e paladar melhoram.
  • De 2 semanas a 3 meses, a circulação sanguínea melhora consideravelmente. Caminhar torna-se mais fácil e a função pulmonar melhora em até 30%.
  • De 1 a 9 meses, os sintomas comuns em fumantes, como tosse, ronquidão, congestão dos seios da face, fadiga e falta de ar ficam mais tênues. Os cílios epiteliais iniciam o crescimento e aumentam a capacidade de eliminar muco e, consequentemente, reduzem o risco de infecções e "limpam os pulmões". A pessoa fica mais disposta para realizar atividades que requerem bastante energia.
  • Em 1 ano, o risco de doenças ligadas a males do coração cai pela metade, em relação a um fumante.
  • Em 5 anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão de uma pessoa que fuma um maço de cigarros por dia diminui em pelo menos 50%. Depois de 5 a 10 anos sem fumar, o risco de acidente vascular cerebral é reduzido aos níveis de não-fumantes. O risco de câncer na boca, garganta ou esôfago diminui pela metade, quando comparado ao de um fumante.
  • Em 10 anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão entre fumantes e não-fumantes é igual. As células pré-cancerosas são substituídas por outras saudáveis. Os riscos de câncer na boca, garganta, esôfago, bexiga, rim e pâncreas diminuem.
  • Em 15 anos, os riscos de uma pessoa morrer por doenças relacionadas a problemas no coração são iguais ao de uma pessoa que não fuma.


Quanto mais cedo você PARAR DE FUMAR menor o risco de adoecer. 
Quem NÃO fuma aproveita MAIS a vida!

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

26/08/2016 - Semana Nacional do Combate ao Fumo

26/08/2016 - Semana Nacional do Combate ao Fumo

Ainda em nome do Dia Nacional do Combate ao Fumo, foi realizada sessão de exercícios de respiração, para os participantes do grupo de tabagismo, voltada para a melhoria do sistema respiratório com as ACS Angela e Andréa.

Em tempo, vimos informar que ocorrerá entrevista para o grupo de tabagismo nos dias: 30/08, 31/08, 01/09, 06/09 e 08/09 às 10:00 horas da manhã e às 14:00 horas da tarde. Caso tenha interesse em parar de fumar, compareça em um desses dias. Foto:

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

25/08/2016 - AÇÃO DA RAP DA SAÚDE EM REFERÊNCIA AO DIA NACIONAL DO COMBATE AO FUMO

25/08/2016 - AÇÃO DA RAP DA SAÚDE EM REFERÊNCIA AO DIA NACIONAL DO COMBATE AO FUMO

Em consonância com o dia Nacional do Combate ao Fumo (29/08), elaboramos ações a fim de promover o conhecimento sobre o tabaco e salientar o apoio aos tabagistas que decidiram mudar seus estilos de vida, começando pelo abandono ao hábito/vício de fumar. 

Um dessas ações foi a roda de conversa com os promotores de saúde da RAP da Saúde sobre o uso de tabaco, seus malefícios, abstinência e benefícios de se parar de fumar. 

Em tempo, vimos informar que ocorrerá entrevista para o grupo de tabagismo nos dias: 30/08, 31/08, 01/09, 06/09 e 08/09 às 10:00 horas da manhã e às 14:00 horas da tarde. Caso tenha interesse em parar de fumar, compareça em um desses dias. Fotos:

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

24/08/2016 - Consulta Farmacêutica

24/08/2016 - Consulta Farmacêutica

Realizada reunião para discutir sobre a implementação da Consulta Farmacêutica na unidade.
A consulta farmacêutica tem o objetivo de avaliar o estado clínico atual de cada problema de saúde do paciente (por meio da análise dos sinais e sintomas relatados pelo paciente e resultados de exames físico, laboratoriais e de imagem), avaliar as novas queixas do paciente, aparentemente não relacionadas a problemas existentes (por meio da História da Doença Atual – HDA – de cada queixa (tempo – início, frequência e duração –, localização, característica, gravidade, ambiente, fatores que agravam ou que aliviam, sintomas associados)), avaliar como o paciente monitora a doença (ex.: glicemia capilar, medida da PA, sintomatologia etc.), realizar uma avaliação física apropriada (quando indicado), avaliar a percepção geral de saúde e a qualidade de vida do paciente, avaliar o entendimento do paciente sobre suas condições de saúde, investigar a história social do paciente (álcool, tabagismo, exercícios físicos e hábitos alimentares, impacto da medicação no estilo de vida), documentar a história de medicação completa. Essa proposta também tem como finalidade a verificação dos medicamentos prescritos – princípio ativo, concentração, posologia prescrita, origem da prescrição, posologia utilizada e tempo de uso, medicamentos utilizados por automedicação – princípio ativo, concentração, posologia utilizada e tempo de uso, terapias alternativas e complementares (ex.: homeopatia, plantas medicinais, acupuntura etc.), alergias conhecidas a medicamentos, incômodos devido ao uso dos medicamentos, rastreamento de reações adversas a medicamentos, dificuldades no uso dos medicamentos, avaliar a capacidade de gestão de medicamentos e a adesão ao tratamento, avaliar o acesso aos medicamentos (setor público, setor privado, quanto gasta e dificuldades de acesso) e, por fim,  avaliar o entendimento do paciente sobre o propósito do tratamento prescrito (ex.: o paciente sabe por que o tratamento foi prescrito e os benefícios esperados?), avaliar a percepção do paciente sobre o efeito dos medicamentos e avaliar as condições de armazenamento dos medicamentos.
Fotos:

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

22/08/2016 - Curso EaD Pai Presente - Cuidado e Compromisso

22/08/2016 - Curso EaD Pai Presente - Cuidado e Compromisso



É com grande satisfação que a Coordenação Nacional de Saúde do Homem, em parceria com o AVASUS, está lançando o curso “Pai Presente - Cuidado e Compromisso”, uma oferta educacional desenvolvida para estimular a paternidade ativa e consciente e que promove impactos positivos para o desenvolvimento das crianças e para a igualdade de gêneros.

OBJETIVOS

Aumentar os vínculos dos homens com suas parceiras e com sua(s) filha(s) ou seu(s) filho(s), promovendo uma paternidade ativa e consciente, e, ao mesmo tempo, estimulando o autocuidado com sua saúde.

SOBRE O CURSO

O público-alvo deste curso são os pais/parceiros. Ele é totalmente gratuito, possui 12 horas de duração e se apresenta na modalidade EaD (Ensino à Distância). Foi pensado para atender à crescente demanda de pais e futuros pais sobre como se envolver em todo o processo de planejamento reprodutivo, pré-natal, parto e pós-parto de sua parceira e nos cuidados no desenvolvimento da criança.

Confira abaixo seus módulos:

Unidade 01 - Apresentação

Unidade 02 - O que é exercer uma paternidade ativa e consciente?

Unidade 03 - Homens morrem mais do que mulheres

Unidade 04 - A Política Nacional de Saúde do Homem e a Paternidade

Unidade 05 - Lei do acompanhante

Unidade 06 – Licença paternidade

Unidade 07 - Envolvimento dos pais frente ao Zika Vírus e à Microcefalia

Unidade 08 - Pai Presente é Pai informado!

Unidade 09 - Encerramento, proposta de reflexão e avaliação

Acesse o curso em https://goo.gl/qWyqGk e divulgue em todos os canais de comunicação de sua região!

domingo, 21 de agosto de 2016

21/08/2016 - Somos Todos Olímpicos

21/08/2016 - Somos Todos Olímpicos

Nós da CF Lourenço de Mello parabenizamos e agradecemos a todos os atletas que aqui competiram. Tivemos a oportunidade de assistir aos maiores atletas do mundo competindo no Rio. Os Jogos Olímpicos trouxeram mudanças na cidade, nos encheram de orgulho e esperança e, principalmente, nos uniram como pessoas.
O nosso "muito obrigado" vai para todos aqueles que lutaram para fazer dessas Olimpíadas a melhor de todos os tempos.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

19/08/2016 - Ponto de Coleta de Pilhas

19/08/2016 - Ponto de Coleta de Pilhas



A Clínica da Família Lourenço de Mello agora é ponto de coleta de pilhas e baterias, que não podem ser jogadas no lixo comum, porque têm materiais tóxicos dentro delas. Todas as pilhas recolhidas por nós serão enviadas a uma empresa que fará a reciclagem delas.
Elas são cada vez mais utilizadas, devido a aparelhos que usamos no dia a dia como celulares, tablets, câmeras fotográficas, filmadoras, computadores, barbeadores, lanternas, brinquedos, jogos, relógios, ferramentas elétricas, aparelhos de som, instrumentos de medição e aferição de pressão e glicose, equipamentos médicos etc.

A desatenção no descarte de pilhas e baterias pode resultar em diversas complicações, desde contaminação do solo e da água até doenças que podem afetar quem entrar em contato com um local onde esses materiais foram descartados incorretamente. O que falta no Brasil são mais postos de recolhimento do material, além da educação das pessoas, que precisam se acostumar a não jogar pilhas e baterias fora.


O perigo no descarte das pilhas e baterias está no fato de que, se descartadas incorretamente, elas podem ser amassadas, ou estourarem, deixando vazar o líquido tóxico de seus interiores. São os chamados metais pesados (chumbo, níquel, cádmio, mercúrio, cobre, zinco,manganês e prata), responsáveis pelos danos causados ao meio ambiente e à saúde humana. Essa substância se acumula na natureza e, por não ser biodegradável, - o que significa que ele não se decompõe - pode contaminar o solo. Uma única pilha de mercúrio contamina seis toneladas de resíduos. Na natureza, uma pilha pode levar séculos para se decompor. Os metais pesados, porém, podem demorar milhões de anos para perderem suas propriedades tóxicas e os seres vivos não são capazes de eliminá-los do seu corpo nem de digeri-los. Ao longo de toda a vida as pessoas vão acumulando eles no corpo e quanto maior a quantidade, maiores os riscos de consequências à saúde como câncer, problemas digestivos, problemas pulmonares e no sistema respiratório, anemia, disfunção renal, dores abdominais, paralisia, distúrbios neurológicos, lesões cerebrais, distúrbios no sangue, disfunções no fígado e rins, pâncreas, necrose da medula óssea e lesões na pele. 

Lembramos que é preferível a utilização de pilhas e baterias recarregáveis, pois têm maior durabilidade e são mais econômicas. E que pilhas e baterias "piratas" costumam ser fabricadas com maior quantidade de materiais tóxicos.
Fontes:
http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/entenda-por-que-pilhas-e-baterias-nao-podem-ser-descartadas-nos-lixos-comuns
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/como-feita-reciclagem-pilhas-baterias-755269.shtml
http://www.grupouninter.com.br/revistameioambiente/index.php/cadernomeioambiente/article/view/166/77

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

18/08/2016 - Serviços oferecidos pelas Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde

18/08/2016 - Serviços oferecidos pelas Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde

QUAIS SÃO OS SERVIÇOS QUE VOCÊ PODE ENCONTRAR EM UMA CLÍNICA DA FAMÍLIA OU CENTRO MUNICIPAL DE SAÚDE

As Clínicas da Família ou Centros Municipais de Saúde são Unidades de Atenção Primária responsáveis por cuidar de você e da sua família. Nestas Unidades você está vinculado a uma equipe preparada para atender a maioria dos seus problemas de saúde. As situações de saúde mais frequentes devem ser atendidas pela sua equipe, e sempre que houver um novo problema, você deve preferencialmente procurar a sua Clínica da Família ou Centro Municipal de Saúde.

ACADEMIA CARIOCA DA SAÚDE O Programa Academia Carioca da Saúde oferta para os grupos prioritários a prática de atividades físicas nas Unidades de Saúde, seja em aparelhos ou por meio de outras práticas, como: caminhada, alongamento, dança, entre outros exercícios. Saiba mais na sua Unidade.

Principais serviços que você pode encontrar na sua Unidade de Atenção Primária:

 - Consultas Médicas e de Enfermagem
- Consultas de rotina
- Teste de gravidez (TIG)
- Pré-natal
- Acompanhamento do bebê e da criança
- Teste do pezinho e do reflexo vermelho
- Planejamento familiar (métodos contraceptivos e preservativos)
- Exame preventivo de câncer e indicação de mamografia
- Avaliação nutricional
- Diagnóstico e tratamento de doenças agudas e crônicas mais comuns nas crianças, adolescentes, adultos e idosos: hipertensão arterial, diabetes, doenças respiratórias, infecções, problemas ginecológicos, doenças cardiovasculares, doenças do aparelho digestivo, problemas de pele e retirada de verrugas, aconselhamento sobre doenças que ocorrem com o envelhecimento, entre outras.
- Diagnóstico e tratamento de doenças transmissíveis: tuberculose, hepatites, dengue, doenças sexualmente transmissíveis (sífilis; HIV/AIDS) entre outras.
- Tratamento odontológico
- Escovação supervisionada
- Prevenção e tratamento do tabagismo
- Orientação ou tratamento para uso prejudicial de drogas lícitas e ilícitas (álcool, remédios para emagrecer, remédios para dormir, entre outros)
- Exame pré-operatório (Risco Cirúrgico)
- Exames de sangue, escarro, urina e fezes
- Vacinas (Imunização)
- Nebulização
- Injeções
- Curativos
- Colocação de talas para torção
- Pequenas suturas, retirada de pontos e unha encravada
- Orientação e cuidado em saúde mental
- Acompanhamento de situações de violência
- Fornecimento de medicamentos fundamentais
- Grupos de Educação em Saúde

Dados retirados da Caderneta do Usuário.

terça-feira, 16 de agosto de 2016

16/08/2016 - Visita domiciliar do Agente Comunitário de Saúde

16/08/2016 - Visita domiciliar do Agente Comunitário de Saúde



Os Agentes Comunitários de Saúde da sua equipe são parte fundamental do seu contato com o serviço de saúde. Sua principal função é a Educação em Saúde. Esses profissionais são moradores da própria área, conhecem sua realidade, entendem suas necessidades e expectativas, e trabalham para ajudar a melhorar a saúde da população local, além de aproximar os usuários dos demais profissionais da equipe.

Nas equipes de Saúde da Família, a visita domiciliar do ACS é planejada e o tempo para que ela aconteça atende a prioridades de saúde, ocorrendo com a frequência de: 


ƒ Todos os dias (diária) – usuários com Tuberculose e Hanseníase até que finalizem o tratamento; mãe e bebê nos primeiros 7 dias consecutivos após alta da maternidade; ƒ 

Uma vez por mês (mensal) – gestantes, crianças de até 1 ano, acamados e usuários do Cartão Família Carioca; ƒ 

A cada três meses (trimestral) – para hipertensos, diabéticos e crianças de 1 a 2 anos de idade; ƒ 

A cada seis meses (semestral) – crianças de 2 a 6 anos, idosos maiores de 60 anos e beneficiários do Programa Bolsa Família; ƒ 

Imediatamente – sempre que identificada pela equipe de saúde uma necessidade especial. 

Quando você solicitar uma Visita Domiciliar, o ACS irá à sua residência para realizar a visita. Caso necessário, ele informará sobre a necessidade da visita de outro profissional da equipe.

Dados retirados da "Caderneta do Usuário (
Registro e Acompanhamento de Procedimentos e Serviços de Saúde)".

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

15/08/2016 - Vacinação Contra o HPV

15/08/2016 - Vacinação Contra o HPV



Condiloma acuminado (HPV) - O que é?



O condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma DST causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV - alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e no ânus. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feito de rotina por todas as mulheres.


Sinais e Sintomas

A infecção pelo HPV normalmente causa verrugas de tamanhos variáveis. No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões também podem aparecer na boca e na garganta. Tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus sem apresentar sintomas.


 Formas de contágio

A principal forma de transmissão desse vírus é pela via sexual, que inclui o contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Portanto, a infecção pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal. Para a transmissão, a pessoa infectada não precisa apresentar sintomas, mas quando a verruga é visível, o risco de transmissão é muito maior. O uso da camisinha durante a relação sexual geralmente impede a transmissão do vírus, que também pode ser transmitido para o bebê durante o parto.


Tratamento

Na presença de qualquer sinal ou sintoma dessa DST, é recomendado procurar um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado.



Vacinação

A campanha de vacinação tem como objetivo as meninas de 9 a 13 anos, a fim de imunizá-las contra 4 tipos do vírus do HPV, maior causador do Câncer do Colo Uterino. E, acontece o ano todo. 



sexta-feira, 12 de agosto de 2016

12/08/2016 - Processo Seletivo – Jovem Aprendiz Para Atuação Em PSF - AP 5.3

12/08/2016 - Processo Seletivo – Jovem Aprendiz Para Atuação Em PSF - AP 5.3



Processo Seletivo – Jovem Aprendiz Para atuação em PSF - AP 5.3


Resumo das Atribuições do Cargo: Auxiliar nas rotinas administrativas realizadas nos diversos setores da Unidade ou na Base Administrativa.

Pré-requisitos exigidos para atuação como Almoxarife: 1. Formação: Ensino Médio completo ou cursando/ Não possuir curso Técnico;
2. Experiência Profissional: Não ter atuado em programa de Jovem Aprendiz/ Jovem Cidadão ou menor Aprendiz;
3. Idade: Entre 18 e 21 anos;
 4. Local de Residência: AP5.3 (Santa Cruz/Paciência/Sepetiba).

Para participar do Processo Seletivo o candidato deverá atender todos os pré-requisitos estabelecidos.   Este comunicado será válido para os candidatos que atendam os pré-requisitos acima. Os currículos deverão ser encaminhados até o dia 16/08/2016  para o e-mail:  recrutamentoap5.3@spdm-pais.org.br, informando no Assunto: Jovem Aprendiz - PSF.

Os Currículos enviados após data não serão aceitos.

Considerações Gerais:
1. Todo Processo Seletivo Interno realizado pela SPDM/PAIS tem validade de 01 (um) ano. Assim, para os candidatos que já participaram do Processo Seletivo, será considerada a última participação dentro deste período.
2. Candidatos que foram transferidos de Unidades no período inferior a 06 meses, terá que aguardar outro Processos Seletivo após esse período.
3. Esse Processo Seletivo destina-se para o número de vagas abertas e que vierem a surgir dentro do prazo de validade do Processo (período de um ano).

Para mais informações, entre em contato com a SPDM/PAIS: http://www.spdmpais.org.br/site/

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

10/08/2016 - Treinamento sobre a Zika e atendimento qualificado aos usuários na recepção

10/08/2016 - Treinamento sobre a Zika e atendimento qualificado aos usuários na recepção

Foi realizado hoje um treinamento sobre sobre Zika para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Vigilância em Saúde pela Preceptora de Educação em Saúde da SPDM/PAIS Lidiane Reis. Foi abordado o agente etiológico, vetor, período de incubação do vírus no mosquito e no humano, vistoria domiciliar, orientação aos usuários, sintomas e suas durações, diferenciação da Zika, Chikungunya, Dengue e Sarampo, transmissão perinatal, atribuições específicas do ACS nesse manejo e direcionamento dos casos da doença que deve ser feita nas unidades de atenção primária à saúde (Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde). 

Em seguida, os ACS participaram da capacitação sobre atendimento qualificado e humanizado na recepção da unidade. Os principais focos foram as atribuições dos agentes, fala humanizada, escuta qualificada, postura, posicionamento, empatia, respeito, ética e solidariedade (estreitando os vínculos do binômio profissional-usuário).


Fotos:








terça-feira, 9 de agosto de 2016

09/08/2016 - Como evitar intoxicações acidentais

09/08/2016 - Como evitar intoxicações acidentais

 

Proteja as crianças
  • Explique às crianças o risco de tomar remédios de que não estão a precisar e o perigo de provar ou mexer em produtos perigosos.
  • Guarde os medicamentos e outros produtos químicos (produtos de limpeza, pesticidas, tintas, petróleo, diluentes) fora do alcance das crianças.
  • Não aplique raticidas, naftalina ou outros pesticidas em locais acessíveis às crianças.
  • Não dê embalagens vazias às crianças para brincar.
  • Não deixe as crianças comerem bagas ou sementes de plantas desconhecidas.

Armazene devidamente as embalagens
  • Não utilize embalagens vazias para guardar outros produtos, guarde-os nas suas verdadeiras embalagens.
  • Feche as embalagens e guarde os produtos imediatamente após o uso.
  • Não deixe abandonadas embalagens de pesticidas destapadas, vazias ou vasilhas com resto de caldas.

Perigos escondidos
  • Não ponha produtos de uso doméstico junto a comidas ou bebidas.
  • Guarde em segurança as bebidas alcoólicas.
  • Não esqueça que os perfumes, águas de colónia e loções para a barba podem ser soluções alcoólicas.

Utilização de medicamentos e outros produtos
  • Conheça o significado dos símbolos existentes nos rótulos.
  • Leia as instruções de aplicação com cuidado e aplique os produtos dentro das regras de segurança, principalmente quando usar pesticidas, produtos corrosivos, tira nódoas e vernizes.
  • Não tome nem dê medicamentos às escuras e não exceda as doses prescritas.

Cuidados com o gás
  • Após usar, feche as torneiras do gás e tenha sempre as instalações em bom estado e, se possível com dispositivos de segurança.
  • Não tenha instalações de gás na casa de banho.

Fora de casa
  • Não tenha plantas tóxicas em casa ou no jardim.
  • Não apanhe nem cozinhe cogumelos frescos, se não os distinguir com exatidão.

A calma é muito importante. Não se precipite, mas não perca tempo. 
Em casos de emergência, tenha salvo no seu celular o Disque Intoxicação: 0800-722-6001. A ligação é gratuita! .

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

08/08/2016 - Dia Nacional de Combate ao Colesterol

08/08/2016 - Dia Nacional de Combate ao Colesterol



No Dia Nacional de Combate ao Colesterol, celebrado nesta segunda-feira, dia 8, a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) alerta sobre prevenção da hipercolesterolemia (aumento do colesterol no sangue) que é considerada um dos principais fatores de risco para infarto agudo do miocárdio e de acidente vascular cerebral (derrame) isquêmico. Ambos se enquadram no grupo de doenças cerebrovasculares, que são as que mais matam no Brasil e no mundo, argumenta o médico Nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Dr. Nelson lucif Junior.

O colesterol é um lipídio essencial para o bom funcionamento do organismo, mas, se consumido em excesso, torna-se perigoso. Existem dois tipos de colesterol: o “bom” (HDL: High Density Lipoproteins, lipoproteínas de alta densidadee o “ruim” (LDL:Low Density Lipoproteins, lipoproteínas de baixa densidade) – tudo depende do tipo de molécula que o transporta pela corrente sanguínea, determinando então se ele é melhor ou pior para a saúde. O LDL transporta o colesterol do fígado para as células, por isso pode formar depósitos nas paredes das artérias e daí desencadear problemas cardiovasculares. Já o HDL pode remover o colesterol e levá-lo para o fígado, onde é eliminado nas fezes e na bile, ou transformado em HDL.

A ingestão elevada de gordura saturada aumenta os níveis sanguíneos de LDL, e reduz os níveis de HDL. “Não é necessário excluir a gordura saturada da alimentação, mas sim consumir em quantidade certa e dentro de uma alimentação prudente e com um acompanhamento médico”, acrescenta. Os alimentos considerados os vilões do colesterol são: bacon, chantilly, biscoitos amanteigados, pele de aves, camarão, queijos amarelos, carnes vermelhas "gordas" e creme de leite. “A carne vermelha deve entrar sim no cardápio, mas ela deve ser contrabalanceada com as ‘brancas’ como de peixe e ave, e principalmente sem gordura. Assim como a pele do frango, ela também deve ser eliminada”, explica Iucif Junior.

É fundamental procurar manter o equilíbrio entre o HDL e o LDL, já que tanto o baixo, quanto o alto, fazem mal a saúde. A melhor maneira para evitar o aumento do colesterol é ter bons hábitos, como se alimentar corretamente, praticar atividades físicas, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
O cardiologista Raul Dias do Santos, do programa Bem Estar, explicou que consumir alguns alimentos pode trazer benefícios para combater o colesterol. Confira abaixo alguns itens.
  • Fibras ajudam a baixar o colesterol. O ideal é incluir uma grande quantidade de alimentos com fibras, como aveia, maçã, pêra e feijão, no cardápio.
  • Soja faz bem para as artérias. A soja possui em sua composição o fitosterol e ácido linolênico, substâncias que reduzem o colesterol.
  • Berinjela não faz milagre. Apesar de conter fibras e vitaminas que aumentam o HDL, a berinjela deve estar aliada com outros ingredientes para diminuir o índice de colesterol.
  • Frango é bom para quem tem colesterol alto. As carnes brancas possuem menos gordura do que as vermelhas, sendo que o peito de frango é a melhor opção.
  • Chocolate é do bem. Consumido com moderação, o chocolate não aumenta o colesterol e possui substâncias antioxidantes que protegem o coração. Prefira sempre os chocolates com maior teor de cacau.

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

05/08/2016 - Abertura dos Jogos Olímpicos 2016

05/08/2016 - Abertura dos Jogos Olímpicos 2016

Cerimônia linda, motivo de orgulho para todos nós cariocas. Parabéns à Prefeitura do Rio, ao nosso prefeito Eduardo Paes, às secretarias municipais, aos organizadores, atletas do mundo inteiro, os profissionais envolvidos, os voluntários e todos nós. #OlimpicGames #Rio2016 #OrgulhoRIO

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

04/08/2018 - Olimpíadas

04/08/2018 - Olimpíadas

 

Uma olimpíada é marcada por grandes momentos, que começam com a escolha da cidade como sede, passam pela transformação dela visando deixar o máximo de legado para as pessoas quando os jogos acabarem, e se reacende em cada etapa, em cada competição, em cada medalha, em cada carioca que vai poder torcer de casa pelo Brasil e receber nessa mesma casa pessoas de todo o mundo.

Como bons anfitriões, recebemos todos os países (atletas, equipe e torcedores) que aqui chegaram de braços abertos.

Sejam bem-vindos ao Rio e aproveitem os Jogos Olímpicos!
Welcome to Rio and enjoy the Olympic Games!

#OrgulhoSUS #WEARETHEWORLD #CAP53

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

03/08/2016 - Grupo de Amamentação

03/08/2016 - Grupo de Amamentação

Hoje realizamos um grupo educativo em favor da amamentação com as nossas gestantes, lactantes e seus lactentes.

Tivemos um bate-papo com a Enfermeira Carla da Equipe Ribeiro Couto sobre a importância do aleitamento materno no aspecto bioquímico e imunológico, demonstração da pega correta e das diferenças entre o leite materno e a suplementação com a fórmula. As Técnicas em Saúde Bucal Jaqueline e Gizelle falaram sobre as mudanças odontológicas na gravidez, mitos e verdades e distribuíram kits com evidenciador de placa bacteriana, escova de dentes, fio dental e creme dental. Além disso, tivemos a participação da Farmacêutica Renata dos Reis falando sobre o uso racional de medicamentos na gestação e tirando algumas dúvidas.

Ao final, tivemos um lanche para comemorar com nossas gestantes e puérperas.

Fotos:











terça-feira, 2 de agosto de 2016

02/08/2016 - Reflorestamento da Serra de Paciência

02/08/2016 - Reflorestamento da Serra de Paciência


A Prefeitura do Rio de Janeiro vem realizando o reflorestamento da Serra de Paciência.
Para quem não sabe, a área está aberta a visitação. 
A equipe de reflorestamento está convidando a todos, para participarem das atividades de visita guiada na área.
As visitas tem a supervisão da agente ambiental do local e contarão com dinâmicas, rodas de conversa e informação.

O ponto de encontro é na Associação de Moradores da Vila Alzira 2, às 9 horas.
As visitas acontecem de 9h às 13h
e ocorrerão nas seguintes datas, sempre às segundas feiras:
15 / 08 / 2016 e 29 / 08 / 2016
12 / 09 / 2016 
10 / 10 / 2016 e 24 / 10 / 2016
07 / 11 / 2016 e 21 / 11 / 2016
05 / 12 / 2016 e 19 / 12 / 2016

Para agendar a visita e ter mais informações, os contatos são:
Agente Ambiental Ruth - Telefone 988709687
Agente Ambiental Andreia - Telefone 991067891

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

01/08/2016 - Semana Mundial da Amamentação

01/08/2016 - Semana Mundial da Amamentação

Hoje começa a Semana Mundial da Amamentação que vai até o dia 07/08/2016.
  

Além de fazer bem à saúde do bebê e da mãe, o aleitamento materno contribui para o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades sociais. Essa é a mensagem da campanha deste ano da Semana Mundial da Amamentação, realizada de hoje (1º) ao dia 7 de agosto. No Brasil, a ação é coordenada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Segundo a presidenta do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP, Elsa Giugliani, o aleitamento pode contribuir para o cumprimento de vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os 17 ODS , expressos em 169 metas, representam o eixo central da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro deste ano. Eles vão orientar as ações nas três dimensões do desenvolvimento sustentável - econômica, social e ambiental - em todos Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.

Elsa explica que a amamentação está relacionada, por exemplo, com as metas que dizem respeito à boa saúde e ao bem-estar, à redução das desigualdades sociais e a outros objetivos relativos à ecologia e preservação. “É inegável o aleitamento associado à saúde, não só no momento [em que está sendo feito], mas no aparecimento de doenças no futuro”, disse.

Segundo ela, a amamentação previne muitas infecções no bebê - diarreia, pneumonia, otites, asmas, entre outras doenças. Contribui também para a prevenção do diabetes, do sobrepeso e da obesidade. Elsa lembrou que a mãe que amamenta tem menor chance de desenvolver diabetes e câncer de mama.

“O aleitamento materno também é muito democrático, acessível a todas as camadas sociais, é muito igualitário tanto para mulheres pobres quanto ricas. E é tido como uma das poucas práticas positivas de saúde mais frequentes nos países pobres, entre as mulheres mais pobres”, disse Elsa, acrescentando que isso ajuda a reduzir as desigualdades sociais.

Na questão ambiental, a pediatra ressalta que o aleitamento é ecológico e não predador de recursos naturais, como as fórmulas infantis e leites artificiais que envolvem todo um processo de industrialização. “Não precisa de produção leiteira, não tem resíduos, não usa energia, nem água, nem precisa de combustível”, argumentou.

Semana Mundial
A recomendação da Organização Mundial da Saúde é de que o aleitamento materno seja exclusivo até o sexto mês e se estenda até os 2 anos ou mais, aí já com a introdução de outros alimentos, como frutas, legumes, verduras e carnes.

Elsa afirma que as políticas públicas e a conscientização ajudaram a melhorar os indicadores de amentação das últimas décadas, passando de uma duração de 2,5 meses na década de 70 para mais de 12 meses atualmente.

A Semana Mundial da Amamentação é comemorada desde 1992 por iniciativa da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, a sigla em inglês), órgão consultivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Segundo o ministério, a semana é importante pela mobilização social para a conscientização da população e de profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê, e os benefícios que traz para a sociedade e o país.

Com o tema “Amamentação: uma chave para o desenvolvimento sustentável” e o slogan“Amamentação: faz bem para o seu filho, para você e para o planeta”, a cerimônia oficial alusiva à semana será realizada no próximo sábado (6), às 11h, na Casa Brasil das Olimpíadas, no Pier Mauá, no Rio de Janeiro

Infográfico

7 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
1,293,607 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
10.235 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde na Escola
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Coronel Tito Porto Carrero - S/Nº - Paciência

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3427-5844 ou 3427-7068

Tecnologia do Blogger.