sexta-feira, 19 de agosto de 2016

19/08/2016 - Ponto de Coleta de Pilhas



A Clínica da Família Lourenço de Mello agora é ponto de coleta de pilhas e baterias, que não podem ser jogadas no lixo comum, porque têm materiais tóxicos dentro delas. Todas as pilhas recolhidas por nós serão enviadas a uma empresa que fará a reciclagem delas.
Elas são cada vez mais utilizadas, devido a aparelhos que usamos no dia a dia como celulares, tablets, câmeras fotográficas, filmadoras, computadores, barbeadores, lanternas, brinquedos, jogos, relógios, ferramentas elétricas, aparelhos de som, instrumentos de medição e aferição de pressão e glicose, equipamentos médicos etc.

A desatenção no descarte de pilhas e baterias pode resultar em diversas complicações, desde contaminação do solo e da água até doenças que podem afetar quem entrar em contato com um local onde esses materiais foram descartados incorretamente. O que falta no Brasil são mais postos de recolhimento do material, além da educação das pessoas, que precisam se acostumar a não jogar pilhas e baterias fora.


O perigo no descarte das pilhas e baterias está no fato de que, se descartadas incorretamente, elas podem ser amassadas, ou estourarem, deixando vazar o líquido tóxico de seus interiores. São os chamados metais pesados (chumbo, níquel, cádmio, mercúrio, cobre, zinco,manganês e prata), responsáveis pelos danos causados ao meio ambiente e à saúde humana. Essa substância se acumula na natureza e, por não ser biodegradável, - o que significa que ele não se decompõe - pode contaminar o solo. Uma única pilha de mercúrio contamina seis toneladas de resíduos. Na natureza, uma pilha pode levar séculos para se decompor. Os metais pesados, porém, podem demorar milhões de anos para perderem suas propriedades tóxicas e os seres vivos não são capazes de eliminá-los do seu corpo nem de digeri-los. Ao longo de toda a vida as pessoas vão acumulando eles no corpo e quanto maior a quantidade, maiores os riscos de consequências à saúde como câncer, problemas digestivos, problemas pulmonares e no sistema respiratório, anemia, disfunção renal, dores abdominais, paralisia, distúrbios neurológicos, lesões cerebrais, distúrbios no sangue, disfunções no fígado e rins, pâncreas, necrose da medula óssea e lesões na pele. 

Lembramos que é preferível a utilização de pilhas e baterias recarregáveis, pois têm maior durabilidade e são mais econômicas. E que pilhas e baterias "piratas" costumam ser fabricadas com maior quantidade de materiais tóxicos.
Fontes:
http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/entenda-por-que-pilhas-e-baterias-nao-podem-ser-descartadas-nos-lixos-comuns
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/como-feita-reciclagem-pilhas-baterias-755269.shtml
http://www.grupouninter.com.br/revistameioambiente/index.php/cadernomeioambiente/article/view/166/77

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Coronel Tito Porto Carrero - S/Nº - Paciência

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3427-5844 ou 3427-7068

Tecnologia do Blogger.