Os Agentes Comunitários de Saúde da sua equipe são parte fundamental do seu contato com o serviço de saúde. Sua principal função é a Educação em Saúde. Esses profissionais são moradores da própria área, conhecem sua realidade, entendem suas necessidades e expectativas, e trabalham para ajudar a melhorar a saúde da população local, além de aproximar os usuários dos demais profissionais da equipe.
Nas equipes de Saúde da Família, a visita domiciliar do ACS é planejada e o tempo para que ela aconteça atende a prioridades de saúde, ocorrendo com a frequência de:
Todos os dias (diária) – usuários com Tuberculose e Hanseníase até que finalizem o tratamento; mãe e bebê nos primeiros 7 dias consecutivos após alta da maternidade;
Uma vez por mês (mensal) – gestantes, crianças de até 1 ano, acamados e usuários do Cartão Família Carioca;
A cada três meses (trimestral) – para hipertensos, diabéticos e crianças de 1 a 2 anos de idade;
A cada seis meses (semestral) – crianças de 2 a 6 anos, idosos maiores de 60 anos e beneficiários do Programa Bolsa Família;
Imediatamente – sempre que identificada pela equipe de saúde uma necessidade especial.
Quando você solicitar uma Visita Domiciliar, o ACS irá à sua residência para realizar a visita. Caso necessário, ele informará sobre a necessidade da visita de outro profissional da equipe.
Dados retirados da "Caderneta do Usuário (Registro e Acompanhamento de Procedimentos e Serviços de Saúde)".
0 comentários:
Postar um comentário