Novembro é o mês da campanha “Novembro Azul” que inicialmente tinha o objetivo de promover ações de prevenção e detecção ao câncer de próstata. Atualmente, também se inclui nessa campanha o cuidado com a saúde integral do homem, com ações que promovam e previnam as doenças, mas acima de tudo enfatizem a importância do autocuidado e do acompanhamento da saúde do homem.
Muitas doenças podem ser prevenidas quando os homens procuram os serviços de saúde regularmente. Dados do Ministério da Saúde apontam que dos 6.141 homens que participaram do inquérito telefônico (Vigitel 2015), 1/3 dos homens brasileiros não tem o hábito de ir aos serviços de saúde para acompanhar seu estado de saúde e buscar auxílio na prevenção de doenças e na qualidade de vida.. Desses que não vão, 55% afirmam que não precisam. Entre os problemas de saúde que mais acometem o homem estão a obesidade (57%), o alcoolismo (25%), o tabagismo (13%), segundo dados do Vigitel 2015. As principais causas de morte entre os homens, segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade, são as causas externas, como acidentes de trânsito, acidentes de trabalho e lesões por violência.
Em segundo lugar
estão as doenças do aparelho circulatório (como infarto agudo do miocárdio),
seguida das neoplasias (brônquios e pulmões).
Os altos índices de morbimortalidade masculina já se tornaram um grave problema de saúde pública. Os homens adultos adoecem mais de doenças do coração infarto, AVC, doenças mentais e sofrimento psíquico, cânceres, colesterol elevado e pressão alta.
Os altos índices de morbimortalidade masculina já se tornaram um grave problema de saúde pública. Os homens adultos adoecem mais de doenças do coração infarto, AVC, doenças mentais e sofrimento psíquico, cânceres, colesterol elevado e pressão alta.
Por isso, a prática de hábitos
saudáveis é fundamental no dia a dia. Para evitar grande parte das doenças
crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão, é importante que, não
só o homem, mas como toda a família, adote dicas simples de saúde, como: uma
alimentação saudável; ingestão ao menos de 2 litros de água por dia;
diminuição/parada de fumar e ingerir bebidas alcoólicas; pratiquem exercícios
físicos e atividades de lazer regularmente e procurem uma unidade de saúde para
fazer check up. Fique atento também a qualquer anormalidade na
região genital. A higiene correta do pênis é a melhor forma de evitar problemas
nesse órgão. Uma boa higienização, com água e sabão, principalmente após
relações sexuais, é a melhor prevenção. Qualquer incômodo que dure mais de duas
semanas deve ser investigado.
MAIS CUIDADOS - Com o objetivo de prevenir, desde cedo, o HPV entre os homens, a partir de janeiro do próximo ano, o Ministério da Saúde passa a disponibilizar a vacina contra o HPV para a população masculina de 12 a 13 anos na rotina do Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).
0 comentários:
Postar um comentário