O evento teve como objetivo falar sobre o cuidado da pessoa negra pelas unidades de saúde. Os adolescentes da Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde (RAP da Saúde) fizeram uma apresentação contextualizando a realidade dos indivíduos negros no país. Em seguida, a fala foi direcionada para Louise Silva da Coordenação de Políticas e Ações Intersetoriais - SMS RJ que falou sobre a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, racismo institucional e estrutural e sobre o Comitê Municipal de Saúde da População Negra.
A enfermeira Mariana do Carmo da Divisão de Atenção e Programas de Saúde (DAPS) mostrou os dados epidemiológicos sobre a tuberculose e a prevalência na população negra.
A fisioterapeuta Arari Melo da DAPS trouxe os desafios da luta contra a hipertensão arterial e diabetes mellitus na população negra da AP 5.3.
Para finalizar o evento, houve a roda de conversa "vozes da comunidade" com a participação do Wanderson Geremias (WG), responsável pelo projeto "Cultura na Cesta", Irineia Diolinda de Jesus, assistente social pós graduada em família, infância e juventude, Mariana Xavier, graduanda em serviço social pela PUC-RJ e o professor Wanderlei Balduci Machado, assistente social, conselheiro em uso de drogas com experiência nos juizados especiais criminais.
A mediação do evento foi realizada pelo Moredison Cordeiro e Cilene Boarro (DAPS/CAP 5.3).
Fotos:
0 comentários:
Postar um comentário