Apareceu um macaco morto, o que fazer?
O Centro de Controle de Zoonoses remove primatas não humanos para análise no Instituto Jorge Vaitsman.
O importante é que, quando aparecer algum primata morto, deve-se abrir um Chamado no teleatendimento da Prefeitura pelo 1746, que será direcionado à equipe de remoção. O animal deve ficar isolado em local fresco, pode ser pego com uma pá e colocado em dois sacos plásticos para infectantes. A Febre Amarela é transmitida pelo mosquito, então, se o animal estiver morto, não pode haver temor quanto a isso. Mantenha o animal isolado até a equipe chegar.
Lembrando que a detecção de primatas mortos possibilita o início rápido de ações preventivas antes que as doenças, seja raiva ou febre amarela, se espalhem na população. Nos ajude para que não ocorra perda de amostras e seja possível a análise do material recolhido de forma oportuna.
A Febre Amarela é uma doença que se mantém no ambiente, em um ciclo silvestre, e é transmitida por mosquitos. O macaco é importante, pois serve como indicador da presença do vírus em determinada região. É o que também defende o pesquisador e presidente da Sociedade Brasileira de Primatologia (SBP), Danilo Simonini Teixeira. “Esses animais estão sendo mortos por conta de medo da população humana em relação à transmissão do vírus, e isso não ocorre. Se você mata os animais, vai haver um prejuízo, pois a vigilância não vai ser feita por conta do óbito daquele animal por uma pessoa”.
Além disso, matar animais é considerado crime ambiental pelo Art. 29 da Lei n° 9.605/98. “Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”, pode gerar pena de seis meses a um ano de detenção, mais multa.
0 comentários:
Postar um comentário