sábado, 22 de abril de 2017

22/04/2017 - Dia da Terra

                                

O Dia da Terra foi criado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril de 1970, cuja finalidade é criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.

Você pode contribuir com isso de diversas formas, reciclando materiais, economizando água (cheque vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando, deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los, aproveite a água da chuva para aguar as plantas e o jardim, as plantas absorvem mais água em horários quentes, então molhe -as de manhã cedo ou no fim do dia; feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba, em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar pátios e quintais, reaproveite a água da sua máquina de lavar para lavar a calçada, não tome banhos demorados, 5 minutos são suficientes e enquanto se ensaboa, feche o chuveiro, antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo.), diminuindo as emissões tóxicas, evitando a poluição e etc. Assim, você estará salvando o planeta, a sua vida e a vida de diversos seres, alguns quase extintos.

O que pode ser reciclado?

  • Papel
Os papéis podem ser classificados da seguinte maneira: papéis de escrever- cadernos, papéis de escritório em geral; papéis de impressão – jornais, revistas; papéis de embalagem – papéis de embrulho em geral, papel de seda, etc.; papéis para fins sanitários – papéis higiênicos, papel toalha, guardanapos, lenços de papel; cartões e cartolinas -caixas de papelão e cartolinas em geral; papéis especiais – papel kraft, papel heliográfico, papel filtrante, papel de desenho. NÃO SERVEM PARA RECICLAR: papel vegetal; papel celofane; papéis encerados ou impregnados com substâncias impermeáveis; papel-carbono; papéis sanitários usados; papéis sujos, engordurados ou contaminados com alguma substância nociva à saúde; papéis revestidos com algum tipo de parafina ou silicone; fotografias; fitas adesivas e etiquetas adesivas. A reciclagem do papel apresenta muitas vantagens, como a preservação de recursos naturais, economia de água e energia e menor custo da matéria-prima. 

  • Plástico
O plástico é um material proveniente de resinas geralmente sintéticas e derivadas do petróleo. Ambientalmente o uso do plástico é considerado problemático pela sua alta durabilidade (estima-se que a degradação natural do plástico necessita de muitos séculos para ocorrer) e grande volume na composição total do lixo (que vem aumentando assustadoramente).
Plásticos recicláveis: todos os tipos de embalagens de xampus, detergentes, refrigerantes e outros produtos domésticos; tampas plásticas de recipientes de outros materiais; embalagens de plástico de ovos, frutas e legumes; utensílios plásticos usados, como canetas esferográficas, escovas de dentes, baldes, artigos de cozinha, etc.
NÃO-RECICLÁVEIS: plásticos (tecnicamente conhecidos como termofixos), usados na indústria eletro-eletrônica e na produção de alguns computadores, telefones e eletrodomésticos; plásticos tipo celofane; embalagens plásticas metalizadas, por exemplo, de alguns salgadinhos;
  • Vidro

O vidro é um material proveniente basicamente de matérias-primas como areia, barrilha, calcário e feldspato. É utilizado para a produção de embalagens, vasilhames, vidros planos lisos ( vidro de janelas), cristais, panelas, lâmpadas, miolo de garrafas térmicas e muitos outros artigos.
NÃO SÃO RECICLÁVEIS: espelhos; vidros de janelas; vidros de automóveis; lâmpadas, tubos de televisão e válvulas; ampolas de medicamentos, cristal; vidros temperados planos ou de utensílios domésticos .
Os demais vidros são 100% recicláveis, isto é, os cacos de uma garrafa podem transformar-se em outra garrafa nova igual, sem perda de material.
  • Metais
Os metais são classificados em dois grandes grupos: os ferrosos (basicamente ferro e aço) e os não-ferrosos (alumínio, cobre, chumbo, etc.). Os metais mais presentes no lixo domiciliar são aqueles utilizados para embalagens de produtos alimentícios e tampas de recipientes de vidro. Em menor quantidade encontram-se outros produtos de uso doméstico, como panelas, esquadrias, restos de equipamentos de cozinha, etc.


Lixo orgânico

A reciclagem tanto pode ser aplicada aos resíduos já citados quanto aos resíduos orgânicos (restos de frutas, legumes, alimentos em geral, folhas , grama, gravetos, etc.), desde que esse lixo seja processado, de maneira a serem transformados em adubo orgânico. Essa transformação chama-se compostagem.

  • Pilhas e baterias
Você pode trazer suas pilhas e/ou baterias usadas para nós aqui na Clínica, onde enviaremos a uma empresa responsável pela reciclagem desses materiais sem riscos ou danos ao meio ambiente.

  • Entulho
Entulho é o resíduo resultante das atividades relacionadas à construção civil, constituído por fragmentos ou restos de tijolos, argamassa, aço, madeira, azulejos, etc. O entulho pode ser transformado, através da reciclagem, em um produto a ser utilizado na pavimentação de estradas, construção de guias e sarjetas, obras de drenagem, calçadas ou outros usos próprios da construção civil. Ligue para a Comlurb e peça a remoção.

  • Pneus
Os pneus causam problemas quando descartados e misturados ao lixo comum, pois não podem ser colocados em aterros sanitários, uma vez que tendem a subir e sair à superfície. Os pneus, por não serem recolhidos pela coleta municipal, costumam ser dispostos inadequadamente pela população, assoreando rios e lagos e constituindo-se em focos de incêndios ou proliferação de insetos transmissores de doenças. Há diversas possibilidades de reciclagem de pneus, como por exemplo para transformação em produto para pavimentação de estradas ou para utilização como combustível na geração de energia. Em caso de dúvidas, ligue para a CENTRAL 1746 e se informe.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Coronel Tito Porto Carrero - S/Nº - Paciência

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3427-5844 ou 3427-7068

Tecnologia do Blogger.