sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

02/12/2016 - Teste, Trate, Viva Melhor!

 

Nos dias 01, 02 e 03 de dezembro de 2016, será realizada a campanha de diagnóstico do HIV e Sífilis de 08 às 16 horas (quinta e sexta-feira) e de 8 às 12 horas no sábado. Faça o exame, prevenir ainda é o melhor remédio. TRAGA UM DOCUMENTO OFICIAL COM FOTO. 

O Ministério da Saúde informou que 260 mil pessoas sabem que estão infectadas pelo HIV no Brasil e não estão se tratando. Outras 112 mil têm o vírus e não sabem por não apresentarem os sintomas, de acordo com a estimativa do governo, ou seja, temos 372 mil pessoas sem o tratamento contra o HIV. Cerca e 455 mil pessoas estão em tratamento. Esse grupo tem 410 mil pacientes com carga viral indetectável, com uma boa qualidade de vida e pouca chance de transmissão.

A transmissão do vírus de mãe para o filho (crianças com menos de 5 anos) foi reduzida em 36% nos últimos seis anos. De acordo com o ministério, uma ampliação da testagem no pré-natal e reforço na oferta de medicação para as gestantes contribuíram para a queda das taxas.

O HIV não é uma sentença de morte, com tratamento antirretroviral e outros cuidados de saúde, os soropositivos podem ter uma expectativa de vida igual às pessoas que não têm o vírus da aids, demonstraram dois estudos apresentados na 17ª Conferência de Retrovírus e Infecções Oportunistas (CROI), ocorrida em São Francisco, nos Estados Unidos.



O QUE É AIDS/HIV?
A AIDS é causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e é o estágio mais avançado da doença que ataca células do sistema imunológico. O paciente que adquire a doença fica com o corpo mais vulnerável e sofre mais com os sintomas e tratamentos de doenças, inclusive algumas simples como a gripe e o resfriado.

POR QUE FAZER O TESTE DE HIV/AIDS?
Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais cedo começa o acompanhamento e o tratamento da pessoa infectada e a possibilidade de ter mais qualidade de vida. Gestantes também devem fazer o teste, pois, caso infectadas, poderão começar o tratamento para evitar que o bebê seja contaminado.

QUEM DEVE FAZER O TESTE?
Todas as pessoas sexualmente ativas que tenham tido relação sexual sem o uso de preservativo e/ou tiveram algum outro comportamento de risco (uso de seringas Vale lembrar que o HIV não tem cura e que não existe grupo de risco, mas sim, comportamento de risco.

O HIV PODE SER TRANSMITIDO:
Por relações sexuais - vaginais, anais e orais - sem o uso de camisinha;
Pelo uso compartilhado de agulhas e seringas;
De mãe para filho na gravidez, no parto e na amamentação.

O HIV NÃO É TRANSMITIDO:
Pelo beijo;
Pelo toque, abraço ou aperto de mão;
Pelo compartilhamento de toalhas, copos, pratos e talheres;
Pelo suor, pela lágrima, pela saliva (fluido oral) e pela urina.

O QUE FAZER EM CASO DE POSITIVO?
Você será encaminhado para a sua unidade de referência para realizar exames posteriores que determinarão o seu tratamento. Quanto antes for a descoberta, mais fácil será o seu tratamento e você poderá evitar transmissão do vírus para outras pessoas.

O QUE É SÍFILIS?
É uma doença sexualmente transmissível que se manifesta em diferentes estágios. No início, as características mais marcantes são o surgimento de pequenas feridas nos órgãos sexuais e ínguas (caroços) na virilha. Depois disso, podem surgir complicações graves, como cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos, podendo inclusive levar à morte.

COMO TRANSMITE?
A sífilis pode ser passada de uma pessoa para outra por meio de relações sexuais desprotegidas (sem preservativos), e durante a gestação e o parto (da mãe infectada para o bebê).

COMO SE PREVENIR?O uso de preservativo é a melhor maneira de prevenir a sífilis. Além disso, o tratamento da gestante e de seu(s) parceiro(s) previne a contaminação do bebê.

OBSERVAÇÃO: O ANONIMATO DO RESULTADO DO TESTE É GARANTIDO!

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Coronel Tito Porto Carrero - S/Nº - Paciência

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3427-5844 ou 3427-7068

Tecnologia do Blogger.