domingo, 31 de maio de 2015

31 de Maio - Dia Mundial sem Tabaco

O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado em 1987 pela OMS para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Se você quer parar de fumar, procure uma unidade de saúde. O tratamento é gratuito! Nós da CF Lourenço de Mello ao longo da semana distribuímos panfletos informativos sobre o uso do tabaco e seus malefícios, sala de espera e entrevistas a fim de captar os usuários para o grupo de tabagismo na unidade.


Se parar de fumar agora:

  • Em 20 minutos, a pressão arterial volta ao normal e a frequência do pulso cai aos níveis normais. A temperatura nas mãos e nos pés aumenta até chegar aos níveis considerados normais.
  • Em 8 horas, os níveis de monóxido de carbono no sangue chegam aos valores normais e o nível de oxigênio aumenta.
  • Em 24 horas, o risco de se ter um acidente cardíaco relacionado ao fumo diminui.
  • Em 48 horas, as terminações nervosas começam a crescer de novo e os sentidos de olfato e paladar melhoram.
  • De 2 semanas a 3 meses, a circulação sanguínea melhora consideravelmente. Caminhar torna-se mais fácil e a função pulmonar melhora em até 30%.
  • De 1 a 9 meses, os sintomas comuns em fumantes, como tosse, ronquidão, congestão dos seios da face, fadiga e falta de ar ficam mais tênues. Os cílios epiteliais iniciam o crescimento e aumentam a capacidade de eliminar muco e, consequentemente, reduzem o risco de infecções e "limpam os pulmões". A pessoa fica mais disposta para realizar atividades que requerem bastante energia.
  • Em 1 ano, o risco de doenças ligadas a males do coração cai pela metade, em relação a um fumante.
  • Em 5 anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão de uma pessoa que fuma um maço de cigarros por dia diminui em pelo menos 50%. Depois de 5 a 10 anos sem fumar, o risco de acidente vascular cerebral é reduzido aos níveis de não-fumantes. O risco de câncer na boca, garganta ou esôfago diminui pela metade, quando comparado ao de um fumante.
  • Em 10 anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão entre fumantes e não-fumantes é igual. As células pré-cancerosas são substituídas por outras saudáveis. Os riscos de câncer na boca, garganta, esôfago, bexiga, rim e pâncreas diminuem.
  • Em 15 anos, os riscos de uma pessoa morrer por doenças relacionadas a problemas no coração são iguais ao de uma pessoa que não fuma.


Quanto mais cedo você PARAR DE FUMAR menor o risco de adoecer. Quem NÃO fuma aproveita MAIS a vida!

Quer parar de fumar? 
Participe do Nosso Grupo de Tabagismo. Marque a entrevista com a enfermeira da sua equipe, e nós o convocaremos para o grupo.
Depois da avaliação da enfermeira escolheremos o melhor tipo de tratamento, seja ele por reposição de nicotina (Chicletes, pastilhas ou adesivos) ou com a introdução de medicação antidepressiva (Bupropiona) para auxiliar no abandono à nicotina.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Coronel Tito Porto Carrero - S/Nº - Paciência

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3427-5844 ou 3427-7068

Tecnologia do Blogger.