sábado, 23 de maio de 2015

Campanha de Vacinação Contra a Gripe Prorrogada

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe foi prorrogada até o dia 05 de junho. Até o dia 22, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) imunizou mais de 890 mil pessoas, o que representa 57% da população alvo: idosos, gestantes, crianças de seis meses a 4 anos, mulheres no período de até 45 dias após o parto, doentes crônicos e profissionais de saúde. A vacina está disponível nas Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde, das 8h às 17h. A meta é vacinar 80% da população alvo, o que representa cerca de 1,2 milhão de pessoas.

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Por isso, cuidados simples como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal são, no geral, medidas simples que ajudam a prevenir a doença. Em caso de síndrome gripal, a orientação da SMS, mesmo para as pessoas já vacinadas, é procurar um serviço de saúde.

O principal objetivo com a campanha de vacinação é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções provocadas pelo vírus da influenza. Sobre a eficácia da vacina, alguns estudos demonstraram que a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% o da mortalidade global. A vacinação contra a influenza começou no dia 04 de maio.

Para consultar a unidade básica de saúde mais próxima, basta ligar para a central de atendimento da prefeitura, 1746, ou acessar a ferramenta "Onde Ser Atendido (www.rio.rj.gov.br/web/sms). É importante levar a Caderneta de Vacinação ou algum comprovante de situação vacinal.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Coronel Tito Porto Carrero - S/Nº - Paciência

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3427-5844 ou 3427-7068

Tecnologia do Blogger.