segunda-feira, 8 de agosto de 2016

08/08/2016 - Dia Nacional de Combate ao Colesterol



No Dia Nacional de Combate ao Colesterol, celebrado nesta segunda-feira, dia 8, a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) alerta sobre prevenção da hipercolesterolemia (aumento do colesterol no sangue) que é considerada um dos principais fatores de risco para infarto agudo do miocárdio e de acidente vascular cerebral (derrame) isquêmico. Ambos se enquadram no grupo de doenças cerebrovasculares, que são as que mais matam no Brasil e no mundo, argumenta o médico Nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Dr. Nelson lucif Junior.

O colesterol é um lipídio essencial para o bom funcionamento do organismo, mas, se consumido em excesso, torna-se perigoso. Existem dois tipos de colesterol: o “bom” (HDL: High Density Lipoproteins, lipoproteínas de alta densidadee o “ruim” (LDL:Low Density Lipoproteins, lipoproteínas de baixa densidade) – tudo depende do tipo de molécula que o transporta pela corrente sanguínea, determinando então se ele é melhor ou pior para a saúde. O LDL transporta o colesterol do fígado para as células, por isso pode formar depósitos nas paredes das artérias e daí desencadear problemas cardiovasculares. Já o HDL pode remover o colesterol e levá-lo para o fígado, onde é eliminado nas fezes e na bile, ou transformado em HDL.

A ingestão elevada de gordura saturada aumenta os níveis sanguíneos de LDL, e reduz os níveis de HDL. “Não é necessário excluir a gordura saturada da alimentação, mas sim consumir em quantidade certa e dentro de uma alimentação prudente e com um acompanhamento médico”, acrescenta. Os alimentos considerados os vilões do colesterol são: bacon, chantilly, biscoitos amanteigados, pele de aves, camarão, queijos amarelos, carnes vermelhas "gordas" e creme de leite. “A carne vermelha deve entrar sim no cardápio, mas ela deve ser contrabalanceada com as ‘brancas’ como de peixe e ave, e principalmente sem gordura. Assim como a pele do frango, ela também deve ser eliminada”, explica Iucif Junior.

É fundamental procurar manter o equilíbrio entre o HDL e o LDL, já que tanto o baixo, quanto o alto, fazem mal a saúde. A melhor maneira para evitar o aumento do colesterol é ter bons hábitos, como se alimentar corretamente, praticar atividades físicas, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
O cardiologista Raul Dias do Santos, do programa Bem Estar, explicou que consumir alguns alimentos pode trazer benefícios para combater o colesterol. Confira abaixo alguns itens.
  • Fibras ajudam a baixar o colesterol. O ideal é incluir uma grande quantidade de alimentos com fibras, como aveia, maçã, pêra e feijão, no cardápio.
  • Soja faz bem para as artérias. A soja possui em sua composição o fitosterol e ácido linolênico, substâncias que reduzem o colesterol.
  • Berinjela não faz milagre. Apesar de conter fibras e vitaminas que aumentam o HDL, a berinjela deve estar aliada com outros ingredientes para diminuir o índice de colesterol.
  • Frango é bom para quem tem colesterol alto. As carnes brancas possuem menos gordura do que as vermelhas, sendo que o peito de frango é a melhor opção.
  • Chocolate é do bem. Consumido com moderação, o chocolate não aumenta o colesterol e possui substâncias antioxidantes que protegem o coração. Prefira sempre os chocolates com maior teor de cacau.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Coronel Tito Porto Carrero - S/Nº - Paciência

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3427-5844 ou 3427-7068

Tecnologia do Blogger.