terça-feira, 3 de janeiro de 2017

03/01/2017 - Combate ao Aedes Aegypti

Dengue, Zika e Chikungunyua são transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti. Para combater as doenças, é preciso vencer o mosquito, eliminando os criadouros. Por isso, é importante que todos façam sua parte.

Mais de 80% dos criadouros dos criadouros do Aedes aegypti estão no ambiente domiciliar. O combate aos focos do mosquito é um dever de todos. Toda a população precisa ajudar eliminando em suas casas e quintais os reservatórios de água que podem se tornar em potenciais criadouros do vetor.


Além de eliminar os criadouros do mosquito em suas próprias residências, a população pode colaborar também denunciando possíveis focos por meio da Central de Atendimento da Prefeitura, no telefone 1746. De todas as 17.064 solicitações feitas em 2015 sobre o Aedes aegypti ao serviço, 95,97% foram atendidas pelos agentes de vigilância ambiental em saúde dentro do prazo.


SINAIS E SINTOMAS
Febre alta, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, dores musculares, vermelhidão leve nos olhos são sintomas de dengue.

Dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos são sintomas de zika.

Febre alta, dores intensas nas articulações, dores musculares, vermelhidão nos olhos, manchas vermelhas no corpo após o aparecimento dos outros sinais são sintomas de chikunguna.

Ficou confuso? O quadro abaixo vai ajudá-lo a entender as diferenças e semelhanças de cada uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Leia, compartilhe, imprima, leve com você. E, caso perceba alguns dos sinais, procure um médico.



PREVENÇÃO
A melhor forma de se evitar a dengue, zika e chikungunya é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Coronel Tito Porto Carrero - S/Nº - Paciência

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3427-5844 ou 3427-7068

Tecnologia do Blogger.